segunda-feira, 13 de agosto de 2007

A IMPORTÂNCIA DE "LÓGICA" EM QUALIDADE DE SOFTWARE E EM GERÊNCIA DE PROCESSOS - PARTE 02



Pessoal,

tenho insistido em tocar no assunto "lógica" porque este é um dos problemas mais graves na formação para quem entra não somente na área de Qualidade ou de Processos, ou mesmo Desenvolvimento. É importante para a área de Informática como um todo. E o que tem de "sub-nutrido de lógica" por aí não está no gibi... Isto mostra uma má formação para quem entra nesta área.

Toco hoje num ponto importante: existe hoje dois grandes grupos de lógica. O primeiro grupo é conhecido mais como "lógica" apenas, e o segundo mais como "teoria da confirmação":

1-Lógica Dedutiva;
2-Lógica Indutiva.

A maneira mais simples de entender (1) é que se "começarmos algo com um argumento válido , então, independente das premissas que forem acrescentadas , teremos um fim ou conclusão válida".

A maneira mais simples de entender (2) é que se "começarmos algo com um argumento forte ou válido, o mesmo pode se tornar inválido ou fraco na medida que acrescentamos premissas fracas".

Agora imaginemos tendo que validar um processo ou requisito através de um documento extenso e detalhado. Como e quão ele será válido? Dependerá da forma "lógica" como você encara e o quão quem escreveu pode esclarescer as dúvidas. As mesmas dúvidas vão reforçar ou justificar ou até negar algo que você "pensou ou observou" que pode invalidar o argumento-alvo. Em muitos casos um processo não é possível se representado de forma direta. O mesmo tem de ser validado e transformado numa representação visual que seja clara para todos.

Passem no link:

http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/sainsbury.htm

Não deixem de ler.

Abraços,

Leonardo Molinari

Nenhum comentário: