segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Um Conto de Ano-Novo

Pessoal,

aqui vai mais um conto meu. Este baseado na obra de Charles Dickens, no livro "A Christmas Carol".

Título: "A Falha de Natal"
Autor: Leonardo Molinari
=========================================

Era tudo assim: corrido, pra ontem. O chefe sempre dizia: urgência máxima. Donato, não perdia a oportunidade. Bug, problema ou falha, ele não perdoava. Entrava com as evidências no Bugzilla, dizia quem falhou e saia rindo. Ele errou, dizia sempre ele apontando com o dedo em riste para pessoa relacionada ao problema...

Mas todos reclamavam dele.... Ele sequer discutia com o desenvolvedor se o bug era mesmo bug e se havia necessidade de entrar com o mesmo no Bugzilla. Ele não perdoava. Queria subir a qualquer preço na carreira. Informava o bug e pronto!

Um dia ele virou lider. O seu gerente sempre dizia: com você no comando, encontrar bugs é fato certo, não é Donato?

Era sempre assim, ele não ligava para as pessoas. Só ligava para os resultados.

Era vespera de Natal. Praticamente ninguém foi trabalhar, mas Donato foi. Ele não parava. Era meio-dia quando ele descobriu um problema. Era uma falha ou um novo recurso? Não havia documentação quase.

Ele resolveu ligar para o primeiro usuário da feature, que estava na empresa ainda. Era o usuário do passado...

O mesmo usuário mostrou para ele que isso não era problema, talvez fosse algo novo. Lembrou-lhe que até os testadores podem falhar ao testar, coisa básica que ele aprendeu no início da carreira, e que deixasse isso para após o Natal... Foram palavras fortes que o fizeram refletir....

Mas ele não perdia tempo. Será que era bug ou não? Ele ligou para o usuário atual: era o usuário do presente. Ele lhe falou como as coisas funcionam e que quem estava vendo o problema era ele, Donato. Tudo tem de ter algum erro? E se quem usa estiver satisfeito? Ele lhe lembrou das conseqências para aqueles que usam pouco a aplicação: ela teria de sair do ar e haveria uma correria para ser resolvido no meio do Natal. Ele lhe mostrou a crueldade que estava fazendo. Foram palavras fortes que mostravam que todos são seres humanos.

Donato ainda tinha dúvidas... Ele resolveu ligar para um outro usuário, que iria usar a aplicação dentro de alguns meses (ja havia uma programação) em função de novas features a serem implantadas... Era o usuário do futuro.

Este último usuário lhe mostrou as consequências finais se ele levasse tudo ao pé da letra o seu destino seria ficar cada vez mais isolado na liderança e ele poderia vir a ser demitido. O seu crescimento a qualquer custo poderia ter um preço. Na visão dele, aquele probleminha não era nada. O sistema não ia parar ou o negócio da empresa não ia deixar de funcionar. Era algo que ele podia passar para outro avaliar e que na visão dele não era problema. Era um falha de impressão no manual que induzia a um falso problema.

Ele parou... ficou chocado com tanta crueldade que poderia vir a fazer...

Um pequeno problema que lhe poderia causar grandes prejuízos se ele fosse teimoso e orgulhoso. O problema não estava no bug. Estava nele, no Donato.

Ele foi pra casa. Comemorou com família. E quando voltou ao trabalho, parecia outro. Passou a ser exigente de outra forma: usando o bom senso, sem ser radical em nada. Afinal, o maior valor de uma equipe são seus membros...

===================================

Abraços

Leonardo Molinari
==============================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
==============================

Nenhum comentário: