quarta-feira, 14 de novembro de 2007

TRANSFORMANDO PROJETOS - ATITUDE POSITIVA DE DEMING







Pessoal,


este post merece ser iniciado com duas grandes frases de Friedrich Niestiche:




"O que não provoca minha morte faz com que fique mais forte."


"Só se pode alcançar um grande exito quando nos mantemos fiel a nós mesmos."




Por que a importância em acreditar em princípios em Qualidade? Por voltar ao básico quando as vezes o que queremos ver são técnicas ultra-modernas?

Eu respondo as perguntas acima com uma única pergunta, bem popular: Por que um jogador de futebol , mesmo sendo craque que faz gol fantásticos, tem sempre que fazer exercícios básicos, e relembrar coisas simples em seus treinamentos físicos e táticos?

Em nossa evolução como ser humano, é sempre necessário rever conceitos que aprendemos ao longo da vida. Estes conceitos são usados no dia a dia. Tais coisas como educação (já vi analistas serem demitidos por uma simples grosseria com um colega), gentileza, e até saber escutar e se colocar. Ninguém é "dono da bola na essência". Até mesmo cargo do Sr. Excelentíssimo Presidente da República precisa passar antes por um processo de avaliação, chamado eleição, seja ele quem for, antes de asumir o devido cargo. No caso da Qualidade, é importante rever conceitos básicos, tal como abordo hoje um dos príncipios de Deming:


"Engaje todas da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo"


Este princípio trata de atitude. Trata da Atitude que empresa, seja em nível macro ou nível de projeto. Sim, em nível de projeto.

Tratemos de um caso de uma equipe de desenvolvimento, no qual fiz auditoria interna a um bom tempo atrás, onde se percebeu que o principal problema era "a atitude das pessoas" perante os fatos e problemas, e até mesmo as vitórias conquistadas. Você entrava na sala dava para "sentir" a energia negativa. A equipe era individualmente boa, mas seu potencial era desperdiçado perante picuinhas, pequenas fofocas e inveja. As vezes um sucesso momentâneo de um incomodo um outra que nada faz a não ser reclamar.

Vejam uma frase de Niestiche que resume o que coloco acima:

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você".

Vejam por exemplo uma charge de Dilbert publicada em 14-11-2007, que mostra de outra forma o que coloco acima:



Bem pessoal, a solução no caso acima for um conjunto de atitudes que em médio prazo ajudou a mudar o astral e aproveitar os membros da equipe de forma mais clara.

-O ambiente de trabalho foi modificado de forma a torna-la mais simples, claro, alegre (isto mesmo) e util a todos. Mesas foram modificadas de posição. Plantas (algumas) foram colocadas na sala.
-As pessoas trocaram de lugar de modo que as que tinham pouco contado com outras ficassem perto destas.
-Foram dados treinamentos de postura, de modo que as pessoas passassem a sentir de forma a evitar dores nas costas. Algumas cadeiras em péssimo estado foram trocadas.
-Alguns treinamentos de técnicas específicas passaram a ser ministrados, seja por quem vem de fora, ou por algum membro da própria equipe. O conhecimento compartilhado é fator de sucesso.
-Um membro da equipe que tinha por hábito falar muito e produzir pouco, e fofocar em excesso, foi trocado de projeto, de modo que as "intrigas" sumiram ao longo do tempo.
-Os mesmos funcionários, que raramente eram escutados passaram a ser escutados, pois o gerente antes dedicava pouco tempo a eles. Estava sempre com pressa e quando estes precisavam dele, não tinha tempo. Agora tinha e precisava ter.



Bem... não havia solução mágica, nem solução única. Mas no caso deste projeto, alguns processos internos foram revistos de modo a distribuir melhor as tarefas e diminuir o tempo oscioso entre tarefas, mas tudo feito de maneira equilibrada.


O patinho feio, virou cisne. A chave do sucesso foi atitude da empresa e das pessoas, onde ambos precisar mudar e queriam mudar. Mudar pra melhor.


Taí algo que bom de se apreciar.


Aproveitem o feriado com a família e os amigos. Tenham uma atitude positiva mesmo com o seu vizinho que você mais lhe incomoda. Ele merece um bom dia. Sorria no mínimo.


E... aí vai um clipe interessante. Musica "Stronger" de Kenye West com o Daft Punk. Uma das frases de Niestiche acima é usada como frase-base na música. Prestem atenção.










Abraços a todos.


Leonardo Molinari
================================
================================

Nenhum comentário: