segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Falando Sério de Qualidade: Inovação X Evolução


Pessoal,



fico triste quando falamos e usamos o termo Inovação como sendo Evolução.



Vou falar abertamente sem rodeios: Inovação é fazer algo novo ou de forma diferente, criando ou refazendo ou de forma que mudo e transforme de fato o ambiente, a empresa, ou a sociedade. Este termo é adequada a área de engenharia e administração. Evolução é uma continuação melhoria, seja de um individuo, de uma sociedade, ou de um software.

Criar um software ou uma feature num software que faça algo realmente novo é, por exemplo, inovaçao. Melhorar algo que ja existe num software é evolução. Melhorar um processo é Evolução. Criar um procedimento inédito ou um processo novo, é inovação.

Em testes de software se você criar um ferramenta, ou um processo novo, é inovação em testes de software. Se você apenas melhorou o seu teste, fazendo melhor o que já faz hoje, ou resolvendo dificuldade ou problemas é uma evolução. O ser humano evoluiu ao longo de milhões de anos. Um ser humano inovou ao criar um machado para ser usado como ferramenta.

Vemos autores, consultores e palestrantes falarem erroneamente.

Um dos maiores gurus da atualidade em inovação é Gary Hamel. O seu livro "Liderando a Evolução" da Ed. Campus é um exemplo vivo disso. Vamos a um exemplo recente: a Google. Ela tem por caracteristica ter núcleos de inovação. Ela cria o seu software, de forma inovadora, e coloca para ser usado em versão beta pela comidade. Em outras palavras. Se o software "pega", os testes e reclamações dos usuários são incorporados a mesma. Por isso muitos softwares da Google ficam sendo usados em versão beta por muito tempo. Pode ser que ela não esteja viva daqui a muitos anos, mas hoje é uma emrpesa que tem por marca a inovaçao. Isto esta fazendo com que muitas empresas passem pensar e repensar que nada substitui o potencial de criação e inovação humano.


Eu me considero, um inovador por qualidade e testes, pois sempre em busca de quebrar paradigmas e inovar. Trazer um diferencial para esta área que cercsce a cada dia...


Um abraço a todos,



Leonardo Molinari
======================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com

Nenhum comentário: