quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Congresso de Eng. de Software - Bom mas Já começa com Bug




Oi Pessoal,



interlúdio 1: não estou aqui para ficar criticando, mas tem coisas que estão ali, meio que obvias, não dá para deixar de apontar. Uma delas é nunca passar uma imagem ao cliente de que está sendo enganado. Poxa...



Uma ótima iniciativa foi colocada pela Ed. DevMedia, ao fazer uma conferência de Eng. de Software.
Parabens. Estão tentando realizar uma conferência de bom nível.

Mas como tudo na vida vemos coisas positivas e negativas. Vamos, na minha avaliação, o que observei:

-O design do site é bonito.
-O blog do José Papo está apoiando (veja link na lista de links do blog), sorteando assinaturas (na minha avaliação a revista deveria ser free, ganhar em cima da propaganda - recebi outro dia em casa uma assinatura FREE de uma revista ótima de testes, mas isso é assunto para outro post). Ótima jogada de marketing, mas pode não ser suficiente.
-O congresso tem muita palestra de desenvolvimento Agil e Scrum. Está na moda.
-Por outro lado o curriculum dos palestras (na maioria) tem mostrado que estão mais para teoria do que para a prática. Formular teorias, pesquisar, comprovar cientificamente faz parte (digo de cadeira como mestrando , isso mesmo, que sou). Mas montar um conferência tem de mostrar de a iniciativa tem um algo mais.
-Em termos de testes, podemos ser mais precisos: 4 palestras, onde serão dois palestrantes dando duas palestras cada. Um dos palestrantes mostra pelo curriculum que tem algo a mostrar, o outro, vamos ver o que poderá nos mostrar. O meu medo é certas palestras serem comerciais. Isso é um perigo... (não estou considerando na lista a palestra de "revisão de software").
-Tem uma palestrante, a Claudia Hazan, com duas palestras. Pelo histórico da Claudia, deve ser uma ótima palestra. Mas as palestras fogem do tema ela mais domina: métricas e estimativas. Por outro lado são palestras com enfoque mais de gestão de projetos. Vamos torcer.
-O evento carece de "grandes" estrelas na área de Engenharia de Software (digo em termos de mercado). Neste ponto o congresso da ALATS está dando show. Este tipo de profissional tras um diferencial enorme.
-A maioria das palestras tem foco do material trabalhado pela revista. Um congresso deve ter um algo mais. Mas repito: a iniciativa é positiva. Vamos ver se terá publico nestes tempos de crise.
-O PIOR: vejam na imagem abaixo a propaganda apontando 30 palestras. Trinta. Este número não é possível na grade atual. Seriam 12 no primeiro dia, e 15 no segundo dia. Totalizandp 27. Gente, 27 não é 30. E mais. Ainda tem 3 palestras nõa definidas. Hoje, de fato, temos 24 certas. Gente...isso pode ser considerado propaganda enganosa. Preocupante. É mesma coisa dizer que numa coisa de biscoite vem 10 biscoitos e depois de comer você descobre que são 8. PAREM TUDO: pode ter sido erro de digitação. Sim, mas mesmo assim, faltou um trabalho de capricho na revisão do texto (gente, com números não se deve brincar). Tipo de falha detectada que é básica. MAIS: se somarmos as horas: teremos 36 horas exatas (contanto 27 palestras, de 1h20min cada). Gente, 40 horas não são 36 horas... Não computo hora de coffee-break. Não faz sentido...



Vejam o link do congresso Aqui.

Espero que dê tudo certo no evento. Mas me preocupa. Não é questão revanchismo. Mas eles deveriam perceber este tipo informação não pode estar errada. O consumidor não pode ser enganado. E se foi um erro de digitação? Mesmo assim é um preocupante. Todo "mestre" (com titulo strictu sensu) sabe da importância da clareza do uso correto na lingua portuguesa. Eu posso eventualmente pecar aqui no Blog, por é um blog. Um blog é iteratividade. O erro faz parte. Até ajuda. Lá não: poxa, eles tem uma equipe para consertar esse tipo de problema.

O que aprendemos? Um consumidor (ou cliente) não pode ser enganado, mesmo por erro casual ou involuntário.

Na Qualidade admitir o erro e procurar encontrar onde se errou faz parte do processo de melhoria. Neste ponto a organização do congresso da ALATS está dando show (se tem problemas até agora não estou sabendo). É fato, e contra fatos fica dificil esconder os problemas. Sou um "empirista" por natureza e questionador nato.

Um abraço a todos,

Leonardo Molinari
================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/

6 comentários:

Unknown disse...

Molinari,
Segue abaixo o email da Devmedia (canal de contato que se encontra no site do evento) sobre os erros indicados por você.
É sempre bom termos a opinião dos dois lados para tirarmos conclusões. (prova cientifica, não é?)

Abcs,

---
OI Elias,

Tudo bom?

Muito obrigada por sua preocupação em nos avisar sobre um possível erro.

Mas a verdade é que os comentários feitos no blog em questão expressam apenas a opinião pessoal do autor.

O único erro que ele realmente aponta e poderia ser considerado fato é a questão de estar escrito no site do evento que haverão 30 palestras e por enquanto ainda não existirem 30 palestras.

Mas isso não é um erro. A grade ainda não está fechada totalmente. Temos 30 horários de palestras.

São 15 horários no primeiro dia e 15 no segundo.

E todos os horários serão ocupados até a data do evento. Se por algum caso isso não se confirmar faremos a devida correção.

Mas por enquanto essa questão ainda está em aberto.

O autor do blog se precipitou em emitir sua opinião.

Mais uma vez obrigada por nos avisar.

Estamos a sua disposição

Atenciosamente

Kaline Dolabella

Marketing
---

Leonardo Molinari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo Molinari disse...

Caro Elias,

obrigado pela sua contribuição. Mas neste exato momento, cerca de 09:30 do dia 9 de março de 2009, horário de Brasília, podemos observar que no site do evento, existem no máximo 28 possiveis horarios de palestras (pode contar),somando os que já confirmaram e os horarios vagos.
São 13 horarios de palestras no primeiro dia (pode contar) e mais 15 no segundo, totalizando 28.
Fato importante: uma mesma pessoa não poderá assistir a todas as palestras, mas sim no máximo 10, num mesmo horario existirão 3 palestras ao memso tempo. Isto é outra forma de enganar o consumidor. Não houve engano meu, apenas eles MANIPULARAM DIVULGAÇÃO de forma clara para parecer que o ouvinte poderia assistir a 30 palestras. Isso chama-se lesar o direito do consumidor.
A verdade está lá fora. Veja por si só...

[ ]s e tudo de bom

Leonardo Molinari

Liana disse...

Estranho... Sabendo que são apenas 2 dias de palestra, jamais passaria pela minha cabeça que eu poderia assistir as 30 palestras. Me parece bem claro que ocorrerão 30 palestras e, óbviamente, terei de escolher algumas, já que é óbvio que várias ocorrerão simultaneamente.
Como nem todas podem interessar o ouvinte, é uma idéia interessante poder optar por quais palestras assistir.
Não acho que foi um erro deles. É tudo uma questão de opinião. Você tem a sua, eu tenho a minha. ;)
Entendo o seu ponto de vista e entendo o deles.
Então agora, respire fundo e se acalme. Acho que ninguém está sendo enganado, o pessoal não é tão ingênuo. ;)

Leonardo Molinari disse...

Nana,

que bom a sua contribuição aqui.

Por mais que seu ponto de vista seja válido, você é uma pessoa atenta. Mas nem todos são assim, e por mais que o texto não informe que você irá assistir 30 palestras mas o mesmo induz a isso. Um texto neste caso deveria ser claro e não redundante. Na prática se você contabilizar a qtde de palestras que um pessoas pode de fato assistir a empresa está buscando lucro. O que se faz neste caso (em eventos internacionais) é a palestras ser reprisada em outro horário, ou você nunca tem palestras sobrepondo palestras, mas uma palestra principal e outras oficinas ou eventos menores e satélites. Aí está uma falha grosseira de organização. Pode até ser um bom evento (estou cético neste ponto), mas a relação custo-benefício está alta. O preço está lá em cima e não vale a pena, na minha avaliação. Mas quem sabe (e torço) para estar errado. Vamos ver..
[ ]s e tudo de bom
Leonardo Molinari

Liana disse...

É, concordo que a relação custo-benefício não está boa mesmo. Aliás, acho que o custo da maioria desses eventos é muito alto.