segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Contos Tecnológicos – Aplicação 174 – O Teste de Desempenho Final





Pessoal,



vejam mais um conto-jogo. Aqui você participa é o herói.



Abraços,
Leonardo Molinari
====================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
====================================
Contos Tecnológicos – Aplicação 174 – O Teste de Desempenho Final

Aqui o conto é um jogo do qual você participa. Você é o herói ou vítima. Vamos às regras básicas:

1) Jogue dois dados e some seus pontos. Some 6 ao total. Ao final você terá um total que serão seus Pontos de Sobrevivência num Projeto (PSP);

Observações:

a) Quem não tiver dois dados pode usar o link a seguir para gerar 2 números aleatórios conforme dados. Cada vez que clicar no link, dois novos números são lançados. Acesse o link em .

b) Quem precisar de um dado apenas pode usar o link a seguir para gerar um número conforme um dado. Cada vez que clicar no link 1 novo número será lançado. Acesse o link em .

2) Se seus PSPs chegarem a zero ou a menos que zero, você estará eliminado do projeto;

3) Para cada capítulo você viverá a emoção de participar de um projeto e executar uma missão. Conforme as opções que você escolher e as regras de cada capítulo, você poderá saltar para um capítulo qualquer conforme a orientação dada;

4) Você poderá ganhar (ou perder) ao longo do conto-jogo pontos PSPs, do qual você é o herói. Faz parte de sua aventura;

5) Uma vez pulado para o capítulo desejado, conforme opções e ações, você não poderá retornar propositadamente, exceto se alguma opção lhe for dada pela lógica do jogo. Deve seguir em frente, observando as orientações;

6) Se ao longo do jogo você coletar algum objeto que lhe seja concedido, anote-o e faça uso quando lhe for pedido (caso você o tenha). Ex.: se lhe foi dado uma garrafa com água, guarde-a e use-a depois;

7) Qualquer dúvida, contate o autor do conto-jogo.

Vamos ao jogo:

(Capítulo 01)

Você é um estagiário experiente. Já tem 5 meses de empresa e sabe fazer um teste funcional como ninguém. Você não tem medo de testar.

Seu nome ninguém quer saber. Você não tem identidade na empresa. É apenas o “estagiário sobrevivente”. Seu gerente se reúne com você logo no primeiro dia do sexto mês e lhe coloca em um novo projeto. “Vai ser moleza”, pensou você. Ledo engano. Você está colocado num projeto de máxima urgência e que está pegando fogo. Você fará um teste de performance.

Você será testador de performance (sem nunca ter tido experiência neste tipo de teste) de transações especiais que precisam ser validados e se seu desempenho for bom neste novo desafio, ganhará outras atividades.

Os testes que você vai executar são automatizados. Precisa aprender a usar a ferramenta em poucas horas e aprender a fazer testes de performance. Você tem apenas 8 horas para fazer o teste. Precisará trabalhar de madrugada. O anlista responsável ficou doente e você é seu substituto. O problema é que começará a trabalhar agora e não poderá parar.

Como você é estagiário, pode ser requisitado para outras tarefas. Mas você tem uma missão e tem de cumpri-la, por mais específicos que sejam os testes. Por conta desta nova missão, você descobriu uma coisa que a muito tempo não sabia o que era: medo.

Se você desejar ir banheiro antes de iniciar suas tarefas vá para o capítulo 3.
Se você deseja jantar (são 17 horas) mesmo sendo cedo, vá para o capitulo 5.
Se você desejar iniciar as suas tarefas de imediato, vá para o capítulo 8.
Se você quer consultar algum material de testes de performance antes de iniciar tomar alguma decisão vá para o capitulo 7.

(Capítulo 02)


Você faz algo importante na hora errada. O analista que sabe o precisa ser testado fez você esperar 1 hora sentado até lhe dizer. Perdeu tempo.

Perca 5 pontos PSP.

Se você ainda tem PSP maior que zero. Vá para o Capítulo 15.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o Capítulo 11.


(Capítulo 03)


Você entrou no banheiro. Fez as suas necessidades e resolveu escovar os dentes. Porém você demorou.

Perca 1 pontos PSP.

Você Resolve ir achar material de testes de performance que você precisa. Vá para capítulo 7.


(Capítulo 04)


Muito bem! Você é rápido e gasta 1 hora e sabe o que fazer lendo o material de testes. Nunca faça nada antes de saber direito o que deve fazer.

Ganhe 2 pontos PSP.

Se você optar em levantar os requisitos e objetivos de testes, vá para o capítulo 6. Senão vá para o capítulo 15.


(Capítulo 05)


Muito bem. O corpo precisa de alimento. Você resolve comer bem no jantar. Ganhe 1 ponto PSP.

Você dá sorte e escuta que colega seu no restaurante dizendo que ele teve problemas no último teste de performance porque não sabia fazer as coisas corretamente. Ganhe mais 1 ponto PSP.

Pelo fato de você ter comido muito, pois você sempre comeu pouco, você pediu para o que sobrou seja colocado numa quentinha. Guarda “a quentinha” a leve consigo se você precisar.

Você tem não sabe o que fazer após terminar o jantar?
Se resolver iniciar suas tarefas vá para o capitulo 8.
Se resolver ainda sim achar o livro que precisa ou algo que lhe ajude, vá para o capítulo 7.

(Capítulo 06)


Você faz algo importante na hora certa. O analista que sabe o precisa ser testado lhe conta tudo em 5 minutos. Agora você sabe o que deve ser testado!

Perca 5 pontos PSP.

Vá preparar a massa de dados. Pule para o capítulo 15.

(Capítulo 07)

Você ir falar com o João Alfredo, o melhor analista de testes de performance da sua empresa. Ele tem muita experiência nisso, e você resolver falar com ele super rápido.

Ele te explica o que é de fato um teste de performance, te entrega um material muito útil, lhe entrega os CD´s com a ferramenta de automação, e lhe entrega um papel com uma série de links. E ainda ele diz: você tem tudo em suas mãos para fazer os testes. Sua explicação toda gasta 1 hora. Considere tudo como o seu “material de testes de performance”.

Ganhe 3 pontos PSP, pois deu muita sorte!!!

Se você optar por ir preparar ambiente de teste, vá para o capítulo 15.

Se você optar por ir levantar os requisitos e necessidades de testes de performance, vá para o capítulo 2.

Se você optar por ir estudar o material e tudo que você tem a mão antes de começar, vá para o capítulo 4.

Se você optar por conversar com seu chefe sobre a senha e o crachá que vai precisar pois sairá tarde, vá para o capítulo 10.

(Capítulo 08)


Você resolve iniciar as suas tarefas. Você descobre o mais obvio: Não sabe como deve fazer o teste de performance, e o que deve testar.

Perca 5 pontos PSP por não ter imaginado o que deveria fazer. Quando o prazo é apertado é não tomamos as decisões certas, tempo precioso é perdido.

Se você ainda tem PSP maior que zero. Vá para o Capítulo 15.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o Capítulo 11.

(Capítulo 09)

Você ainda desconfia de algo. Nada substitui a intuição a observação atenta.

Ganhe 1 ponto PSP.

Se você ainda optar por analisar o throughput e o tempo de resposta das transações vá para o capitulo 19.

Se você resolver montar o relatório de testes, vá para o capítulo 21.

(Capítulo 10)


Novamente você comete um erro desnecessário. O seu chefe já tinha providenciado tudo para você mas somente depois de meia hora esperando, você descobre isso!!!

Perca 3 pontos PSP.

Se você ainda tem PSP maior que zero. Vá para o Capítulo 15.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o Capítulo 11.

(Capítulo 11)


Você fica cansado e sem paciência para com o teste em questão pois não sabe o que fazer direito depois de tudo o que aconteceu. Você resolve desistir de tudo e pede para seu chefe que outro faça o seu serviço.

Você vai para casa pois amanhã é outro dia.

(Capítulo 12)


Agora você gravar os scripts de testes, mas antes tem de instalar a ferramenta.

Se você não tem o “material de testes de performance” entregue pelo João Alfredo, então perca 5 pontos PSP. Neste caso se você ainda tem PSP maior que zero, vá para o Capítulo 14.

Se você tem o material perca somente 1 ponto PSP pois difícil instalar a ferramenta sem os CD´s. Neste caso vá para capítulo 16.

Em qualquer hipótese acima, se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o Capítulo 11.

(Capítulo 13)


Muito bem. Sua atitude foi a mais correta. Ao analisar os logs você descobriu que durante o encerramento do usuários virtuais (ou quando as transações terminavam) ao final do teste, as transações davam erro. Isto indica um possível gargalo no servidor.

