quarta-feira, 7 de maio de 2008

A Qualidade Em Detalhe - Analisando Análise do Leitor da Revista Engenharia de Software





Pessoal,



como já postei anteriormente a algum tempo, foi lançada a revista de Eng. de Software Magazine da DevMedia. O primeiro número está (ainda!!!) free na web. O fato é que no próprio site da Editora houve uma promessa a algum tempo de que sairia o segundo número (este agora pago e em versão impressa nas bancas do país). Bem... ainda estamos esperando... Mas segundo o site estará em breve nas bancas. Vamos a "alguns poréns" que detectei:

- Em dois artigos da revista, um de Alexandre Bartie ("Agilidade ou Controle Operacional?") e outro do colega Cristiano Caetano ("Gestão de defeitos") que a meu ver refletem "que a opinião de um leitor" pode expressar uma verdade e uma falsa verdade:

(a) O artigo de Bartie teve uma avaliação muito negativa no site. Eu mesmo acredito que deve ter ocorrido uma série de falhas na elaboração do artigo. Na "foto" que tirei da semana passada cerca de 80% das opiniões declaradas no site mostravam que o artigo "não foi útil". Quando temos uma margem boa de amostra (de pelo menos mais 50 opiniões podemos estatisticamente dizer que temos uma boa amostra). Voltei uma semana depois e vi que o Editor da Revista assumiu falhas no artigo. Ponto positivo.

Veja a avaliação do Bartie na semana passada + opinião do leitor no proprio site:



(b) Ainda relativo ao item "a" acima: o mesma revista retirou (GRAVE E PERIGOSO!!!) outras declarações de leitores que também se mostraram indignados com o artigo. O pior: indíces de avaliação (notas dadas pelos leitores) foram alteradas pelo Editor. Votos contra o artigo tinham diminuido de uma semana pra outra, em um caso específico que não me lembro exatamente ocorreu. Estranho não??? Votos do leitor sendo alterados para passar uma imagem de perfeição. Talvez os leitores tenham sido "muito duros" com o autor acima, se analisarmos o histórico. Na foto que tirei vocês podem a declaração de um leitor. Isso vai contra a ética de toda e qualquer portal que queira se mostrar transparente. Ponto Negativo Grave. Aqui no Blog prezo pela transparência. Não escondo. Isso não desqualidica a revista nem aos outros artigos. Ponto Negativo Grave.

(c) O Bartie já tem um histórico de questionamento de opiniões (contra ele) e de nível de artigos em diversos grupos que ele participa muito alto. Me refiro aos grupos web que participo também (traduzindo: existem muitos leitores que não o qualificam como um autor sério de fato). Isso deve ter contribuído para a resposta acima. Frisso: os leitores podem ter sido muito duros com Bartie. Ponto Negativo.

(d) No caso do artigo do Caetano, achei que a avaliação não foi suficiente, pois a opinião dos leitores ficou em termos amostrais dividida. Se considerarmos o volume de vezes que o artigo foi acessado, podemos considerar (e eu atesto isso) que o artigo do Caetano é bom. Poderia até não estar na revista, mas no mínimo é digno de respeito. Isso não quer dizer que não poderia ser melhorado e otimizado. Ponto Positivo.

Veja a avaliação do Caetano na semana passada + opinião do leitor no proprio site:



(e) A revista teve uma amostra (pequena de leitores que não gostaram dela). Para mim (em linhas gerais) os artigos são "mais para teóricos" do que para práticos. Para mim (por mais absurdo que pareça) o que salvou esse link com a realidade foi justamente o artigo do Caetano. Os outros, são bons, mas são muito teóricos. Mas, lembre Caro Leitor: neste ponto é minha avaliação. O que percebi é que a maioria de profissionais com mestrado publicaram seus artigos na revista. Isso não é uma crítica, mas uma observação. Então o foco da revista é "teoria em Eng. de Software". Ainda sim a revista é boa e mereçe ser lida, mas com resalvas. Ponto Neutro.


(f) O fato é que existe (aí eu vou colocar uma critica velada): existe um gap e uma guerra entre a universidade e o mercado. Profissionais que do lado de fora são um sucesso (publicam artigos, livros) são vitimas de perseguição quando resolvem fazer mestrado. Tenho um caso real (e outros reais) de um colega vitima assim. Ou a perseguição é intelectual ou é assédio com perseguição intelectual. Pena. Meu medo é que isto tenha se refletido na revista... Isto coloca em cheque o coloquei acima: o próprio Bartie e Caetano podem ter sido vitimas e não saberem... Aqui eu não escondo, mesmo que seja contra mim... Ponto Neutro.



- Eu mesmo enviei um artigo que seria uma série voltada para o Software de Má Qualidade (era o título da série de artigos que estaria publicando) com intenção de ser publicado na revista impressa. Eles (a editora) optou por desejar colocar em seu portal para poder atender aos outros leitores da editora DevMedia. Eu rejeitei porque em termos de web eu coloco AQUI no Diario da Qualidade. Optei por colocar o texto no meu proximo livro em forma de Anexo, de tão bom que ficou. Ele tinha sido criado/projetado (o artigo) para ser publicado em mídia impressa e não midia eletronica/web. Bem, acredito que Editora perdeu pois já pré-submeti o artigo a dois consultores "neutros" e a avaliação foi excelente. Queria ter certeza se o artigo deveria ser mesmo publicado ou postado na web, aqui no Blog. Ponto Neutro.



Bem pessoal... procurei colocar o que vi e o que detectei. Posso ter errado, mas fui honesto com minha consciência.... Quando voltei uma semana depois em termos estatisticos, as avaliações haviam mudado pouco. Somente comentarios que foram eliminados.


Abraços a todos,


Leonardo Molinari
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http://diariodaqualidade.blogspot.com/
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Um comentário:

Anônimo disse...

Leonardo,

Fui convidada pelo Editor da revista para publicar um artigo sobre Estimativas. No meu caso, a demanda foi um artigo com enfoque prático. E foi isso que escrevi, quando o artigo for publicado, espero que os leitores gostem de ler e que seja útil para os estudantes e profissionais. Além de Mestra (lado acadêmico), sou consultora de métricas há mais de 10 anos no SERPRO, por isso para mim é fácil conciliar o lado acadêmico e prático. Sou pesquisadora e consultora na área de medições de software. Não posso opinar sobre o artigo na área de testes que você mencionou, porque não sou especialista em testes. Mas, como você é consultor e especialista em testes, há bastante tempo, seus comentários são importantes e confiáveis. Eu sei que o mercado é muito exigente, não adianta alguém dizer “sou especialista em XPTO”, realmente precisa comprovar o conhecimento para ser reconhecido. Infelizmente, o mundo acadêmico não é assim. Qualquer um pode se dizer especialista em uma área sem ter ao menos conhecimentos básicos sobre o assunto.
Uma vez tive um artigo rejeitado em um Congresso Acadêmico, ao ler as críticas, observei que um dos avaliadores, que prejudicou a avaliação do trabalho, estava ressaltando que eu estava cometendo um “suposto erro conceitual” em Análise de Pontos de Função. Eu conheço muito bem o manual de contagem de Pontos de Função (CPM), sou especialista com certificação CFPS desde 2001 e para ser CFPS tem que demonstrar conhecimento no manual 90% de acerto no exame de certificação. Enviei uma mensagem para a coordenação do congresso e a resposta foi “o avaliador de seu artigo tem razão porque ele é especialista”. A resposta correta seria “O avaliador se diz especialista”. Nenhum avaliador do Congresso tinha a certificação CFPS. No entanto, neste mesmo congresso, foi publicado um artigo sobre APF com conceitos errados, uma fórmula do manual CPM foi aplicada erradamente, um conceito básico que os “avaliadores especialistas” não observaram. O artigo está publicado nos anais do Congresso, disponível na WEB, disseminando para indústria e para a Academia uma maneira errada de se contar Pontos de Função. Além deste erro, encontrei outros erros que nunca um Analista ou Consultor de métricas do mercado, mesmo que não tenha nível superior completo, cometeria. Porque o mercado exige comprovação de conhecimento quando vai contratar um profissional.
Também concordo com sua afirmação que profissionais de sucesso são perseguidos em um Mestrado ou Doutorado e muitas vezes, vítimas de assédio moral. Pesquisei muito sobre o tema assédio moral, por interesse pessoal, suponho ter sido vítima de Assédio Moral em uma Universidade bastante conhecida no Rio de Janeiro. Em minhas pesquisas, identifiquei que a fonte do assédio moral é a inveja. Assim, alguns “Professores” sentem inveja do sucesso de seus alunos e tentam eliminá-los, utilizando-se de práticas de ofensas repetitivas para destruir a vítima. Eles tentam fazer com que o aluno pense que não tem capacidade para a elaboração de trabalhos acadêmicos, que não pode ser um pesquisador.
Eu defendo a pesquisa acadêmica aplicada para a solução de problemas da indústria. Este tem sido o foco do meu trabalho, unindo o lado acadêmico com o prático. Em algumas Universidades, essa “guerra” entre mercado e academia terminou e isso é bom para os dois lados. Uma parceria ganha - ganha. Os alunos podem escrever suas Teses com estudos de casos ou experimentos reais e a indústria ganha por ter pessoas pesquisando para a solução de seus problemas. O governo tem um grande interesse na elaboração de Teses aplicadas à indústria. No entanto, na minha opinião, para um professor orientador que não tem vivência no mercado é muito difícil orientar tais trabalhos. Porque ele “supõe” quais sejam os problemas da indústria, mas não vive o dia a dia. Ainda, existem os orientadores que afirmam que: “a indústria implanta qualquer coisa”. Esta afirmação foi feita por um Professor com Pós Doutorado em uma Defesa de Tese de Doutorado. É difícil imaginar esse professor orientando uma Tese aplicada à indústria “que implanta qualquer coisa”.
Mais uma vez, Parabéns pelo seu blog. Fico no aguardo do lançamento do seu novo livro. Os seus livros sempre aparecem com inovações sob o ponto de vista prático. É isso que a indústria, que não implanta qualquer coisa, precisa.

Abraços

Claudia Hazan /
claudinhah@yahoo.com