terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Sessão Curiosidades Mensal de 02/2008 - Teoria do Caos e Albert Einstein


Pessoal,

Este mês falarei de Albert Eisntein e a Teoria do Caos. No que se refere a Einstein, não preciso falar dele. Ele se explica sozinho. Mas falarei de sua teoria do Caos.


A Teoria do caos tenta de todas as formas possíveis explicar o porquê (e inserir uma compreensão) naquilo que não se pode explicar de maneira obvia. Inclui-se ai coisas como: o porquê dos desenhos das crianças serem fractais e o porquê de as bigornas serem mais utilizadas em desenhos animados. Pirei? Não...


O que Einstein fez foi unificar e colocar de forma a Teoria do Caos. A mais de 200 anos que o homem vem se debatendo. Ela pode ser usada em muitas areas como a Matemática. Uma variação de um pequeno valor numa equação aparentemente linear causa uma mudança abrupta no resultado final, quando aplicada na pratica. Porque? qualquer pequena alteração o contexto natural leva ao caos.


"A ciência do Caos é relativamente recente e é considerada a terceira grande revelação deste século nas ciências físicas. Através do estudo desta ciência, verificou-se que um sistema passa facilmente de um estado de ordem para um estado caótico, podendo surgir, por vezes de uma maneira espontânea, dentro do caos, a ordem. Também foi verificado que pequenas diferenças nas condições iniciais de um sistema podem conduzir a diferenças bastante significativas no resultado final, sendo deste modo fortemente abalado o paradigma da física determinista."


Os fractais são desenhinhos quaisquer feitos por crianças, nos quais você verá a existência de simetria perfeita. A geometria fractal busca padrões organizados de comportamento dentro de um sistema aparentemente aleatório.


Não se sabe ao certo, mas nenhuma bigorna pode ter menos de 17 Ton e por um decreto da ACME, maior criadora desses objetos, o ÚNICO comprador delas é o Papa-léguas. Pirei? outro exemplo: O bater de asas de uma borboleta pequenina no Brasil pode desencadear uma mudança das condições atmosféricas que pode culminar em um tufão no outro lado do mundo.


Muitas coisas inexplicáveis podem explicadas pela teoria do caos. Uma das aplicações inusitadas seria a aplicação em Testes exploratórios. Entenda: se o testador não possui um plano de testes, nenhum requisito, como ele pode sentar em frente ao monitor e começar a navegar pela aplicação e assim de uma hora para outra os defeitos surgem na sua frente? A diferença é que o testador que faz testes exploratórios busca o caos durante o teste. Em outras palavras: ele faz o ilogico para descobrir a logica do defeito. Pirei?... Simples não...



Vejam aqui alguns links:

-Link1.
-Link2.
-Link3.
-Link4 (wikipedia).


Abraços e espero que ao lerem este artigo, que a Qualidade se multiplique positivamente dentro vocês (ups!) ...


Leonardo Molinari

==========================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
==========================================

Nenhum comentário: