quinta-feira, 18 de outubro de 2007

ANÁLISE DO EVENTO DE TESTE DE ALATS - PARTE 02 (fim)


Pessoal,

Se desejarem vejam a parte 1 da análise do evento da ALATS no Rio, o BRATESTE 2007 que postei na semana passada (senão continuem lendo o texto abaixo). Clique Aqui.

Análise Macro das palestras:

Estarei fazendo a análise palestra por palestra. Mesmo não entando no evento na parte da manhã analisei os ppts depois e no dia ainda coletei diversos comentários. É na prática um trabalho de reportagem. Quem desejam passe no site da ALATS e baixe as palestras (clique Aqui)

1) Palestra de Abertura (palestra da manhã)

Palestrante: Emerson Rios (da Alats)
Analise: não pude assistir a palestra, mas pelo ppt disponilizado um dos destaques da palestra falar em linhas gerais da Alats e detalhar mais o processo de certificação de testes pela própria Alats. Ótimo ppt. Estatisticamente o Emerson sempre deu ótimas palestras.
Impressão levantada junto ao público: muito bom pois esclaresceu o processo de certificação.

2) Palestra - Tema: "Automação no Projeto de Teste de Software" (palestra da manhã)

Palestrante: Ricardo Cristalli (da Alats e da empresa iTeste)
Analise: não pude assistir a palestra, mas pelo ppt disponilizado um dos destaques da palestra falar muito bem tecnicamente sobre o processo de automação de testes. Ótimo ppt. Estatisticamente o Ricardo sempre deu ótimas palestras.
Impressão levantada junto ao público: muito bom pois deu uma visão geral sobre o processo de automação de testes.

3) Palestra - Tema: "Estimativas para Elaboração e Execução de Testes Sistêmicos Funcionais" (palestra da manhã)

Palestrante: Rosanne Carneiro (da Atlantico)
Analise: não pude assistir a palestra, mas pelo ppt disponilizado um dos destaques da palestra falar muito bem tecnicamente sobre o processo de levantar estimativas (estimar) para planejar e executar os testes no Atlântico. Ótimo ppt.
Impressão levantada junto ao público: muito bom pois deu uma visão geral sobre o processo de estimativas usado no Atlântico. A palestrante na parte da tarde mesmo não estando aparentemente bem de saúde (as vezes acontece) falou que ainda estava sobrecarregada de serviço e que dar a palestra no evento foi ótimo.

4) Palestra - Tema: "Teste contínuo e o problema do Oráculo" (palestra da manhã)

Palestrante: Arndt von Staa (prof. da PUC-RJ)
Analise: não pude assistir a palestra, mas pelo ppt disponilizado um dos destaques da palestra falar sobre o problema de uso oráculo para se prever se o resultado do teste está certo. Indicou ser uma palestra mais para teórica do que prática.
Impressão levantada junto ao público: não foi possível levantar de forma clara, mas houve indicação que gerou muitas perguntas e discussões.

5) Palestra - Tema: "Garantindo Qualidade na automação comercial da rede Sonae: a abordagem da Zero-Defect" (palestra da tarde)

Palestrante: Rafael Krug (sócio-diretor da Zero Defect)
Analise: este palestra assisti. Foi ótima, mas o palestrante teve de correr um pouco para ter tempo para as perguntas. Ótimo ppt apresentado. Mostrou um grande case relativo ao cliente SONAE (rede de super-mercados), onde o parque tecnologico estava antigo e não haviam testes ou um processo de testes. O cliente precisava de resultados a curto, médio e longo prazo.
Impressão levantada junto ao público: muitas perguntas e entusiasmo mostraram o impacto positivo junto a platéia.

6) Palestra - Tema: "A Abdordagem de Regras de Negócio como Facilitador de Testes de Software" (palestra da tarde)

Palestrante: Claudio Santos (da Caixa-Econômica)
Analise: este palestra assisti. Outra que foi boa, porém foi uma abordagem genérica sobre regras de negócio e sua aplicação no desenvolvimento, incluindo testes. Quem esperava detalhes técnicos se enganou, pois o foco foi no negócio e o papel da regras que tem se falado tanto hoje em dia. Um congresso tem de ter de tudo e este foi caso. Ótimo ppt apresentado.
Impressão levantada junto ao público: muitas perguntas porém o público se preocupou mais com o processo de implantação das regras de negócio. Participação positiva do público.

7) Palestra - Tema: "Testes de Sofware & Vôo 3054 da TAM" (palestra da tarde)

Palestrante: Leonardo Molinari (consultor independente e autor de diversos livros)
Analise: esta palestra ministrei. Falei de Testes Web, Testes em sistemas Embarcados, e coloquei a importância da prevenção de problemas através de testes, e do papel de heróis em Qualidade. Fica difícil analisar a mim mesmo, mas pela receptividade do público nas perguntas e depois da palestra mostrou o saldo positivo. Segundo a Claudia Hazan o qual havia pedido um impressão da minha apresentação/ppt antes do evento, gostou do ppt.
Impressão levantada junto ao público: varias perguntas e pelo fato de ter colocado um desafio ao final da palestra (quem resolvesse um Sudoku que apresntei ali na hora ganhava um livro meu), que foi resolvido em 3 a 4 minutos. Participação positiva do público.

8) Palestra - Tema: "Fábrica de Teste e Certificação - Caso Vivo" (palestra da tarde)

Palestrante: Renato Leal (sócio da Potenza). A palestrante original não pode vir e outro da mesma empresa foi escalado.
Analise: este palestra assisti. Outra que foi muito boa, pois mostrou em linhas gerais como funciona a certificação de aplicações que são colocadas nos celulares para Vivo, através da fábrica de testes da Potenza. Deu uma excelente visão de mercado. O palestrante extremamente descontraído e a vontade colocou alguns palavrões muito bem colocados que tiraram risadas do público. Ótimo ppt apresentado.
Impressão levantada junto ao público: Das que eu vi, foi a com a de melhor participação. Chegaram até perguntar quanto era o preço de seu serviço de certificação de aplicação, que foi prontamente informado a todos. Mas isto eu não conto não...

9) Palestra - Tema: "Uso de Testes Automatizados em solução SAP R/3" (palestra da tarde)

Palestrante: José Mauro Rangel Rosa (gerente Petrobrás).
Analise: este palestra assisti. Outra que foi muito boa mesmo tendo menos tempo que a outra. O palestrante confessou que não está muito acostumado a este de evento, mas em termos técnicos a palestra foi positiva. Deu uma ótima visão macro (simples e objetiva) do uso de solução de automação no processo de testes com SAP. Não se falou da Mercury nem de seus produtos, apenas citando-os como ferramentas usadas na automação. Ótimo ppt apresentado.
Impressão levantada junto ao público: Participação positiva do público com várias perguntas.

Avaliaçao final: o ponto positivo das palestras foi a variadade de temas, onde destaco a importância de testes em sistemas embarcados (a caso da SONAE foi um desses) e para impotância de requisitos e regras de negócio no planejamento de testes. O conceito e entendimento da importância de fábricas de testes é algo que tem se consolidade.

Abraços a todos espero que tenham gostado das duas partes da análise (Veja a parte 01 Aqui).

ps: quem desejar ver uma outra análise do mesmo evento clique passe no portal TestExpert. Tem algumas falhas de quem analisou acrescidas de observações minhas (comentários), a análise final é razoável mas tem falhas grosseiras. Porém por falta de transparência o Portal resolveu apagar minhas considerações e do responsável pela análise para dar uma impressão de a análise foi honesta. E não foi.
Resumirei
aqui: palestrante não colocado no post, afirmações foram feitas sem saber o que estava escrito no portal da ALATS sobre a descrição da palestra, a analise que teoricamente foi conferida pelo pessoal da ALATS não detectou estas e outras falhas de análise. O Portal não assumiu falhas e correção da falha. Deixo de recomendar de hoje em diante o Portal TextExpert pela falta de ética e transparência. Coincidentemente a palestra não analisada (e mal analisada foi a minha). Muitas coisas boas que ocorreram não foram citadas. Mas aqui eu não escondo. Não minto ou omito. NA QUALIDADE TRANSPARÊNCIA é ESSENCIAL. Por mais que a estrutura do Portal tenha pontos positivos, como a oferta de vagas, mas falhou em ser honesto e transparente. Fico triste por um Portal irmão errar deste jeito. Mas deixo de recomendá-lo. Não sei se no futuro este erro será sanado. Mas é uma mancha que denigre e imagem da Qualidade. Sou consultor e autor sério. Quem trabalha com teste tem que ser profissional. Da mesma forma que um cliente deve ser respeitado, o leitor e quem passa pelo Portal deve ser respeitado.

Leonardo Molinari

2 comentários:

Anônimo disse...

Leonardo:

Explicaciones muy entendibles, sencillas y de fácil compresión...como yo tenía pensado ir al evento y no pude por razones económicas, agradezco tu aporte. También creo que es bueno para toda la comunidad de testers existentes en toda latinoamérica.
Saludos desde Montevideo.

Marcelo.

Leonardo Molinari disse...

!Grácias Marcelo!

su participación és muy importante para toda latinoamerica.

Mucho gusto, y és bienvenido siempre acá.

Saludos,

Leonardo Molinari