quarta-feira, 19 de setembro de 2007

VALORIZE A QUALIDADE ANTES QUE... (VOCÊ SABE)...


Pessoal,

vamos uma das maiores dúvidas que existem quando trabalhamos em equipe.

DÚVIDA: Se você é o gerente de uma equipe, porque não mostrar (e valorizar) "pequenas" coisas na sua equipe, seja de desenvolvimento, testes, levantamento de requisitos ou de banco de dados antes que ela seja DEGOLADA???? Por quê não valorizar boas coisas que existem nela??? Se ela faz um ótimo teste (mesmo sendo equipe de desenvolvimento) documenta as coisas de forma única e clara na empresa por que não mostrar a todos o valor dela, e dar crédito a quem merece crédito?

RESPOSTA: ego. ( espere aí Leo, apenas isso????). Por quê "ego"? Muitos gerentes, tem por caracteristicas gostarem de serem "idolatrados". Se alguém for melhor eles, adeus. Ou se você aparecer mais que eles, acabou. Esta afirmação não é a única resposta viável, mas é a resposta que mais se sobressai. Existem gerentes que gostam que sua equipe seja "discreta". Outros gostam de "sugar" e se esqueçem que existem serem humanos do outro lado. Cada caso é um caso.

SOLUÇÃO DE FATO DO PROBLEMA: sinergia. (de novo: só isso, simples assim???). Se todos forem levados a perceber que o sucesso de um é o de todos, a coisa sai. Mas e o desempenho profissional, crescimento, não conta??? Sim, conta mais tem de ser feito de forma discreta e equilibrada. Eventuais trocas de membros entre equipes distintas cria um fator de re-sinergia e não deixar os membros caiam no ostracismo. A sinergia deve ser valorizada seja no gesto, na transparência, no respeito independente do cargo. E no mais supreendente: humildade. SIM!!!! Humildade. Um líder sem liderados não faz sentido. Metas não executadas não é bom, se for algo impossível e inviável que seja colocado as claras antes do "barco afundar", e antes que possoas sejam demitidas sem que nada possam fazer.

Pode parecer loucura, mas um verdadeiro gerente deve procurar ser também líder. Acredite nas potencialidades de cada membro da equipe para que acreditem em você.

É o lado humano valorizado na Qualidade... :)

Abraços,

Leonardo Molinari

Nenhum comentário: