quarta-feira, 25 de julho de 2007

MERCADO DE QUALIDADE X OPENSOURCE: HP COMPRA EMPRESA DE SEGURANÇA




Pessoal,


a alguns dias atrás a HP, que já havia comprado a Mercury ano passado e apenas alguns dias depois que a IBM anuncio a compra de outra empresa na mesmo setor, anunciou a compra da empresa SPI Dynamics, especializada em soluções e produtos para Testes de Segurança em aplicações WEB. Foi literalmente uma reação rápida da HP devido ao movimento da IBM no mesm segmento. Como a HP possui a Mercury, detentora mundial de ótimas soluções em testes de software, principalmente em segmento Web, agora reforça o seu espectro de soluções no ambiente Web.

As ações e reações da IBM e da HP não são novidade, pois o Gartner já Group havia detectado uma demanda do mercado Web por parte dos clientes que andavam reclamando que a parte de segurança Web estava falha, ou era dada pouca atenção. Empresas como Microsoft e outras já vem se movimentando forte neste setor devido as "ameaças virtuais" cada vez maiores.

No caso da HP o reforço da compra da SPI vem a indicar o maior desejo da HP: continuar na liderança do Mercado de Qualidade de Software (leia-se aí "testes") , que já era liderado por ela com a compra da Mercury.

Por mais que sejam movimentos "de gigantes" o mercado continua na direção das acomodações (leia-se compra e venda e grandes empresas nesta área). A própria Microsoft tem desenvolvido soluções de Testes para testes de Aplicações de seus produtos, mas que ainda estão distantes das mais maduras do mercado. Não me espantaria se ela comprasse algum "grande player de testes" que ainda esteja disponóvel no mercado com a Empirix ou outra.

O fato é que parte destes movimentos é causado pela força do movimento Opensource (nao se espante). Estas empresas perderam muitos clientes (ou aumento de novas receitas) que pagavam "caro" para o maior concorrente de Todos: soluções Opensource de Testes.

Você pode ser contra ou fazer propaganda contra, ou não gostar mas não tem como evitar: as ferramentas Opensource de testes estão amadurecendo cada vez mais e estão um tomando espaço que lhe é de direito. Não tem como evitar a verdade e ficar na defensiva malhando as ferramentas "cuidado com Opensource, eles não estão ainda bons, são ruins, não tem suporte, não tem isso, não tem aquilo". Seja realista: o Opensource de Testes está tornando cada vez mais acessível a automação a quem antes não podia ou não queria. E existem algumas ferramentas opensource que estão aí que nem preciso falar como RTH, Testlink, OpenSta, JUnit, JMeter, JCoverage, etc...

O fato é quem está na defensiva não vê que está perdendo mercado naquilo que atrai mais cliente: transparência e ousadia com Qualidade e experiência, transformação positiva com inovação. Tem lugar ao sol para todos, mas não adianta garantir o querendo ser anti-ético.

A verdade está lá fora... :)

Vejam link abaixo com uma reportagem no Gartner Group:
http://www.gartner.com/resources/149700/149777/hps_spi_dynamics_buy_sets_tr_149777.pdf

Abraços,

Leonardo Molinari

Nenhum comentário: