sexta-feira, 29 de maio de 2009

A GUERRA DA INOVAÇÃO - GOOGLE X MICROSOFT



Pessoal,





existe uma onda e uma verdadeira guerra entre estas duas empresas, a Google e a Microsoft.


A Google (ninguem imaginava) era uma especie de cisne negro, um evento raro e improvável, que deu certo. A sua filosofia de inovação, onde a única coisa levada a sério na empresa é a "pesquisa" (está num dos mandamentos da empresa). A Google usou o seu buscador como ponto de partida, com isso usando uma filosofia inovadora a se tornar um sucesso. Através do seu buscador ela se tornou conhecida e poderosa.

A Microsoft que desejava ganhar mais espaço, e se tornar lider na internet, acabou perdendo a guerra. Ela não esperava que um "desconhecido" a ultrapassase na liderança da internet. Era o conceito de cisne negro tipico.

A Google não poderia ser batida como foi feito com a Netscape, que perdeu espaço porque a MS deu o seu browser de graça para todos.

A Microsft tentou nos ultimos meses usando técnicas tradicionais de liderança retomar o posto: tentou comprar a Yahoo, e tentou fazer outras aquisições. Tentou atingir a "marca" questionando-a ao máximo.

Vejam não estou defendendo a Google ou MS. Estou analisando. Nenhuma empresa é essencialmente má. Toda empresa quer se manter na liderança e dominar cada vez mais. Existem exceções, onde algumas não respeitam meio ambiente ou seres humanos ou a sociedade. Essas sim são "más".

A filosfia da Google era simplesmente: vamos inovar, criar novas tecnologias, novas e cada vez mais. Os seus funcionarios tem 20% do tempo do trabalho p/ atacar projetos pessoais e revolucionarios p/ empresa. Quando um projeto (ou ideia) é legal o funcionário tentar chamar outros para o seu projeto. Se o projeto der certo, e for adiante, sendo implementado, o funcionário recebe um premio. A Google se estrutura internamente em células, quase não tendo hierarquia. A Google ganha dinheiro com publicidade on-line, que é feita quando buscamos algo através de seu "buscador". Vide que muitos produtos dela ficam em versão beta por muito tempo.

Até aí... ótimo...Vocês sabiam...

Mas a MS viu que a unica saída era jogar o jogo da Google: inovar radicalmente, criando seu próprio buscador... Ela sempre teve um centro de inovação, onde produtos eram trabalhos e criados, de uma forma mais lenta. Mais no mundo corporativo tudo pode mudar em minutos...

A MS investiu e criou um novo buscado, radical com uma nova filosofia e voltado para o usuário. O Bing será lançado dia 3-junho.

A Google resolveu criar uma nova onda, criando um novo produto que unificasse tudo: email, comunidades, blogs, tweeter, etc. Nome do produto: Google Wave. E já vai lançar...

A MS está investindo cerca de 80 milhões de dolares em marketing divulgando o Bing. (3 vezes mais que a Google)

A Google está divulgando a nova plataforma de forma radical.

Pessoal, eu digo, temos aqui a Guerra da Inovação, pela liderança da tecnologia de buscas e pela internet.

Conselho: não desdenhem da MS ou da Google. O futuro "próximo" passa por elas. São grandes players do mercado.


Abraços,

Leonardo Molinari
===================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Leonardo,
Sou o Leandro ALATS-GO e você pediu meus emails para contatos

leandro.almeida@siagri.com.br
leandro.almeida@alats.org.br