quarta-feira, 29 de julho de 2009

Guerra da Inovação III - Site de Buscas do Yahoo




Pessoal,






na Guerra de Inovação entre Google e Microsoft, mais um capitulo: Microsoft e Yahoo fecharam um acordo.

A MS vai administrar o site de buscas do Yahoo por 10 anos.

E nos 5 primeiros anos o Yahoo receberá 88% do lucro publicidade online.

O site de buscas do Yahoo, usuará o algoritmo de buscas do Bing (da MS) e a MS utilizará os recursos de publicidade on-line do site de buscas do Yahoo. Isto significa que a Google poderá a medio prazo ser ameaçada diretamente no seu nucleo: o site de buscas. Se isto for afetado, a Google é afetada fortemente.

Se formos juntar Yahoo + MS em termos de sites de buscas, teremos ai cerca de 1/4 a 1/5 do mercado de buscas nos EUA. A Google controla cerca de 2/3 do mercado de buscas. Agora a coisa é séria.

Minha visão: Ou a Google dá um salto forte em aumentar o desempenho e potencia e recursos do seu site busca para consolidar a liderança ou ela vai ser realmente ameaçada seriamente. O problema é foco: ela está tentando entrar em outros nichos e isso pode afetar seu desempenho onde ela tem mais força.

Vamos aguardar os proximos capítulos...



Abraços e voltem sempre...





Leonardo Molinari


==============================


http://diariodaqualidade.blogspot.com/

Sucesso Lançamento do Livro Testes de Performance




Pessoal,






mesmo atrasado aqui uma satisfação enorme: o lançamento do meu novo livro Testes de Performance no início do mês foi um sucesso.


O Seminário onde falei muito deste tipo de teste , foi um sucesso. Muitos livros sorteados. Quem não foi, perdeu. Não devo repetir o evento, salvo se for em turma fechada dentro de uma empresa (ou algum caso especial), mas neste caso não seria comigo o contato, seria com o Pessoal da MZP o contato.





Foi muita, muita mesma, informação técnica que passei. O pessoal fico em estado de choque. Até os mais céticos (isso mesmo) ficaram chocados. Tem gente que faz teste de performance a muito tempo e não tinha noção do que passei. E no livro tem mais...





Qual a razão disso tudo: simples. Eu ensinei a pensar em como fazer e analisar testes de performance, mesmo sem ter ou tendo muito pouca ferramenta. Eu procurei ser um educador (como sou) e não um ministrador de seminários (eu nunca faço isso, mas tem gente que faz). Procurei ensinar a pensar... O livro é assim: ensina a pensar.





Leiam o livro ou veja apenas pelo sumário, que está disponível no site da Editora Visual Books, e entendam o que coloco aqui.





Ufa... espero que entendam o desafabo, pois fiquei vários dias sem postar (estava de recesso aqui no blog, que eu mesmo me dei por conta de cansaço e volume de trabalho). Sem contar uma gripo forte que peguei, que me debilitou. Ainda bem que não foi gripe suína...


Tudo de bom pessoal.




Abraços e voltem sempre...




Leonardo Molinari

=================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/

Links Quebrados & Testes de Performance


Pessoal,



não tem jeito, como Blog a coisa é dinâmica. O mundo é dinâmico. A Web mais ainda. Tem alguns posts bem antigos, cujos links estão quebrados. Não como evitar. Um Blog não é um banco de dados que dá para gerenciar tudo de tudo. É impossível.


Quando isso acontecer, e eu não detectar me avisem, que procurarei ver o link mais atual. Se não der para achar a versão atual, então é porque não tem solução. Por isso que na Normas Técnicas da ABNT, não existe mais o conceito de bibliografia. Já a algum tempo é "referências". Dentre as referências, inclui-se links encontrados na internet. A data e a hora, bem como o link em si, são informações que como podem mudar, é necessário se ter a referência histórica.


Então galera: me avisem. Radicalismo, simplesmente avisando que um link (mas sem dizer qual), de pouco adianta aqui no Blog.


Agradeço a todos, mas uma novidade:


O MEU novo livro, Testes de Performance, já está disponível de novo. Ficou fora do ar cerca de 15 dias, por conta de um problema de Editora, que detectei um bug (muito raro, e que pouquíssimas perceberam o raro erro, e nem no lançamento do livro o bug foi percebido, foi coisa sútil) na contra-capa do livro (não afeta e é independente do conteúdo do livro em si). Optou-se por paralisar as vendas por alguns dias, e acertar o bug da contra-capa. Nos primeiros dias o que foi vendido fez um enorme sucesso as vendas. Quem comprou, não sairá prejudicado, pois é tão mínimo, que na minha opnião nem justifica (devido ao trabalho que se terá, por são tão mínimo) de querer trocar o livro. Alguns só vão perceber algo, ou procurar, depois que verem este post aqui... Agradeço a todos pela paciência. Isto nunca havia acontecido comigo antes.


Agraços a todos,


Leonardo Molinari

==================================

terça-feira, 28 de julho de 2009

Guerra da Inovação II - Quem está vencendo?




Pessoal,



a guerra entre Google e Microsoft (MS), tem tido novos movimentos.


Vamos ao sumário dos fatos dos ultimos meses:

-Google contratou engenheiro que ajudou na construção do Office da MS e criou o seu proprio pacote office que é free disponivel numa nuvem (cloud computing).
-MS contratou CIO que foi ajudou no seu site de pesquisas do Yahoo. Daí saiu o Bing, site de buscas da MS.
-MS está investindo milhões com previsão de investimento p/ uma (1) década em marketing relativo ao Bing.
-Google anunciou que está desenvolvimento de um sistema Operacional, que sairá em máquinas Netbooks (alguns fabricantes já fecharam acordo)
-O pacote Office da MS estará disponivel na Nuvem em breve e visa neutralizar a concorrencia (leia-se Google)
-Empresas (grandes empresas) não estão tendenciosas a usar pacotes da Google (similar ao office da MS) nas nuvens. Motivo: dados ficariam nas nuvens saindo da proteção da propria empresa.
-O Bing conseguiu netralizar o (parte de buscas) Yahoo nos EUA. Tirou publico de um. O yahoo foi netralizado. A Google não sentiu nada. Mesmo o yahoo nos EUA estando com 11% do mercado, o Bing já em junho ocupava 8,4%. Quem perdeu nisso foi o Yahoo.

O que isto significa: a verdadeira estratégia era eliminar o serviço de busca do yahoo, para depois partir p/ lutar contra a Google. Ao fazer isso ele força o Yahoo a ficar numa situação critica (cujo CEO foi trocado a cerca de um ano). A publicidade on-line é uma fonte de dinheiro que todos querem abocanhar.

Ao entrar no mercado de Netbooks, a Google quer abalar a MS ou distraí-la. O principal ganha-pão da MS é o sistema operacional. Problema que vejo grave aí. O suporte ao usuário é um ponto forte da MS. A Google teve sempre problema com isso. Ela não tem uma estrutura madura de suporte. Lembremos que sempre um produto novo, que não é testado bem e entra de forma imatura num mercado altamente predatório, corre o risco de ficar com imagem arranhada.

-A Google tem diversificado seus produtos e tem tentado entrar em novos mercados. O perigo que mora ao lado, é justamente o maior problema: perder o foco por querer abocanhar o mundo.

-A MS tem investido radicalmente em inovação tecnologica: novos produtos e soluções que detenham seus adversários.

A curto prazo a MS ainda fica atras do Google nos sites de pesquisa. A longo prazo, poderá afetar fortemente a Google, ainda mais se o launch do seu sistema operacional der muitos problemas no inicio.

A médio prazo o Yahoo deve ser comprado pela MS (ou parte deste pela MS). Isso vai abalar o Google, pois a posição da MS se fortalecerá. Ainda vejo a Google na dianteira nos sites de buscas, mas a coisa pode complicar a longo prazo.

Em termos de Sist. Oper. A MS ainda deve continuar a frente.

Vejamos os proximos movimentos...


[ ]s


Leonardo Molinari


==============================


http://diariodaqualidade.blogspot.com/