terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Inovação no Box - Luta do Século - Lições




Pessoal,



este post é para falar um pouquinho de algo do passado, indo na direção de lições que não devem ser esqueçidas. O papo é inovação.



Em 1974 (mais de 30 anos atrás), no Zaire, ocorreu o chamado combate do século, a luta entre Muhammad Ali e George Foreman. O grande boxeador Ali havia perdido o título anteriormente por se recusar a lutar na Guerra da Coreia. Tentou voltar mas perdeu o título (agora como desafiante) para Joe Frazier. Este por sua vez demolido depois em apenas 2 assaltos por George Foreman (depois de levá-lo seis vezes ao chão em menos de 2 assaltos). Esse era uma espécie de máquina trituradora devido a sua explosão e força física.

Ali finalmente desafiou Foreman. Mas na luta observa-se conceitos básicos de inovação:

> No primeiro round Ali inovou usando um jab (soco reto a altura do rosto) a partir da mao direita (ele havia observado que Foreman defendia o jab com a mão direita mais avançada em relação ao seu rosto..... perceberam o falha?).

> Depois ele mudou de tática (analisou a situação e novamente inovou , conhecendo suas limitações). Passou a se defender durante 6 assaltos consecutivos, usando as cordas para amortecer o impacto do soco "explosão" do Foreman. Olha outra inovação. Ou será improvisação. O fato é que ALI havia fortalecido seu corpo para apanhar, apanhar, apanhar, apanhar muito. Sabem o que aconteceu? Foreman se cansou, se desgastou. No oitavo assalto: dois golpes e Foreman foi a lona... Ali foi campeão de forma incontestável.

> A luta foi usada como referência para criação da história do Filme Rocky 3, o melhor da série Rocky considerada por muitos....

Lições:

> Inovação não é somente tecnológica. Pode ser de processo, de técnica , operacional.
> Quem lida com inovação (de fato) sempre está imerso no que está sendo criado. Essa história de participar de longe não dá certo.
> Garra, determinação, acreditar em si mesmo fazem parte do processo de crescimento profissional. Ali lutou até conseguir o que desejava. A
> Ali testou, testou, testou a resistência do corpo fortalecendo os seus limites antes da luta. Para mim, foi melhor defesa contra o melhor ataque. Ali não era um estratégista, mas passou a pensar e usar de estratégia para poder voltar a ser campeão.
> Existe uma briga entre estratégia e tática: tática é algo a curto prazo, algo de momento e, estratégia é algo a longo prazo. Uma pode derrotar a outra. Em xadrez, Gary Kasparov é um mestre em tática enquanto Anatoly Karpov era um mestre da estratégia. No futebol um time que joga na defesa o tempo raramente ganhará uma partida, exceto na falha do adversário. Lembremos que quando a muitos anos atrás o Coritiba foi campeão Brasileiro em cima do Bangu no Maracanã, usou uma estratégia 100% de defesa e foi campeão nos penaltis. A Itália ganhou da Alemanhã na última copa do mundo como? Foi defensiva no tempo normal ( 0 x 0 ) e ofensiva na prorrogação (2 x 0), supreendendo a todos.

Uma referência do assunto tratado está no link ao lado. Clique Aqui.

O que Testes e Qualidade tem a ver com isso tudo? Testar é muito mais validar um programa ou algo. Qualidade passa por testes. Mas nunca se atingirá a perfeição, que deve ser conquistada a cada dia.

Inovação é muito mais que colocar algo novo. Você pode estar usando algo conhecido no mercado mas que é novo na empresa. Uma mudança de processo é um tipo inovação.

Até mesmo uma inovação tem de lutar para se tornar uma inovação: senão é apenas uma boa idéia. Algo que traz retorno real para empresa (para o mercado ou para o ser humano) é uma inovação de fato. Quantas vezes Thomas Edison, inventor da "lampada elétrica", testou uma lampada até encontrar o seu primeiro modelo de lanpada elétrica que funcionasse de fato?

Se uma boa idéia encontra resistência na empresa a mesma dificilmente será implantada. As idéias precisam se transformam em algo real, isto é, em algo factível para possa de fato se tornar uma inovação. Se trouxer retorno para empresa é então uma inovação.

A luta entre Ali e Foreman é um marco em todos os sentidos: de lição de vida, de manter os princípios e mais ainda: de luta pela transformação constante. Afinal, o ser humano é um ser pensante... Ali foi além e se tornou uma lenda.

Abraços,

Leonardo Molinari
=============================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
=============================

Nenhum comentário: