domingo, 11 de novembro de 2007

O HOMEM-ARANHA NÃO TERIA MEDO

Pessoal,

a resposta é simples: "o homem-aranha não teria medo". Como assim?... Essa frase foi falada por uma criança de 5 anos de idade quando perguntada porque salvou um bebê de 1 ano e 10 meses de idade.

Detalhe: o menino salvador estava brincando de super-herói com os amigos quando viu o incêndio no vizinho e foi correndo salvar o bebê.

Eu me pergunto:

-Porque o menino Salvou o bebê?
-Qual sua motivação para arriscar a sua vida?

A resposta é simples: "porque o homem-aranha não teria medo". O herói em quadrinhos (assunto este que já toquei aqui) homem-aranha é um exemplo no que diz respeito em vencer medos, desde medos simples até suas próprios limitações. Se um heroi inspira hoje atitudes assim, o que deverá inspirar nestas pessoas amanhã?... Coisas boas acredito eu.

Para quem quer ler mais da reportagem clique Aqui. Veja ainda as consequência de seu pequeno ato, clicando Aqui.

Mas o que isso tem a ver com Qualidade? O que ter medo tem a ver, ou não ter medo tem a ver com isso?

Vamos ver alguns pontos:

-Um profissional com medo não trabalha direito.
-Um ambiente de trabalho que seja gerenciado a base do medo não é de fato um ambiente de trabalho. Passa a ser uma prisão.
-Se andar na rua já é "em termos" um ato de coragem, devido a violência das grandes cidades, deviarmos nos trancar em casa? Não. Assim não ser viver, seria vegetar.

Porque toco neste fato inusitado: estou lembrando um dos Princípios de Deming para Qualdiade que trata do medo e opressão do trabalho em equipe.

Este princípio toca nos aspectos:

1-Afastar o medo de fato: As pessoas precisam se sentir seguras quanto ao emprego e suas
funções. Perguntar e sugerir deve ser um ato natural, livre de constrangimentos. O medo inibe a participação e esconde problemas, e ao final cria outros devido ao "medo".

2-Não lidere com base no medo. Não se deve usar um estilo autoritário de gestão.

3-Elimine o medo, para que todos trabalhem de forma eficaz e eficênte para a empresa.

4-Até mesmo um lider não deve liderar a base do medo. Escute para ser escutado.

Podemos concluir que o menino foi corajoso. Então que é de fato uma pessoa corajosa: é alguém que sabe de suas limitações, de suas habilidades defeitos, pontos positivos e negativos, e conhecendo essas variáveis resolve agir. É aquele que vê o medo e o supera.

Existe uma música, na minha avaliação muito interessante, do músico Lenine chamada "Miedo" (medo em espanhol) no qual ele canta em parceria com Julieta Venegas (a música é em parte português e em parte espanhol). Vejam abaixo:



Para quem desejar ver a letra da música Miedo, clique Aqui.

Parabens menino-aranha. Parabens a você profissional que "acredita" em vencer seus medos diariamente é algo positivo. Parabens a você que vence seus medos.

Obrigado Deming.

Obrigado a todos e um grande abraço,

Leonardo Molinari
==============================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
==============================

Nenhum comentário: