quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

RTH Turbo - Resultados e Planos Futuros


Pessoal,


as vezes tomar uma iniciativa mexe com muita gente!


O que estou querendo dizer? Quando resolvi disponibilizar o código do RTH (ferramenta de planejamento e gerencia de testes opensource) que tinha turbinado (isto é, contribuido) com diversas modificações, incrementos e relatórios o fiz porque depois de esperar quase um ano pelo pessoal original que manda no código da ferramenta dizendo que ia disponibilizar o código que eu tinha feito para a comunidade...


Chamei a ferramenta de RTH-Turbo... e sabem o que aconteceu:

  • muita gente passou a baixar a ferramenta, pois os incrementos foram fundamentais para uso em alta produção da ferramenta.
  • incomodou o pessoal que contribui para o Testlink (a muito tempo atras eu cheguei a contribuir para o Testlink, mas cai no limbo das contribuições)... Pensaram de início: mais um concorrente, e este conheçe o nosso código...
  • incomodou o pessoal do próprio RTH que lançou (depois de mais 1 anos) uma versão nova da ferramenta (um mero release em estado parcial com poucas melhorias).
  • o próprio pessoal do RTH agora está fazendo uma pesquisa pois deseja retirar 2/3 da ferramenta e só deixar o núcleo de testes (test cases). O resto passaria a integrar com outras tools opensource do mercado.
  • me fez ver que em médio prazo vale a pena incrementar o RTH-Turbo.


Cinco features serão necessárias (vou me concentrar no que é essêncial e quente):


a) permitir que os planos de testes sejam copiados por inteiro.
b) colocar o conceito de dados de testes normalizado. Isto é: um conjunto de dados de teste (data test suite) poder ser reutilizado em mais de testes.
d) colocar um aba de modo a ter um painel de métricas de controle da qualidade (igual ao da ferramenta da Rational)
e) incrementar radicalmente a gerencia de defeitos (talvez até substituir por um mantis ou bugzilla diretamente incorporado).


Bem gente... vou tentar. Pode demorar um pouco mas o plano está ai. Com estes incrementos o RTH-Turbo passará para a esfera da "F1" das ferramentas de planejamentos de testes.


O que vocês acham?.... Quem desejar contribuir pode me escrever para lm7k@yahoo.com.br que poderá fazer parte do projeto do RTH-Turbo.


Vejam meu post antigo sobre o RTH-Turbo - cliquem Aqui.

Vejam o link do RTH-Turbo no Google Code - clicando Aqui.



Abraços a todos,



Leonardo Molinari
==============================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
==============================

Nenhum comentário: