segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Lider de Testes X Gerente de Testes

Pessoal,


vamos discutir uma discutir as diferenças básicas entre Líder de Testes e Gerente de Testes.

Ultimamente, tenho tido contato com vários gestores e líderes (ou até mesmo pessoal de RH) que me pedem que explique a diferença e explique as minhas experiências em cima. Antes de tudo: como consultor vivo dando consultoria para pessoas que querem estes dois tipos de perfis pois atuei de forma parcial ou completa em ambas as funções.

Pela literatura que li e que está na minha dissertação de mestrado (procurem no site da Univ. Estácio de Sá na área de mestrado e vejam minha dissertação) mais o que vi e vivi (não vou ficar aqui postando excesso de links pois quem desejar va onde aponto e veja mais, pois este post é um post livre):


a) Líder de Testes: igual a um time de futebol, pois o lider tem a função de capitão, que lembrar cobrar apoiar sob o ponto de vista técnico e mesmo participar dos testes da equipe. Ele tem a função de liderar e ser o capitão. Em geral é alguem mais experiente ou mais ligado com o projeto ou ao conhecimento envolvido que serve de apoio. Quando isso não acontece é alguém com papel de lider e motivador interno.

b) Gerente de Testes: é aquele gestor de está mais ligado na alocação de recursos, entende cobra e apoia em outras areas e prazos (negociando em geral) com todos. Alguém tem de ser o técnico. Muitas vezes o gerente pode parecer apenas um "piloto de ms-project" como dizem, mas na verdade ele está limitado as funções que lhe são atribuidas. Muitas vezes o gestor pode fazer mais e não faz, que é incrementar a comunicação e detectar os riscos e os problemas. O gerente pode (em geral o faz) gerenciar um ou mais projetos. Alguem tem de alocar os recursos e ter a visão macro de problemas. Esse é o papel mais básico do gestor.

Existem 3 tipos de projetos e para cada um deles lideres são colocados com perfis distintos:

-projetos locais onde todos estão localmente olhando um pro outro.
-projetos locais mais todos estão geograficamente dispersos (ex: um em cada andar), e se comunicam por email ou skype/msn/etc
-projetos a distancia onde a equipe está geograficamente dispersos. A equipe neste caso é virtual.

Cada tipo de liderança e  projeto tem suas vantagens e desvantagens e problemas. Acreditem: participei de todos os tipos acima.

Hoj não vou discutir os tipos acima, mas pelo menos serve de um bom recomeço.

Abraços a todos,

Leonardo Molinari

Nenhum comentário: