quarta-feira, 24 de junho de 2009

Testes de Performance - O Seminario - Duvidas



Pessoal,


algumas pessoas tiveram diversas dúvidas sobre o espírito o Seminário de Testes de Performance.

Vamos a três delas:


1-Até quando preciso me inscrever para garantir vaga?

resp: o mais rápido possível. As vagas são limitadas e quando rápido se inscrever e confirmar a inscrição, mas cedo a sua vaga fica garantida. O ideal é se inscrever antes desta 6a feira (amanhã é uma boa data), porque ainda tem poucas vagas. Não adianta se inscrever. É preciso CONFIRMAR a inscrição. Tem muitos que deixam para a próxima semana, mas já aconteceu de em outras ocasiões não haver vagas mais. O risco é grande.

2-Posso assistir de graça, mesmo sem receber material?

resp: uma ou outra pessoa é convidada (são casos pontuais), mas o custo do local é na verdade pago através das inscrições. A forma de pgto deve ser conversada e negociada de forma honesta e sincera com a MZP. Até onde saiba, tudo é possível, mas eu nada garanto, pois sou parceiro da MZP e eles é que estão organizando o seminário.

3-Será utilizada alguma ferramenta/software de testes de performance no seminário?

resp: sim, será, mas com restrições e limitações. Entendam abaixo o como e o porque.

Diferente das tradicionais apresentações de testes de performance, no seminário, os conceitos, técnicas, estratégias serão subvertidos por mim: sim, haverão slides, demo, etc de uma ferramenta usada no livro, o Webload, e havendo tempo, comparo com o JMeter. Mas o foco maior será em como testar , ou fazer um teste de performance, analisar (ex: se o servidor estiver com gargalo, e o grafico X indicar abc, e o grafico X2 indicar abc2, como saber que o servidor está com gargalo?), o que analisar e como analisar um teste performance. Foco não é fazer propaganda de ferramenta. É ensinar aquilo que os consultores não ensinam. Uma vez aprendido como analisar e a pensar como se fazer, usar um LoadRunner, JMeter ou um Webload não haverá diferença.

Simplificando
: minha idéia é ensinar a dirigir. Se vc entrar num fusca ou numa ferrari, vc saberá dirigir, bastando apenas diferenciar o aquele carro tem de diferente, mas regras e conceitos básicos estarão lá (seta pa/ direita, freio, estepe, extindor de incendio, etc).
O maior problema de fazer teste de perfornance é justamente esse: as pessoas se tornam robôs, e escravos de ferramentas, e não param p/ pensar. Eu vou justamente na direção contrária. Para vc ter idéia: eu já fiz teste de performance sem executar um teste, porque o ambiente não estava disponivel. O que fiz e como fiz?... Bem, no seminário eu conto...


Espero que as dúvidas acima ajudem a todos que desejem ir ou confirmar suas inscrições.


Abraços e tudo de bom. Aguardo, vocês lá...


Leonardo Molinari
================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/

Nenhum comentário: