sexta-feira, 16 de novembro de 2007

TESTES EM AMBIENTES VIRTUAIS - O BIG BANG DA VIRTUALIZAÇÃO NO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO E DE TESTES




Pessoal,

é mais que um boom. É literalmente um Big Bang da explosão de virtualização, ou de uso e ambiente virtuais. O que antes era moda ficou sério. Muito Sério.

Você que já algum conhecimento de virtualização está na frente. Mas nem tanto. Se você não tem trate (isso mesmo!), trate de dar uma estudada séria no uso de ambientes virtuais no desenvolvimento e testes de sistemas.

Devido aos custos de se ter "N" máquinas reais de testes, e ao mesmo tempo por possíveis períodos de ociosidade de uso das máquinas o uso de ambiente virtuais passou a ser uma solução de baixo custo e prática.

Imagine você ter uma máquina um pouquinho mais "parruda" (ex: um Windows com 5Giga de RAM), com uma certa ociosidade, e de repente precisarmos 3 máquinas de caracteristica "X" (ex: linux red hat com 256 Mb de RAM) para realizarmos um teste ou atividade que duraria 1 dia ou 2. Ai você faz um pedido pra diretoria de compra de 3 maquinas? Reusa 3 máquinas antigas do escritório e depois de 2 dias instala o ambiente desejado? Aluga máquinas? Ai a diretoria diz que "não tem dinhero" para o teste, mas que precisa ser feita. "Dê um jeito", "Se vira", "Problema teu" são as frases mais usadas.

Eis que surgiu a idéia de um software que você podia simular um ambiente real (com direito a placa de rede e tudo), ou melhor, mais de um, em uma mesma máquina que simplesmente "coloca uma camada de sofware sobre o sistema operacional atual, aloca memória e HD, de modo a que se pudesse simular qualquer ambiente. Não apenas simular, rodar de fato, com direito a ter IP e estes mesmos ambientes poderem se comunicar, tendo um comportamento igual a PC qualquer na rede". Sim criaram esta solução e depois ficava facil "tirar" e "colocar no ar" o ambiente. Poderiamos ter por exemplo 50 ambientes distintos, que quando precisassemos de um bastava colocar no ar este mesmo ambiente. Os 50 não precisavam estar de fato no ar. Seriam acionados, copiados, duplicados, ajustados conforme nossa necessidade tal um ajuste de configuração numa máquina. Imagine... Nirvana??? Não. Realidade está aí.


Fazendo uma comparação simples, existe um brinquedo antigo chamado "bonecas russas" (se não me engano), onde são várias bonecas de louça pintadas e que se encaixam uma dentro da outra. Com virtualização é como se tivessemos dentro uma grande boneca que contem outras bonecas de tamanhos variados.

Um exemplo mais comum em testes, onde poderiamos ter um máquina com um banco de dados "X", com uma configuração "Y" e com um conjunto de tabelas e dados "Z". Poderiamos fazer o teste de forma exclusiva e depois tirar a máquina virtual do ar. É comum em abientes de testes, não se ter muitos ambientes de testes e isto gera conflito. Uma pessoa pode ter acabado de prepara o BD e vir outra pessoa deletar os dados...

Vamos alguns fatos que comprovam a onda de virtualização:

-HP comprou a OpsWare e NeoWare, softwares de virtualização;
-O VMWare fez parceria com Borland;
-As próximas versões do Kernel do Linux, virão com virtualização;
-As versões do Windows Server em 2008 virão com virtualização embutida;
-Em Setembro, teve a VMWorld 2007 em São Francisco nos EUA, e foi um sucesso. Era uma conversão sobre virtualização.
-Em julho a SDTimes fez um artigo que já destacava o ambiente de virtualização, com enfoque em testes. Para ver o artigo clique Aqui.
-A ComputerWorld també publicou artigo em novembro falando virtualização. Clique Aqui.
-O sucesso de blogs que tratam de virtualização é reflexo desta onda real. Clique Aqui e veja um ótimo Blog sobre virtualização.

Mas vejam: virtualização não é uma coisa nova. Mas o fato é que antes estava focada em ambiente mainframe. Mas o big bang surgiu porque os ambientes de baixa plataforma passaram a adotar virtualização.

Algumas outras fontes:

-Veja outro bom artigo sobre virtualização, clique Aqui.
-Para quem deseja ver um pouco mais de conceitos veja este ótimo artigo. Clique Aqui.
-Veja também Wikipedia falando de virtualização. Clique Aqui.
-Veja ainda Wikipedia falando de máquinas virtuais. Clique Aqui.
-Veja comparação de softwares de virtualização. Clique Aqui.

Vejamos algumas soluções de virtualização:

-VMWare;
-Microsoftt Virtual PC;
-Virtual Box;
-Xen;
-QEMU;

Espero que tenha ajudado pessoal!!!

Um abraço a todos,

Leonardo Molinari
================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
================================

Nenhum comentário: