quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

CONTOS TECNOLÓGICOS DE QUALIDADE - 11 - Conto-Jogo "Encontro Marcado com um Projeto"


Caro Leitor,


hoje teremos um conto-jogo, baseado nos livros-jogos RPG onde você participa de uma aventura. Aqui a aventura é corporativa no mundo da Qualidade... Vamos a aventura.

Vamos jogar o conto-jogo da Qualidade? Você é o heroi.



TÍTULO DO CONTO-JOGO: ENCONTRO MARCADO COM UM PROJETO

Regras:
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Aqui o conto é um jogo do qual você participa. Você é o herói, ou vítima. Vamos

as regras basicas:

1-Jogue 2 dados e some seus pontos. Some 6 ao Total. Ao final você terá um
total que serão seus Pontos de Sobrevivência num Projeto (PSP).

obs:
a) quem não tiver 2 dados pode usar o link a seguir para gerar 2 números aleatórios conforme dados. Cada vez que clicar no link 2 novos números são lançados. Clique Aqui.
b) quem precisar 1 dado apenas pode usar o link a seguir para gerar 1 número conforme um dado. Cada vez que clicar no link 1 novo número será lançado. Clique Aqui.

2-Se seus PSP chegarem a zero ou a menos que zero você estará eliminado do
projeto.

3-Para cada Capitulo você viverá a emoção de participar de um projeto e
executar uma missão. Conforme as opções que você escolher e as regras de cada
capitulo você saltará para um capitulo qualquer conforme a orientação dada.

4-Você poderá ganhar (ou perder) ao longo do conto-jogo pontos PSP, do qual
você é o heroi. Faz parte de sua aventura...

5-Uma vez pulado para o capítulo desejado, conforme opções e ações, você não
pode retornar propositalmente, exceto se alguma opção lhe for dada pela lógica
do jogo. Deve seguir em frente, seguindo as orientações.

6-Se ao longo do jogo você coletar algum objeto, que lhe seja concedido,
anote-o e faça uso quando lhe for pedido (caso você o tenha). Ex: se lhe foi
dado uma garrafa com agua, guarde-a e a use depois.

7-Qualquer duvida, contacte o autor do Conto-Jogo.


Jogo:
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Capitulo 1:


Você é um estagiário. Seu nome ninguém quer saber. Você não tem identidade na
empresa. É apenas o "Novo Estagiário". Seu gerente se reune com você logo no
primeiro dia e lhe coloca num Projeto que está pegando fogo. Você será testador
(sem nunca ter dito experiência) de algumas telas e se sair bem ganhará outras
atividades.

Os testes que você vai executar sao manuais. Como você é estagiário pode ser
requisitado para outras tarefas.
Mas você tem uma missão e tem de cumpri-la, por menor que sejam os testes.
Se você desejar ir banheiro antes de iniciar suas tarefas vá para o capítulo 3.
Se você desejar ir ao RH se apresentar para realizar seu exame médico, vá para
o capitulo 4.


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Capítulo 2:


Se você não passou por aqui leia o texto abaixo, senão vá para o capítulo 6.
Voce senta pra trabalhar mas descobre que não tem cadeira. Descobre também que
precisa falar com a analista-chefe para que sejam passados testes em detalhes.
Se desejar arrumar uma cadeira primeiro, vá para o capítulo 5.
Se desejar falar com o analista primeiro, vá para o capítulo 6.


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Capitulo 3:


Você entra no banheiro e não vê que o chão do banheiro está molhado. Você
escorrega. Cai no chão e se machuca.
Perca 3 pontos de seus PSP, pois estagiário machucado não ajuda ao projeto.
Se você ainda tem PSP maior que zero. Vá para o capítulo 7.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o capítulo 13.



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Capítulo 4:

Você chega no RH e depois de esperar mais 1 hora, você descobre que o exame é
no dia seguinte.
Perca 2 pontos PSP porque estava desatento.
Se você ainda tem PSP maior que zero. Vá para o capítulo 2.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o capítulo 13.



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Capítulo 5:

Você deu sorte, consegue arrumar uma cadeira boa e confortável. Guarde-a e a
use no momento certo.
Ganhe 1 ponto no seu PSP.
Volte para o capítulo 2.



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Capítulo 6:

Você consegue conversar com o analista que lhe passa os Testes para serem
executados.
Muito boa tarefa ganhe 1 ponto PSP.
Vá para o Capítulo 8 e começe a trabalhar.



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Capítulo 7:

Na saida do banheiro você está perdido, você resolve ir a enfermaria. Lá dão
uma garrafa de agua e um biscoito Maria de brinde. Guarde-os.
Lhe orientam para ir ao RH.
Vá para o Capítulo 4



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Capítulo 8:

Você começa a trabalhar.
Se você tiver a cadeira então Vá para o Capítulo 10.
Se você não tiver uma cadeira vá para o Capítulo 9.



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Capitulo 9:

Você está trabalhando e depois de horas descobre que está sem condições
fisicas. É obrigado a ir pra casa mais cedo.
Perde todos os pontos de PSP por não ter cumprido sua tarefa, tudo por não ter
uma cadeira, ou por não ter almoçado.
Lição aprendida: é necessário ter todas as pré-condições minimas para se
realizar uma tarefa. Isto vale para tudo.
Amanhã é outro dia, pensa você.

Fim de jogo.



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Capítulo 10:

Você começa atrabalhar e quando se vê está a 2 a 3 horas trabalhando e o
horário do almoço passou. Esse tempo todo você estava lendo e entendo os
testes. Você sabia o quanto era importante ler tudo antes de iniciar os testes.
Se você você tem o biscoito e a agua guardados, perca metade de seus pontos
arredondados para cima (ex: se antes tinha 7, terám agora 3,5 que será
arredondado para 4) e vá para o capítulo 12 (Você ainda tem muito serviço). Amanhã você passará a almoçar na
hora certa.
Se não tiver o biscoito e a agua guardados vá para o capítulo 9.



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Capítulo 11:

Você consegue achar o usuário, mas ele está numa reunião. Você vai embora sem
paciência de esperar. Perca 7 pontos de PSP pela perda de tempo e por
importunar o usuário.

Se você ainda tem PSP maior que zero. Vá para o capítulo 14. Você percebe que
que era melhor ter falado com o estagiário amigo antes...
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o capítulo 13.



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Capítulo 12:

Você está cheio de dúvidas. É importante tirá-las.
Você tenta tiras as dúvidas com o analista mas ele não está. O que fazer?
Tentar falar com direto com usuário para tirar as dúvidas? Se optar por fazê-lo
vá para para o Capítulo 11.
Tentar falar com o outro estagiário "mais experiente" para lhe tirar algumas
dúvidas? Se optar por fazê-lo vá para 14.



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Capítulo 13:

Você percebe que tudo tem dado errado e resolve desistir do estágio.
Amanhã é outro dia, pensa você.
Fim de jogo.



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Capítulo 14:
Você dá sorte pois falou com um estagiário mais experiente.
Ganha 2 pontos PSP.
Agora você sabe o que fazer.
Vá para o capítulo 17.



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Capítulo 15:

Você entra com cuidado no banheiro. Durante a sua rápida estadia lá você escuta
que o analista está tomando café na sala 2051.
Você se lembra que as necessidades corpóreas não podem ser ignoradas, se você
forçar pode ter problemas. Ter saúde é importante.
Ganhe 2 ponto PSP pela sorte que você deu.
Vá para o capítulo 18.



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Capítulo 16:

Você não deu sorte e não conseguiu achar o analista depois de muito procurar.
Perca 5 pontos de PSP.
Se você ainda tem PSP maior que zero. Vá para o capítulo 15.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o capítulo 13.



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Capítulo 17:

Você precisa fazer um Plano de Teste para 5 casos de testes. Você nunca fez um
plano de testes.
Mas você tem um dilema. Você precisa ir ao banheiro. O que fazer? pois todo
tempo disponível é como ouro quando você está no desespero...
Se optar por ir ao banheiro antes vá para o capítulo 15.
Se optar por procurar o analista antes para lhe ajudar nos planos vá para 16.



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capítulo 18:

Você explica suas necessidades aos analista, que lhe indica e lhe orienta tudo
o que você precisa: templates, documentos, etc.
Você tem muita sorte, e recomeça os testes.
Você consegue elaborar o seu plano de testes. Agora você precisa testar.
Vá para o capítulo 22.



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Capítulo 19:

Você inicia os testes.
Depois de uma hora você percebe tem algumas dúvidas de ambiente, que precisam
ser tiradas com o analista.
Você resolve procurar o analista mas ele está ocupado e pois está resolvendo um
problema e "daqui a pouco fala com você". Mas este "daqui pouco já dura meia
hora". O que fazer?
Se optar por esperar um pouco pelo analista vá para o capitulo 25.
Se optar por continuar os testes sozinhos vá para o capitulo 21.



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Capítulo 20:

Você enche sua garrafa de agua até a boca, mas bebe apenas um copo para poupar
a agua. Para lhe ajudar, resolver apanhar uns 2 copos de plasticos. Guarde os
dois copos.
Você lembra que beber agua é fundamental para a saúde. Não se esqueçer da sua
propria saúde é amor próprio.
Vá agora para o capítulo 19.



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Capítulo 21:

Você tentar arriscar e dá errado. Você não conheçe o ambiente direito.
Perca 5 pontos de PSP.
Se você ainda tem PSP maior que zero. Vá para o capítulo 25.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o capítulo 13.



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Capítulo 22:

Antes de continuar o serviço você percebe que sua garrafa de agua está vazia.
Se resolver antes ir encher sua garrafa de agua (caso você tenha uma) no
refeitório vá para o capítulo 20.
Se resolver executar os testes, vá para o capítulo 19.


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Capítulo 23:

Você é maluco o suficiente e se ajoelha pede perdão ao seu chefe por ter lhe incomodado, mas que não tinha mais ninguém a quem recorrer. Se estiver com muita sorte mesmo esta é sua ultima chance.

Perca 1 ponto PSP por ter se humilhado.

Se você ainda tem PSP maior que zero jogue um dado apenas somente uma única vez, e se você tirar 6 então você conseguiu as informações que precisava e vá para para cap. 26. Senão (ou com PSP igual ou menor a zero, ou se não saiu 6 ao jogar o dado) vá para cap. 13.


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Capítulo 24:

Ao tentar falar com o seu gerente você não o pega num bom dia.
Perca 3 pontos PSP.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o capítulo 13.
Se você ainda tem PSP maior que zero. Você precisa arriscar a sorte com seu
gerente tentando lhe falar mais uma vez.
Jogue um dado apenas, e se você tirar 6 então você conseguiu as informações que
precisava e vá para para cap. 26. Senão vá para cap. 23.



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Capítulo 25:

Agora precisa tentar falar com o analista de qualquer jeito. O que fazer?
Se optar por perguntar ao analista como ajudá-lo para que ele tenha tempo de
lhe ajudar vá para 27.
Se resolver optar por falar com o gerente, como último recurso,
vá para o cap. 24.



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Capítulo 26:

Depois de conseguir as informações você consegue mesmo atrasado realizar os
testes entregar o relatório de testes (sempre falta algo) para o Analista...
A empresa usa o formato de relatórios do padrão IEEE 829 e você não sabia.
Perca 1 ponto de PSP.
Se você ainda tem PSP maior que zero. Vá para o capítulo 28.
Se seus PSP forem menor ou igual a zero vá para o capítulo 13.



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Capítulo 27:


O Analista está tentando tomar um remédio e agua acabou.
Se você tiver agua na garrafa e 2 copos de plasticos, ofereça ao analista.
Ganhe 2 pontos PSP. Educação e solidariedade ajudam no trabalho. Após isto vá
para o cap. 26.
Se você não tiver a agua e os dois copos, espere mais meia hora até o analista
lhe responder as suas dúvidas. Perca 2 pontos PSP por isso.
Se seus PSP forem menor ou igual que zero vá para o capítulo 13.
Se você ainda tem PSP maior que zero, vá para o cap. 26.



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Capítulo 28:

O seu chefe e o analista lhe dão parabens por ter conseguido realizar os testes
e entregar o relatório. Você foi um herói!!!
Parabens!

A vitória é sua!!

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Abraços a todos,


Leonardo Molinari
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http://diariodaqualidade.blogspot.com/
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Um comentário:

Anônimo disse...

Legal, bem criativo. :-)