segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O impacto do Erro de Escrita - Exemplo Real



Pessoal,


me perdoem mas todos podemos errar. Um livro, por mais revisões e capricho que se tenha, sempre terá erros. Um software sempre terá da mesma forma. O que quero dizer que temos que saber que erro sempre estará por aí, "esperando", mas isso não é motivo para desistirmos de fazer uma boa escrita.


Qual o impacto disso? Muito. Já vi muitas pessoas colocarem frases como:


"Que analista idiota! Nem sabe escrever. Como posso confiar nele?"

"Seu incompetênte! Fora da daqui e veja se aprende um pouco de português!"

"Você não disse que fez 5 anos de estudo de inglês? Como sabe escrever essa palavra?"

"Como vou ler uma revista que leva um mês para um fazer algo e ainda sai com erros extruxulos?"


Isso mesmo pessoal: o impacto total. A imagem e um trabalho tecnicamente ótimo, cai por terra. Sabe o que a constância do erro de lingua significa? Falta de capricho, cuidado, atenção. Falta de Qualidade.

Vejam, não estou aqui para cruzificar ou exaltar. Estou apenas analisando um fato com provas de coisas que vivi.

Hoje fui no site da revista online "paga", o que acho um absurdo, da Editora DevMedia: A Revista Engenharia de Software Magazine. Que já está no número 9. Parabéns aos Editores por acreditar. Porém...

Porém vários problemas que já constatados desde a primeira edição aparentemente continuam: tem se percebido que a maioria dos autores possuem mestrado (nada contra, diga-se aqui um elogio), mas falta-lhes experiência prática como demostra-se ao escrever. Sem constar alguns artigos que ficaram em muito a desejar.

Lembram da minha análise sobre o problema da revista de apagar comentários e querer passar uma imagem que estava tudo bem? A Revista tem qualidade, não desmereço em nada a mesma, mas os artigos sendo em sua maioria muito teóricos.

Um indicativo na tentativa que obter artigos com qualidade e didática é a atual promoção mesma: artefatos eletrônicos e os brindes p/ os melhores autores. Isso é bom, mas demostra um certo desespero, e isso me preocupa. Na minha avaliação, a revista deste tipo tinha de ser free 100%, no formato da STP Magazine. Sem contar com os videos e outras coisa que são pagas. Entendo que todos precisam sobreviver, mas o Google sobrevivendo e vencendo , mesmo na crise, a base de anúncios e outras fontes. Mas mesmo assim acredito que pode dar certo (e torço por isso), mas muita coisa tem de mudar. A primeira delas seria elevar o nível dos artigos. Em outras palavras: ou muda ou se muda. Senão mudar a revista deixará de existir, o que não é uma coisa boa para todos.

Me preocupa quando a mesma revista parece (posso estar errado em algo) relaxar na qualidade do texto. Vejam o resumo do conteúdo da Edição número 8 onde encontro os seguintes erros:

-título do artigo (em mais de uma parte da pagina) com erro. Erro péssimo.
-o uso do "por que" (era p/ ser "porque" junto, pois ser uma frase explicativa. erro de texto básico). Vejam um link explicativo sobre o uso dos "porquês". Cliquem Aqui. Este tipo de erro é uma coisa que se aprende na escola.
-os termos "WebServices" estão juntos. Errado: o certo seria (como está no título) "Web Services" ou "Web services" (duas palavras separadas).

Vejam as imagens




Ao navegar aleatoriamente pela lista de vídeos/palestras constato dois vídeos com a mesma descrição. Vejam imagem abaixo:




Ainda fiquei sabendo (aí me preocupa bastante) que está para acontecer , ainda não confirmado e não divulgado, o ESM Day (indica que seria assim: engenharia de software magazine day). Um evento de patrocinado pela Ed. DevMedia. Bom se for ter palestrantes de nível e conteúdo significativo, poderá então valer a pena. Mas se os palestrantes forem os mesmos profissionais que escrevem os artigos, me questiono se o evento será de qualidade ou se será um evento teórico e acadêmico... Torço para que tudo dê certo. Não adianta chamar um ou dois "medalhões", pois não é assim que a coisa se resolve. Vejam o evento BRATESTE da ALATS. Está dando show em termos de lista dos palestrantes. É a nata do Brasil com convidados da Europa. Maravilhoso.

O meu livro, Testes Funcionais de Software tem sido um grande sucesso e se tornou um marco? Sabem o motivo? Linguagem simples e direta aliada à técnica agregada a experiência real e significativa. O meu livro tem poucos e raros erros de língua, que estão sendo registrados p/ a devida correção na 2a edição, conforme eu os encontro. Mas o conteúdo sim, supera qualquer erro. É justamente isso que quero dizer: conteúdo real é a essência da Qualidade num texto técnico. A criatividade não tem limites, e é justamente isso que falta ser otimizado (ou libertado ou liberado) na revista em questão. Futuro tem. Falta ousadia e sinceridade e, sobretudo, transparência. Reconhecer os erros é a primeira delas. Torço de coração para que dê tudo certo.

Em meu blog agradeço sempre que me apontam erros. Humildemente agradeço.

Lembrando Barack Obama: Yes, we can. The change is here!

Abraços a todos e voltem sempre!!!


Leonardo Molinari
=======================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/

2 comentários:

jprvilhena disse...

Bom dia Leonardo,

As criticas são válidas, mas por que ao invés de evidenciar esses erros, não fazer uma proposta para a revista e fazer uma revisão antes da revistar ser disponibilizada?

sds,

Joao Paulo

Leonardo Molinari disse...

Caro João Paulo,

eu apenas estava escrevendo sobre o assunto do post, quando me deparei com os erros da revista (que por sinal não via a um bom tempo o site). A revista, ao invés de se preocupar em "atacar" o minha análise, acredito que seja melhor observar as falhas e os erros da revista e humildemente consertá-los. A edição 9 saiu e o que observei foi da edição 8. Comeram mosca feio.
Se a DevMedia estivesse interessada em escutar, o Editor da revista, que tem meu celular, me ligaria e conversaria pessoalmente, o qual seria um prazer conversar com ele (estou sempre aberto). Nada contra.

Espero que entenda,

[]s