domingo, 19 de outubro de 2008

PALESTRA ESPECIAL - CLAUDIA HAZAN - Armadilhas em Contratos



Pessoal,

hoje temos um palestrante convidado no blog Diário da Qualidade: Claudia Hazan, Mestre e especialista em qualidade, métricas e em pontos de função. A sua apresentação dispensa detalhamento. Ela é um "monstro" quando se trata de qualidade e especialmente em métricas.

A palestra dela abaixo, cedida e enviada ao blog (e que pode ser vista e baixada por todos), é de altíssimo nível. Fala das Armadilhas em Contratos de Fábricas de Software. Bem... Vejam e baixem.

Boa Leitura

===================
Pessoal

Finalmente, decidi submeter um artigo para a Conferência do IFPUG – 3rd Annual International Software Metrics & Analysis Conference (ISMA). Um dia, ao abrir meu e-mail, recebi a grande notícia da aprovação do meu trabalho para apresentação no ISMA. O evento ocorreu em Setembro (14/09 a 19/09) em Washington. Estive lá apresentando meu trabalho e assistindo as palestras. Tive a oportunidade de assistir uma palestra do meu guru Capers Jones – Keynote Speaker do ISMA. Adorei a Conferência, todas as palestras foram excelentes, obtive novos conhecimentos. E fiquei feliz por compartilhar minha experiência profissional de mais de dez anos de atuação como Consultora de Métricas de Software e acadêmica, tenho realizando pesquisas na área de métricas desde 1995.

No Brasil, muitas empresas públicas e privadas têm utilizado a métrica Pontos de Função em seus contratos de prestação de serviços de desenvolvimento e de manutenção de software. O meu artigo fala de problemas nesta modalidade de contratação, iniciando pelos principais erros em contagem de Pontos de Função que tenho observado em minhas revisões e auditorias de contagem de Pontos de Função em projetos com contratos baseados em preço por Pontos de Função. Também, apresento recomendações para solucionar os problemas.
Uma mensagem: “Acredite em seus sonhos e eles se tornarão realidade”. O meu sonho de ser palestrante ou speaker em um Congresso do IFPUG se tornou real.
Segue minha apresentação traduzida para o Português, a pedidos dos colegas.

Abraços
Claudinha
==================




Link para Baixar - Clique Aqui.


Um abraço a todos e fiquem a vontade para sugerir. O espaço é aberto, e o que é bom e inovador sempre será bem vindo.


Leonardo Molinari
================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
================================

Nenhum comentário: