segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Contos Tecnológicos de Qualidade 10 - "Tropa de Testadores de Elite 2 - a continuação - Testador Guimarães versus Quality Joker - Parte 2"


Contos Tecnológicos de Qualidade 10 - "Tropa de Testadores de Elite 2 - a continuação - Testador Guimarães versus Quality Joker - Parte 2".


Texto:



(ps: quem não leu a parte 1 clique Aqui e leia)



Não havia jeito.


As vezes a melhor maneira de ser mais forte é se fazer de fraco. Testador Guimarães lutava contra um inimigo invisível que era preciso ser parado.
Ele tinha de armar uma armadilha. Nada melhor que expalhar um boato da compra de um firewall que era difícil de ser penetrado, e que a maquina de Testes do Firewall ficava na nova máquina do próprio Testador Guimarães.

Os dados estavam lançados.

Depois de quase 10 dias sem novidades e novo falso software sendo falsamente testado, ele detectou uma tentativa de invasão a sua nova máquina. Pronto, o idiota teve seu IP detectado.

Agora era o trabalho de detectar de onde vinha aquele IP. Ele tinha um amigo na Polícia Federal. Depois de 3 dias ele tinha o endereço de onde vinha o ataque. Foi atrás do palhaço. Conseguiu entrar no prédio e na marra arrombou a porta do apartamento.


Estava vazio e com um bilhete enorme com uma cara de palhaço colado na parede. O palhaço estava rindo. A armadilha foi pra ele.


Mas nem tudo estava perdido: alguma pista podia ser deixada de lado.


Ele sabia o que o Testador-Chefe ia fazer.

Ele precisava revistar o apartamento em busca de algo. Depois de mais de um hora e com a ajuda de seu amigo da Polícía.

Alguém de sua equipe de testes estava ajudando o palhaço era fato.

Um outro fato que descobriu era tinha num canto da sala restos de um salgadinho que ele não conhecia. Depois de algumas horas, com ajuda de um amigo que entendia de culinária ele descobriu a marca do salgadinho.

Ele passou a observar o que todos de sua equipe faziam: problemas novos detectados que precisavam ser resolvidos mais tarde.

Ele percebeu duas pessoas comiam o mesmo salgadinho: o novo estagiário e um outro que ficava na sala com ele.

Então tudo leva a indicar que poderia o estagiário novo... Mas durante vigia o novo estagiário nada fazia de suspeito. Ele tinha apenas de ir cerca de 4 a 5 vezes ao banheiro ao longo do dia. Demorava exatamente 6 minutos. Ele optou por colocar uma camera no banheiro e descobriu o estagiario colocava um objeto escondido atrás do vaso antes de ir embora e depois o retirava no dia segunite pela manhã. O que seria? Tinha de descobrir antes de revidar...

Numa das vezes ele foi ao banheiro e verificou o objeto. Era uma antena que seria de ponto na rede, de tal forma que o desgraçado podia penetrar na rede usando Hi-Fi. Traduzindo: com um laptop ele do lado de fora da empresa podia atacar dentro da empresa devido a antena que permitia que ele penetrasse na rede...


Havia uma falha no plano do Palhaço. Todo processo ou sistema tem um bug. Bastava que se conseguisse enxergar.

Era hora da palhaçada acabar! Pay-back time!

(continua no próximo e último capítulo - não percam a conclusão)


Leonardo Molinari
======================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
======================================

Nenhum comentário: