quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O Ano Não Acabou - Estratégias de Automação de Testes para Executivos



Pessoal,








quem pensou que o ano havia acabado aqui no Blog se enganou... sempre tem algo mais que quer falar....



A inquietute me transforma sempre!!!


Imagine você colocar na mão de um executivo (no mínimo um gerente) que controla a área de testes. Alguns tópicos que ele precisa saber:


> Uma estratégia global ou geral em automação de testes garantirá uma maior confiança no desenvolvimento do seu produto e no ciclo de desenvolvimento como um todo. Teste não é remendo, é investimento.

> Automação necessitaria maior tempo no desenvolvimento (tanto no desenvolvimento da aplicação como um todo, e um bom tempo para desenvolver os scripts). A economia será encontrar menos bugs em produção, o que poupará de um custo maior (tanto financeiro da manutenção da aplicação como da imagem da empresa).

> Automação de Testes permitirá usar melhor os recursos da empresas (pessoas e alocação de tempo).

> Automação permitira você faz mais testes porque leva menos tempo para executar os testes. O único custo é o desenvolvimento dos scrupts de automação que devem ser planejados conforme a característica da aplicação. Se uma aplicação vive mudando, os scripts devem ser planejados para serem manutenidos mais rapidamente e facilmente.

> Uma estratégia geral de automação de testes permitirá entregar mais.

> Uma estratégia geral de auotmação de testes aumentará o descrescimo de surpresas (a quantidade de problemas diminuirá).


Erros comuns que os executivos confundem e que pode afundar uma Automação de Testes:

> ALOCAÇÃO FINANCEIRA: QA (quality assurance) e Testes devem estar em orçamentos separados e serem encarados como projetos separados, mesmo que dentro de algum projeto maior. Em QA queremos controlar a qualidade da aplicação como um todo (envolve outras áreas). Em Testes o enfoque é o quanto se pode gastar para ajudar a garantir o funcionamento da aplicação (seja investimento em ferramentas, em tempo de alocação, em contratação de novos recursos, etc). Não confunda pimentão verde com pimentão vermelho. Isso é um erro que geralmente acontece.

> Os Executivos precisam ter visibilidade do Projeto de Testes e do Processo do Testes. Senão como ele vai saber em que investir? Transparência é fundamental, por parte de quem apoia o gestor.

> Métricas qualitativas e quantitivas precisam ser estabelecidades. Não sobrecarregue com muitas métricas, tenha um número reduzido mas variado e consistente, mas sempre as questione.

> O Executico gestor deve saber e lembrar: Teste manual é inevitável, mas deve ser minimizado. Automatizar tudo não é a panacéia para todos os problemas.

> Automação de testes acelerá a velocidade da execução dos testes, mas não é a solução para tudo e nem espere dele ao que saia em minutos ou segundos. É rápido mais tem limites. A equipe de testes deve focar em aumentar a qualidade dos próprios testes automatizados. Sair automatizando tudo por automatizar é ingenuidade.

> Uma Automação de Testes Global pode (e deve) aproveitar recursos fora do horário normal de trabalho e recursos que estejam em outros paises. Isso é produto e inteligente. Executar um teste a noite e no dia seguinte analisar os resultados é algo inteligente.

> Planeje, planeje, planeje e depois planeje. Por último execute os testes. Investir em planejamento é algo inteligente.

> Procure ter membros de sua equipe de testes em alto nível. Da mesma forma se precisa ter um ótimo desenvolvedor, invista em treinamento interno e contratação de gente boa para testes. Não queira baratear demais. Isso se refletirá diretamente na qualidade dos testes. Isso é o que chamo de subnutrição em testes. Nutra a mente (com bons treinamentos) e nutra os sentimentos (estimulando a equipe) de todos envolvidos. Vale a pena investir.

> Nunca esqueça, o que se aprerentemente se gasta em testes é investimento e não gastos. O produto sairá com maior qualidade e todos ficarão felizes. Isto salvará a empresa e a ajudará a economizar alguns milhoes...


Espero que com as dicas acima os executivos que lidam e gerenciam testes vejam a Automação de Testes como algo que pode ajudar em muito a empresa.

Abraços a Todos e Voltem Sempre,

Leonardo Molinari
=====================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
=====================================

Nenhum comentário: