terça-feira, 18 de dezembro de 2007

QUEM GUARDARÁ OS GUARDIÕES ? ALERTA - QUANDO O ANTI-VIRUS É PORTA ABERTA



Pessoal,



"Quem guardará os guardiões?" é uma frase antiga que questiona a velha contradição onde o protetor, ou herói, pode vir a ser um vilão devido ao abuso (ou ausência completa) de poder e responsabilidades...


Aqui o herói é o software de anti-virus que nos ajudam em muito a nos manter bem longe de diversas ameaças. Porém devido a uma falha de concepção, onde a maioria dos anti-virus podem passar a ser porta aberta para a entrada destas ameaças. A principal falha, é a panacéia: o anti-virus é o protetor supremo. Ledo engano. Existem ameaças menores tais como adwares, onde passam a abrir pop-ups e a degradar continuamente o Sistema Operacional. Traduzindo: o adware "mata" aos poucos o Sistema Operacional. Isto vale para outros. Daí a surgimento de softwares como Spyboot (muito bom) para nos livrarmos destas pragas menores.

O problema é que as pragas menores são ponte e porta aberta para as pragas maiores: os virus em si, que "matam" ou danificam mais rapidamente a sua máquina.

Em outras palavras: o software de segurança pode se tornar um Risco. E em qualidade todo risco deve ser considerado...

Imagine você no meio de um projeto, na vespera de entregar um Build, a sua máquina dá zebra!!! e você perde parte do que estava fazendo... Bem, devo lembrar a famosa Lei de Murphy pode acontecer a qualquer momento.

Tem uma ótima reportagem que mereçe leitura: clique Aqui.


Lembre-se: mantenham seus antivirus sempre atualizados...


Abraços a todos,


Leonardo Molinari
===============================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
===============================

Nenhum comentário: