terça-feira, 28 de julho de 2009

Guerra da Inovação II - Quem está vencendo?




Pessoal,



a guerra entre Google e Microsoft (MS), tem tido novos movimentos.


Vamos ao sumário dos fatos dos ultimos meses:

-Google contratou engenheiro que ajudou na construção do Office da MS e criou o seu proprio pacote office que é free disponivel numa nuvem (cloud computing).
-MS contratou CIO que foi ajudou no seu site de pesquisas do Yahoo. Daí saiu o Bing, site de buscas da MS.
-MS está investindo milhões com previsão de investimento p/ uma (1) década em marketing relativo ao Bing.
-Google anunciou que está desenvolvimento de um sistema Operacional, que sairá em máquinas Netbooks (alguns fabricantes já fecharam acordo)
-O pacote Office da MS estará disponivel na Nuvem em breve e visa neutralizar a concorrencia (leia-se Google)
-Empresas (grandes empresas) não estão tendenciosas a usar pacotes da Google (similar ao office da MS) nas nuvens. Motivo: dados ficariam nas nuvens saindo da proteção da propria empresa.
-O Bing conseguiu netralizar o (parte de buscas) Yahoo nos EUA. Tirou publico de um. O yahoo foi netralizado. A Google não sentiu nada. Mesmo o yahoo nos EUA estando com 11% do mercado, o Bing já em junho ocupava 8,4%. Quem perdeu nisso foi o Yahoo.

O que isto significa: a verdadeira estratégia era eliminar o serviço de busca do yahoo, para depois partir p/ lutar contra a Google. Ao fazer isso ele força o Yahoo a ficar numa situação critica (cujo CEO foi trocado a cerca de um ano). A publicidade on-line é uma fonte de dinheiro que todos querem abocanhar.

Ao entrar no mercado de Netbooks, a Google quer abalar a MS ou distraí-la. O principal ganha-pão da MS é o sistema operacional. Problema que vejo grave aí. O suporte ao usuário é um ponto forte da MS. A Google teve sempre problema com isso. Ela não tem uma estrutura madura de suporte. Lembremos que sempre um produto novo, que não é testado bem e entra de forma imatura num mercado altamente predatório, corre o risco de ficar com imagem arranhada.

-A Google tem diversificado seus produtos e tem tentado entrar em novos mercados. O perigo que mora ao lado, é justamente o maior problema: perder o foco por querer abocanhar o mundo.

-A MS tem investido radicalmente em inovação tecnologica: novos produtos e soluções que detenham seus adversários.

A curto prazo a MS ainda fica atras do Google nos sites de pesquisa. A longo prazo, poderá afetar fortemente a Google, ainda mais se o launch do seu sistema operacional der muitos problemas no inicio.

A médio prazo o Yahoo deve ser comprado pela MS (ou parte deste pela MS). Isso vai abalar o Google, pois a posição da MS se fortalecerá. Ainda vejo a Google na dianteira nos sites de buscas, mas a coisa pode complicar a longo prazo.

Em termos de Sist. Oper. A MS ainda deve continuar a frente.

Vejamos os proximos movimentos...


[ ]s


Leonardo Molinari


==============================


http://diariodaqualidade.blogspot.com/

Nenhum comentário: