quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Contos Tecnológicos: Tropa de Testadores 3 - Um novo começo


Pessoal,

vejam mais um conto da saga do "Tropa de Testadores".

ps: para quem perder os outros contos deste saga, vejam no menu a direito os contos da Tropa de Testadores.


Abraços,

Leonardo Molinari
http://diariodaqualidade.blogspot.com/

=================================================
Título: Tropa de Testadores 3 - Um novo começo.
=================================================

Ele acordou.

Pareci que tinha saído de um pesadelo, ou um sonho acordado.
Mas ele percebeu mais que isso: estava amarrado numa cama de hospital e, estava mais magro do que nunca.

Ele tinha de sair dali.

Chamou o médico. Ele não acreditou: estava em coma a 6 meses. Sua mãe como sempre era sua unica companheira neste tempo de solidão hospitalar.

O médico perguntou: Qual o seu nome?

Ele respondeu: Guimarães, Testador Guimarães.

Ele estava vivo. A lenda viva dos testes estava viva. O maior testador da sua empresa estava vivo e tinha saído do coma.

Tinha de retomar sua vida.

Algumas semanas depois tentou voltar a empresa na qual trabalhava, e foi prontamente aceito.

Mas mesmo de volta ao trabalho algo nele havia se modificado. Ele estava mais suave. Mais atento. Menos arrogante. Menos técnico, mais intuitivo. Afinal, foram 6 meses fora do ar literalmente.


Caro Leitor: Pare tudo! Pare a leitura! Não leia mais se desejar mais. Se você for do tipo que se contenta com pouco, vou resumir: aqui tudo termina em final feliz. Pronto, já disse. Pode ir embora, agora! Mas se desejar ficar mais um pouco e ver até onde este final feliz vai dar (ou quase, ou mais ou menos, ou sei lá onde vai dar), então não tenha preconceitos. Siga em frente sem medo, e boa sorte.


O ambiente para ele parecia outro. Tudo estava diferente. Não havia mais a ameaça do Palhaço da Qualidade, o Quality Joker. Sim!!! Ele lembrava do que havia acontecido. Conseguia lembrar de tudo.

Mas ele era o Testador-chefe do B.A.T.E. (batalhão de testadores especiais). Sua experiência em testes funcionais era única. Mas depois da saga e da luta contra o Palhaço, tudo passou a ser diferente. Ele sabia quem era o Palhaço da Qualidade se algum dia ele voltasse.

Mas as vezes eles voltam. As vezes os bugs voltam. O Bug 45311 de 2 anos atrás estava de volta, mas agora em outra aplicação. Isto o Testador Guimarães não sabia. Este era um bug infernal e poucas sabiam como ele tinha sido descoberto e depois eliminado.

Porém agora ele estava enfrentando o seu maior desafio em testes: testar o imaginável e o impossível no novo sistema da empresa. E tinha mais, não conseguiria testar tudo. O que fazer? Haviam regras de negócio, telas com muitos campos, vericações no BD, era muita coisa.

Mas o Testador Guimarães de hoje não era o Testador Guimarães de ontem.

Resolveu fazer um pit-stop para um suco de laranja com pão-de-queijo. Ele era alucionado por pão-de-queijo. Teve uma idéia, resolveu:

-criar todos os testes funcionais relacionados aos requisitos. Era o teste da essência do negócio ou testes formalmente "planejados".
-fazer o máximo de combinações possíveis nos casos de telas com muitos campos, e em alguns casos, optou por usar técnica combinatória de casos de testes que reduziria a quantidade de combinações chamada de array ortogonal. Era o teste da visão matemática.
-resolveu inserir alguns casos de testes onde ele justificava ser válido acrescentar, pois ele conhecia bem o negócio da empresa que o sistema novo suportava. Eram testes baseados na sua experiência e bom senso.
-resolveu ir além, separando um tempo para realizar testes exploratórios. Resolveu navegar e explorar a aplicação de forma aleatória.

Esta estratégia combinada deu certo. Foi sucesso. Ele conseguiu descobrir muitos bugs fazendo aumentar a robustez da aplicação. O seu novo apelido era "garoto das estrelas", pois caiu nas graças dos sócios da empresa onde trabalhava.

Mas nem sempre tudo era festa.

Novamente o mesmo padrão: ele ligou a sua máquina e lá estava um menssagem. "Eü voltei, meu nome é detento 45311".

Ele desconfiou de cara que o Bug 45311 estava de volta. Mas ele sabia o que fazer, como fazer e quando fazer.

Aplicou um teste de regressão, com uma ferramenta caseira que tinham desenvolvido, somente no ponto onde o bug 45311 se apresentava.

Tudo resolvido. E novamente mais uma charada: "Essa foi fácil, mais quero ver descobrir onde andam os passaros sem medo da rua 14".

Ele tentou descobrir quem era o novo Palhaço da Qualidade e sua nova charada, mas tinha tudo em vão. Ele sabia que havia um novo bug plantado na aplicação, mas não sabia onde. Não tinha como achá-lo. Ele optou por deixar o bug acontecer um dia. Ele optou por se preparar melhor para contingências. Era a alternativa da sobrevivência.

Como o bug não apareceu, ele deixou pra lá. Seguiu em frente, o maior bug que existe é o medo de viver. Isso ele sempre enfrentou de frente.

Amanhã será outro dia.
====================================

Nenhum comentário: