segunda-feira, 25 de junho de 2007

Ferramentas Exclusivas para Testes de JSF OpenSource

Pessoal,

devido a uma valiosa pergunta do nobre colega José Augusto Agnello, resolvi postar uma grande dica para todos de meu blog. Antes, já viram meu vídeo de Boas Vindas abaixo???

Problema: com qual ferramenta testar o tão controverso JSF (Java Server Faces)??? Bem, existem alguma soluções Opensoure, porém a maioria dos grandes fabricantes (Mercury, Segue, etc) não tem features especificas para JSF (pelo menos não divulgada p/ a grande massa da internet). Então somente nos restou o velho (e bom) opensource. Aqui vão algumas dicas realistas:

JWebUnit
http://jwebunit.sourceforge.net/

Selenium:
http://www.openqa.org/selenium/

HttpUnit:
http://httpunit.sourceforge.net/

JMeter
http://jakarta.apache.org/jmeter/
veja artigo em http://forum.java.sun.com/thread.jspa?threadID=664673

Bem, pode não ser uma "Brastemp" (parafraseando um velho comercial de TV), ou o melhor dos mundos, ou uma "McLaren de F1" (antigamente era Ferrari da F1), mas mesma assim você consegue com um pouco de boa vontade testar. Com as dicas acima, procurado nos respectivos manuais/docs das ferramentas você poderá realizar seus testes. Eu sempre indico a "trilha e não o trilho". Não tenham medo de pesquisar, pois querer "tudo de graça é impossível"...

Gente,

valeu pela força e um grande abraço ao Agnello,

[]s

Leonardo Molinari

2 comentários:

Rodrigo Santiago disse...

Massa, esse blog, hein???

Parabéns!

Leonardo Molinari disse...

Rodrigo,

é prazer ter você aqui... agora quanto a "massa" todas são bem vindas: spaguetti, caneloni, etc. Ups...:)) Como bom neto de italiano adoro uma "massa", porém aqui a "massa" tem recheio de tecnologia.

Seja bem vindo,

[]s

Leonardo Molinari