Guarde esta informação no “bloco de notas – anotação especial”que você ganhou de um colega de trabalho e ainda não usado. Pode ser útil mais adiante.

Ganhe 3 pontos PSP! Vá para a capítulo 9.

(Capítulo 14)


Perca 2 pontos PSP por ter de ficar meia procurando até achar o “material de testes de performance” que foi possível ser dado pelo João Alfredo, o que inclui os CD´s dos software de teste. Seja mais responsável da próxima vez.

Vá para o capítulo 16.

(Capítulo 15)


Você depois de 3 horas e meia de muito trabalho árduo, e muito se estressar, consegue preparar os dados e aplicação para teste.

Você está cansado. Se você tem a “quentinha” você pode usá-la para aliviar um pouco de sua fome. Se você não tem a “quentinha” perca 3 pontos PSP.

Se você ainda tem PSP maior que zero. Vá para o Capítulo 12.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o Capítulo 11.

(Capítulo 16)


Você finalmente grava e executar os scripts de testes aos trancos e barrancos, você se dá conta que gastou 1 hora e meia. Foi fez o mínimo desejado.

Ganhe 1 ponto PSP, por ter “sobrevivido”.

Você sabe o que deve fazer agora?

Se você optar por analisar os logs de testes, vá para o capítulo 13.

Se você optar por analisar o throughput e o tempo de resposta das transações vá para o capitulo 19.

Se você resolver montar o relatório de testes, vá para o capítulo 21.

(Capítulo 17)

Você tem uma decisão a tomar. Ficou sabendo naquele instante que precisa montar uma apresentação com o sumário dos testes.

Você tem 15 minutos para fazê-la. Se decidir fazer vá para o capítulo 22.

Se não decidir fazer para o capítulo 23.

(Capítulo 18)


Você finalmete está cara a cara com seu chefe mostrando os resultados dos testes. Ele lhe pergunta: Encontrou algum gargalo na aplicação?

Você resolver verificar o “bloco de notas – anotação especial”. Se você tem este bloco de notas guardado, vá para o capítulo 24.

Se você não tiver o tal bloco vá para o capítulo 20.

(Capítulo 19)


Você gasta um tempo enorme analisando o tempo de resposta de resposta, e o throughput. O primeiro está aceitável porém o segundo está ainda muito abaixo do que se esperava, mas ainda sim não está ruim. Você pensou fez a coisa certa. Mas não era.

Perca 3 pontos PSP por ter perdido tempo.

Se você ainda tem PSP maior que zero. Vá para o Capítulo 21.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o Capítulo 11.

(Capítulo 20)

Você mostra o relatório de testes que não possui nenhuma informação de gargalo.

Ele fica furioso e manda você sair da sala dele, e ele lhe afirma que o ele pedirá para um outro analista de testes fazer o trabalho novamente, pois ele sabe que existem problemas no ambiente, mas não sabe onde. A imagem da empresa perante o cliente ficará arranhada.

Vá para o capítulo 11.

(Capítulo 21)

Você tem 30 minutos para montar o seu relaório de testes. Você usa um padrão existente, e coloca todas as informações que você achou.

Você faz o relatório na metade do tempo.

Se você tem alguma anotação especial no seu “bloco de notas – anotação especial”, use-a para melhorar o seu relatório se tiver e ganhe 1 ponto PSP.

Se não tiver a anotação acima, perca 1 ponto PSP. Ë ruim não ter dectado nenhum gargalo.

Se você ainda tem PSP maior que zero em qualquer acima. Vá para o Capítulo 17.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o Capítulo 11.

(Capítulo 22)


Fez a coisa certa. Colocou 5 slides com o essencial dos testes.
Ganhe 1 ponto PSP.
Vá para 18.

(Capítulo 23)


Você eprdeu tempo pensando e fez a escolha errada e lhe avisaram que isto era necessário para apresentar para seu chefe.

Perca 5 pontos PSP. Errou novamente.

Se você ainda tem PSP maior que zero em qualquer acima. Vá para o Capítulo 18.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o Capítulo 11.

(Capítulo 24)


Parabens!!!

Você mostra onde está o gargalo e surpreende o seu chefe que lhe dá grandes elogios.

Você consegiu e é o heroi!!! Sua análise ajudou a resolver os problemas da aplicação antes que aplicação entrasse em produção. A imagem da empresa foi salva!!!

Amanhã é outro dia porém este foi um grande sucesso!!!

Nenhum comentário: