segunda-feira, 12 de novembro de 2007

WEBLOAD NA PRÁTICA & TESTES FUNCIONAIS & TUTORIAIS - INDO ALÉM DO OBVIO

Pessoal,

aqui no blog não se perde tempo. Tenho observado que alguns blogs tem postado sobre o Webload. Fiz uma "checagem"e verifiquei que o foi colocado são em geral cópia ou tradução de artigos e tutoriais. É válido e é normal isso. Mas não explorou e não foi além do que a ferramenta pode fazer.

Pergunta número 1: Como se iniciar e aprender de fato sobre o WebLoad?


Resposta: Vá nos sites:
-Comunidade do WebLoad (oficial). Clique Aqui. (não deixe de se cadastrar)
-Veja o Forum da Comunidade. Clique Aqui.
-Veja o Quick Start (*** HOT ***). Clique Aqui.
-Assista o Tutorial em vídeo (AGORA É SHOW PESSOAL!!!!) de como aprender a fazer teste no WebLoad. São várias lições em um grande tutorial divido em vários tutoriais menores. Clique Aqui. (atenção: cada lição do tutorial as vezes demora pra entrar e dependendo do PC pode até não entrar algumas lições)
-FAQ do WebLoad. Clique Aqui.

Pergunta número 2: O WebLoad pode fazer teste funcional ?


Resposta: SIM!!!!!!.
Ele possui features para isso (por mais que não seja 100% voltado para testes funcionais mas o que possui é de altíssimo nível), mas as features estão lá e é possível muita coisa.

Veja o Tutorial de como fazer testes funcionais (este mesmo tutorial é um sub-item do outro tutorial acima). O enfoque das features é testar links e fazer verificações na tela. Qualquer outra coisa pode-se aproveitar recursos de programação e inserir no webload.Clique Aqui.

Abraços a todos,

Leonardo Molinari
==============================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
==============================

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Molinari,

acho que voce se referiu aos meus artigos.

Juro que tentei nao levar em consideração mas fazer o que, voce gosta de uma discussão né?e depois vem me falar de ética ainda por cima.

Por que ao invés de criticar voce nao elogia?suas frases e comentários são inválidos, voce nao usa o bom senso e frases com ironia e ridicularizando as pessoas.

Tenho pena de pessoas como voce, sabia?voce falou q foi uma tradução e assumo que em muitos pontos foi sim, já que muitos nao sabem o ingles e nem essas pessoas voce respeita. São exatamente essas pessoas que eu respeito e são delas que ganho a confiança.

A cada dia que passa voce faz mais intrigas e confusões com comentários inuteis e que nao agregam nada.

realmente, vc está afastando as pessoas de voce cara. por que voce nao trabalha para o oposto?

quero ajudar aqueles q nao sabem o ingles, que tão começando na área de teste de software.

Acho só que voce anda meio incomodado pq seu site nao é mais visitado.

Gostaria mesmo é de falar muito mais coisa, mas realmente, nao vou fazer isso porque nao quero chegar no seu nivel, que é bem lá embaixo.

Só respeite os artigos publicados sejam por quem for e seja em qual site for.

E nao deixa uma coisa tão pequena te incomodar, como por exemplo um cara de 25 anos que já tem muito mais formação que voce!

Alias, como voce mesmo comentou sobre meus artigos, porque voce nao escreve um desse nivel, ao invés de apenas ficar falando que o WebLOAD é funcional, ou isso e aquilo. Muito blá blá blá e pouco conhecimento.

Acho que voce deve estar passando por uma crise existencial, ciumes dessa nova geração, poucos livros vendidos ou algo do tipo...

Todos nesse país se aposentam! quem sabe já nao chegou a sua hora. Chega no meu nível primeiro, depois conversamos mais.

ahhh.. claro, será que voce vai postar meu comentário agora? ou vai ficar com medo de perder mais pessoas com a sua falta de respeito com aqueles que nao sabem o ingles ou estão iniciando na área??e como sei que vc é o senhor da moral e ética, sei que vai responder com uma lição de casa e comentários que mais uma vez nao agregarão nada para o conhecimento de todos. Vaii.. se defenda como voce sempre faz!!!!

Leonardo Molinari disse...

Caro Anônimo,

sempre peço gentilmente que sempre as pessoas se identifiquem de alguma forma. Acusações são fáceis e infundadas, quando não se identifica. Não tenho nada pessoal contra ninguém. A mão para novos amigos está sempre extendida.

Se o senhor estiver se referindo a algum site ou portal que eu tenha indicado, ou deixado de indicar em posts anteriores, seria bom entrar em detalhes. Já postei o que deveria postar sobre recomendações, erros, acertos, injustiças e desculpas. Blogs ou portais que deixei de recomendar, por uma questão de ética não visito mais, o que sei destes sites é a respeito de menssagens que recebo dos grupos que participo. Não faço como muitos consumidores: não compro DVD pirata, muita gente acha errado mas compra assim mesmo. Mal sabe que está alimentando a violência. Casa ferreiro aqui o espeto é de ferro. Não minto aqui.

Meus posts anteriores mostraram a maturidade da qualidade deste blog, que é simples e sincero e honesto. Não estou precupado com números. Eles acontecem por si só, são consequência da Qualidade dos Artigos que busco sempre melhorar.

Quanto ao WebLoad, veja nos manuais do mesmo que ele permite fazer testes funcionais, mesmo não sendo seu foco. A Radview projetou a ferramenta pra fazer ambos os testes mas com um enfoque maior para performance e menos para funcional. Não falei nenhuma bobagem. O que digo está baseado no próprio site da comunidade do Webload.

Quanto ao curriculum vitae, cada um sabe de sua história, experiência e capacidade profissional. Eu tive felicidade de passar por diversas boas experiências que acabaram me fazendo ter uma ótima experiência em Qualidade e em Testes (e ainda vou fazer mais). Lhe desejo a melhor sorte possível.

Não tenho medo de tentar melhorar e crescer. Isto se reflete no Blog Diário da Qualidade, que tem se modificado, melhorado e se aperfeiçoado. Muita coisa boa estar por vir.

Fico grato pela sua visita. O Blog se transforma cada vez mais numa comunidade sólida onde a transparência é unica e qualidade é linda. Críticas e sugestões são bem vindas.

Muito obrigado e abraço e tudo de bom.

Leonardo Molinari

Anônimo disse...

Não preciso me identificar porque voce sabe quem eu sou. não queria levar adiante esse papo, mas como bom marketing que voce gosta de fazer, vamos lá:

primeiro: procure no google artigos sobre webload no brasil e verá quem eu sou!!!ou melhor, artigos escritos da forma que escrevi são uma revolução pois ensino passo a passo aqueles que desejam realmente aprender. escrevo para esses e não para os que já são "bons" como voce.

segundo: voce já decepcionou muitas pessoas com suas frases pesadas e ridicularizando as pessoas. para que tanta falta de respeito?como bom professor de ingles que fui e sou ajudarei quem precisa sempre pq vim de baixo e isso trouxe a humildade comigo. nao tenho medo de alguem ficar melhor que eu no webload ou qualquer outra coisa. voce apenas um dia citou o webload, que ele virou opensource, mas cade a contribuição pra comunidade de testes?cade o help pra quem precisa melhorar as atividades de teste em suas empresas?aprendi a ferramenta na raça e resolvi dividir essa conquista com todos, facilitando o aprendizado. realmente esse é o meu objetivo, nao guardar a informação só pra mim. sua atitude de ter falado que existe q foi tradução incomodou muitas pessoas, justamente porque ajudei elas...

terceiro: o que me deixa mais pensativo é voce falar dos artigos traduzidos e fez a mesma coisa, ou nao?meus artigos são longos e com informação não tão obvia assim como voce mesmo disse, mas com a didatica necessária para se aprender o básico, porque daí a pessoa pode ir sozinha depois. falou tanto da tradução dos meus artigos que voce no seu post sobre o obvio foram meia dúzia de linhas e do tipo: Sim, o WebLOAD faz teste funcional ou melhor ainda, Veja o tutorial de como fazer os testes...como já disse.. vou sempre ajudar as pessoas que nao sabe ingles com as traduções e não somente falar para elas: tem manual, lê e aprende!!!!

por que voce assim como eu nao mostra na raça como faz? se fizer, indico seu post para todo mundo assim como faço com outros. perca tempo com screenshots, padronização de todo o texto no modo justificado, explicações de cada item, etc, etc...e não ficar agulhando as pessoas.

quarto: em nenhum momento questionei se o WebLOAD faz ou nao testes funcionais, pois sei que faz. dai vc me fala pra ver no manual?ver na comunidade?isso nao seria a mesma coisa q vc citou dos meus artigos?sobre a tradução? voce fez a mesma coisa, só que nao quis gastar tempo escrevendo um artigo interessante e aumentando o conhecimento de toda a comunidade de qualidade. mt facil falar q o WebLOAf faz testes funcioais e mandar ver no manual.

quinto: quanto ao cv, sou assim humilde porque ralei pra chegar aonde estou hoje. sou esforçado e me dediquei mt pra ter o conhecimento que tenho hoje. nenhuma pessoa vai tirar esse meu mérito com frases precárias e fora de contexto.como sou humilde, nao me importo que pessoas aprendam tão rápido coisas que levei horas, dias, meses.passo toda a informação sem nenhum problema pois assim cresço junto.

pratique a boa ação. O natal tá aí e é tempo de repensar as atitudes, palavras, ações.

e melhor pensando, posso me identificar sim: Meu nome é Fábio Martinho Campos e não tenho medo nenhum de me mostrar, pois sou assim como seu site "que tem se modificado, melhorado e se aperfeiçoado" e "a transparência é unica e qualidade é linda". :) :) :) :)

Leonardo Molinari disse...

Caro Anônimo,

o objetivo deste blog é discutir Qualidade, dentre outras coisas que o cercam. Não discutir possíveis picuinhas ou ameaças, como o Sr. tem feito, o que é passível de processo. Porque a partir do momento que o Sr. não se identifica corretamente, de forma com que tenha e-mail devido para a confirmação e não assume as suas acusações presumo que o Sr. não é o Sr. que supostamente diz ser, e como tal não posso considerar tais palavras. Até porque o Sr. pode estar usando o nome de outra pessoa. O Sr. pode até mesmo ser um sequestrador tentando me coagir. Nada confirma que o Sr. é o Sr. mesmo. Nada tenho contra o Sr., sendo mesmo quem diz ser ou não sendo. O Sr. pode ser outra pessoa a mando ou a pedido de outra, ou se fazendo passar por outra com intuito de caluniar. Espero que entenda isso, e siga seu caminho e coisas boas apareçam em seu caminho. Brigar não leva a nada, a não ser quando for em defesa da vida, tal como uma vitima briga com um assaltante para salvar sua vida em momentos de desespero. De forma antecipada eu lhe perdoô.

Neste caso, peço gentilmente que deixe de postar este tipo de comentário que em nada tem agregado ao blog. Neste caso me sinto no direito de não publicar seus comentários que o Sr. venha a colocar, neste caso optarei por colocar uma resenha de modo a não constrangir os leitores. Meu e-mail está disponível para qualquer contato.

Quanto aos assuntos tratados pelo Sr., creio que não tive a oportunidade de ler artigos referidos do Sr., por estarem (acredito eu) no Portal sobre o qual me posicionei no passado aqui no Blog. Se for referido ao Portal que penso que é, o Sr. pode estar denegrindo a imagem do seu próprio Portal e do dono e Responsável por ele, o qual conheço e é meu amigo.

Não tenho nada contra ao Sr., especificamente, ou aos possíveis seus artigos (no caso do Sr. ser quem diz ser).

Não questiono em nenhum momento a sua capacidade técnica (no caso do Sr. ser quem diz ser), porque não sou seu empregador (caso assim tenha) para assim fazê-lo. Todos temos qualidades que devem ser aproveitadas em prol do bem comum. Não acredito que "neste momento" o Sr. esteja fazendo algo neste sentido.

Dar orientações, sejam analisadas ou traduzidas são válidas, e não vejo mal nisso. Seja através de palestras, artigos, ou videos. Eu tenho por habito analisar varios artigos. Eu sou naturalmente um "sintetista" (oposto ao conceito puro "analista") no que diz respeito a artigos em inglês.

Se o Sr. for quem diz ser, como posso me referir ao seu artigo se nem cheguei a lê-lo? Posso ter mil e um defeitos mas sou honesto o suficiente para ter uma postura ética no que diz respeito a falar de artigo "A" ou "B". Não sou de jogar piadas ou indiretas. Meu estilo como já coloquei também não é "melância no pescoço".

O Leitor deseja ver informação com Qualidade, e não ler piadinhas ou " :) " colocados de modo humilhar ou a constrangir. Quando o Sr. faz isso, o Sr. ironiza a Qualidade. Deming teve de sair do EUA para ser ouvido. Ele acreditou nos seus principios e lutou por eles. Anos depois ele foi reconhecido. Acredite e peço-lhe, busque o bem e não o mal. Busque a paz e não a briga, o que o Sr. ganha com isso? Vingança leva o Sr. a evoluir? Não acredito.

O tempo que o Sr. está perdendo escrevendo, em vez de me atacar com meras acusações deve investir seu tempo em continuar fazendo aquilo que acredita e que tem tempo para tal (Se o Sr. for quem diz ser). O mesmo vale para a minha resposta (que foi longa e peço desculpas ao Leitores), por isso minha colocação de não mais publicar futuros comentários seus, que a nada levam, se forem referidos a este assunto novamente. Espero que faça o melhor pois a Qualidade sairá ganhando.

Lhe desejo novamento tudo de bom e que siga em paz.

Um abraço,

Leonardo Molinari

Anônimo disse...

Que bobagem cara, se identifique. Se você se incomodou com o Molinari, se identifique. Se você é quem estou pensando, não vou ler mais artigos vindos de você naquele site... Achei bem infantil seus comentários.