domingo, 25 de novembro de 2007

Contos Tecnógicos de Qualidade 10 - "Tropa de Testadores de Elite 2, a continuação - Testador Guimarães versus Quality Joker - Parte 1"


Contos Tecnológicos: "Tropa de Testadores de Elite 2, a continuação - Testador Guimarães versus Quality Joker - Parte 1" .


Texto:




Sim...


O Testador Guimarães tinha se aposentado, mas ele não morreu. Testador Daniel que tinha ficado em seu lugar na empresa tinha sido demitido da empresa porque resolveu ser melhor que todos.

Não tinha jeito. Os diretores confiavam no Testador Guimarães. Ele era uma lenda. E lendas não morrem jamais. Ele estava de volta ao B.A.T.E (batalão de testadores especiais).

Eles estavam enfrentando uma série de bugs que tinham sido plantados por alguém de dentro da empresa e que estava chanteagendo os Donos da empresa por um melhor salario. Quem fazia era um louco. Era um palhaço que se autodenominava-se o Quality Joker, o Palhaço da Qualidade.

O Testador-Lider estava de volta.

-Fala desgraçado! Quem está colocando estes bugs nas aplicações? ... perguntava Guimarães segurando no ar o corpo do desenvolvedor Jucão.
-Não sei não Guimarães! Socorro! respondia Jucão.

Splatf! Splaft! Splaft! Splaft! (me perdoem pessoal mas a acustica do texto não está muito boa) Foram quatro bofetadas de doer a alma que Guimarães deu em Jucão.

-Por favor, não sei nada não... Jucão respondia no desespero.

Guimarães tinha de descobrir. E não era Jucão e ele também não sabia. Esse Joker é esperto. Bandido-Bug da boa... Mas vamos ver se ele não vai dançar aqui, pensava Guimarães.

Ele teve uma ideia brilhante: resolveu investigar o log de rastrebilidade de alterações no histórico das aplicações no repositório da ferramenta de Gerência de Configuração.

Depois de 3 dias nada!

Ao mesmo tempo resolveu observar o novo ambiente. Afinal ele ficou fora 6 meses da empresa. Em seis meses muita coisa muda.

O setor onde ficavam os desenvolvedores parecia um outro país... Era um ambiente desorganizado, com pessoas mal educadas e pior ainda: a ironia e a galhofa eram pratos do dia. Mas haviam dois profissionais que se destacam no meio da confusão onde o trabalho era a ultima coisa que pensavam. Um era se chama Redico Hood, nome meio estranho pensou o Testador-chefe, e o outro Alfredo Scolleto. Parecia nome de mafioso. O primeiro era fechado e sério mas era dado a dar estranhar gargalhadas e o outro era ironico até dizer chega...

Tudo levava a estes dois profissionais, porque eles estavam sempre envolvidos diretamente ou indiretamente no colocação dos builds em produção e sempre ficavam até tarde. A exceção era o um estagiario novo na empresa que circulava por várias sessões e iniciava seu serviço às 13hs e saia 20hs. Tinha cara de maluco mas tinha sempre um sorriso meio triste e meio ironico no rosto.


Quem poderia sem o Joker?...

Depois de um longo dia o Testador voltou para a sua máquina, que de repente estava com um problema aparente numa janela travada no Windows. Teve que "rebutar" a máquina. Logou-se novamente e... para sua supresa apareceu uma janela suspeita que mostrava uma frase "Bem vindo ao Circo encantado do Palhaço da Qualidade. Clique OK para entrar". Ele inocentemente clicou e... perdeu o sistema operacional inteiro. Tudo... trabalho de semanas foi embora em segundos...

O que era apenas raiva era agora fúria. Ele tinha de agir rápido!

(continua no proximo capítulo)


Leonardo Molinari
===============================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
===============================

Nenhum comentário: