continuando a nossa série de Otimização, famos tratar agora de problemas de Escalabilidade em aplicações Web, no caso problemas que devemos observar para Web Servers . Outros grupos de problemas estaremos vendo nos artigos posteriores a este.
-Quais os principais problemas de performance que devemos observar?
Vejamos abaixo uma lista geral:
Grupo de Problemas relativos aos Application Servers (A.S.):
(visto no artigo anterior)
Grupo de Problemas relativos aos Web Serves (W.S.):
14- Problema: Alto uso no Web Server durante o Teste
Indicador: Preste atenção nos indicadores da CPU (CPU counters) no Web Server
Possíveis soluções:
> verifique se os servidores não estão sobrecarregados. Isto é muito comum quando usamos transações de um tipo qualquer (ex: SLL transactions). Ou adicione mais um Web Server para dividir a carga ou algo que otimize o tráfico para as transações de um tipo qualquer.
15- Problema: Alto volume de utilização de disco I/O no Web Server com baixo indice de throughput em relação ao esperado, dado as especificações do servidor
Indicador: Alto índice de disco I/O ou de throughput mostrado através dos indicadores no Web Server
Possíveis soluções:
> verifique se todos os arquivos fontes estão armazenados em outro disco físico que não seja os dos log files. Os Web Servers podem gerar alto volume de logs, e com isto o disco I/O deve estar configurado certo, ou o melhor possível.
16- Problema: Uso de arquivos compartilhados que estejam debaixo do Web site, tais como arquivos internos e logs, podem diminuir radicalmente o acesso a estes arquivos.
Indicador: Alto índice de atividades de Network sobre os arquivos compartilhados
Possíveis soluções:
> armazene os arquivos localmente, para aumentar a disponibilidade dos mesmos pelo Web site ou use seviços especiais de otimização de compartilhamento de arquivos.
17- Problema: Baixo tempo de download (ex: imagens e arquivos) comparado a conexão disponível.
Indicador: Verifique o tempo de download durante o acesso. Se verifica este tipo de indicador durante a emulação de testes de performance com ferramentas automatizadas
Possíveis soluções:
> Verifique o tamanho das páginas, de modo a não excederem 75kb, que é um tamanho aceitável para todas as velocidades de todas as redes/modems.
18- Problema: Performance não é a experada quando usamos servidores especificos (ex: Netscape iPlanet Web Server).
Indicador: Veja indicadores como número de pages/second, hits/second
Possíveis soluções:
> Criar limite processos de processos em paralelo de um mesmo tipo de W.S. ao invés de um único processo para este tipo de W.S..
19- Problema: Altos níveis de utilização de disco I/O ou de CPU usage nos W.S.
Indicador: Veja indicadores de disco I/O ou CPU usage no Web Server.
Possíveis soluções:
> Verifique os níveis de acesso do Web Server em produção, e que níveis de logs teremos associados. Quanto mais logs, maior o registro de histórico de produção, porém perde-se tempo de acesso. Deve ser configurado o mínimo aceitável conforme padrões da empresa.
Grupo de Problemas relativos a Rede/Network:
-veremos nos próximos artigos
Grupo de Problemas relativos a Sistemas Externos:
-veremos nos próximos artigos
Grupo de Problemas relativos a Banco de Dados:
-veremos nos próximos artigos
PS: Em no máximo 2 artigos estaremos terminando esta série grupo de problemas de performance, mas não a nossa série de Otimização. Temos muitos outros tópicos a abordar!
Fontes
- MOLINARI, Leonardo. Gerência de Configuração - Técnicas e Práticas no Desenvolvimento do Software, Editora Visual Books, 2007, Florianópolis, 85-7502-210-5.
- ___________. Gerência de Projetos - Técnicas e Práticas com Ênfase em Web, Editora Érica, 2004, São Paulo, 85-7194-0050.
- ___________. BTO - Otimização da Tecnologia de Negócio, Editora Érica, 2003, São Paulo, 85-7194-9506.
- ___________. Testes de Software - Produzindo Sistemas Melhores e Mais Confiáveis, Editora Érica, 2006, 3a Edição, São Paulo, 85-7194-959X.
- STICKYMINDS. Endereço: http://www.stickyminds.com/. Acesso em julho de 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário