Pessoal,
continuamo aqui tratando da nossa série de Otimização. Agora falaremos um pouco de Gerência de Projetos sob o ponto de vista de como atualizá-la.
Ponto 1: Fatos em Gerência de Projetos (G.P.)
A G.P. é uma grande atividade que exige do gerente uma série de habilidades, tais como: iniciativa e saber escutar as pessoas ao ser redor; conhecimentos tanto técnicos como administrativos e pessoais.
Um Gerente de Projetos precisa tirar melhor proveito dos recursos de hardware, software e peopleware. Em outras outras palavras: tem de ter visão de otimização dos recursos à sua disposição. O fator custo pesa radicalmente em tudo que ele faz, mas nem tudo é só custo.
Ele lida em geral com: planos de trabalho, cronogramas, planos de recursos, orçamentos, gerência constante dos riscos. É ele que em geral lida com o cliente para a execução de projetos. Então precisa ter um "tino" comercial.
vejamos abaixo, a visão do PMI em suas grandes áreas para G.P.:
Ponto 2: Alguns Problemas em G.P.
Uma das maiores dificuldades está na gerência de processos de software: falta de definição de modelos de processo.
Testes é visto como o “resto” do projeto (PERIGO !!!!)
Falta de métricas adequadas para o controle dos projetos.
O planejamento foi feito para nunca ser seguido.
Falta de visão de gerência de RH. Gerenciar projetos é gerenciar pessoas.
Recursos não são otimizados ao longo do projeto.
Riscos não são gerenciados.
Ponto 3: Proposta de Workflow de Otimização para G.P.
A imagem abaixo resumo uma proposta de workflow. Existem várias, mas este é um caminho que pela minha experiência serve como base para tal.
Ponto 4: Indo Além do Obvio
Para quem lida como coordenação ou Gerência de Projetos, é preciso ir além: Otimize você mesmo. Se questione enquanto pessoa e profissional. Não seja PREPOTENTE. Esqueça um pouco a ARROGÂNCIA de lado, pois o cargo "gera" um status. E status tendem a "massagear" a alma sob o ponto de vista de vaidade. O poder pode corromper. Melhore a cada dia, seja desde de sua escrita até sua forma de falar e lidar com as pessoas em volta. Repito: pessoas!!! Ninguém é um item num cronograma. Somos pessoas, que podem superar adversidades e até afundar um barco.
"Mas o que você fala é o obvio", já escutei. Se você não aprender o "obvio", o simples, nada difícil você fará. Conceitos básicos são as vezes esquecidos ou ignorados por uma mera arrogância.
Escute, aprenda e lidere. Não apenas gerencie, e você será melhor a cada dia.
PS: Não esqueça A nossa série de otimização não acabou, tem muito mais por vir!!!
Fontes
- MOLINARI, Leonardo. Gerência de Configuração - Técnicas e Práticas no Desenvolvimento do Software, Editora Visual Books, 2007, Florianópolis, 85-7502-210-5.
- ___________. Gerência de Projetos - Técnicas e Práticas com Ênfase em Web, Editora Érica, 2004, São Paulo, 85-7194-0050.
- ___________. BTO - Otimização da Tecnologia de Negócio, Editora Érica, 2003, São Paulo, 85-7194-9506.
- ___________. Testes de Software - Produzindo Sistemas Melhores e Mais Confiáveis, Editora Érica, 2006, 3a Edição, São Paulo, 85-7194-959X.
- STICKYMINDS. Endereço: http://www.stickyminds.com/. Acesso em julho de 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário