quinta-feira, 29 de novembro de 2007

NEWS - SUDOKU CONTRA SPAMS


Pessoal,



já coloquei aqui no Blog alguns posts falando de Sudoku. Este aqui é mais um deles, mas por uma causa nobre.


Devido a onda bestial de spams que invade a Web a muito tempo, alguns cientistas e engenheiros tem tentado combater esta onda. A última delas é usando o Sudoku. Como? O matemático Paul Gardner-Stephen da Flinders University em Adelaide / Australia tem uma sugestão de usar Sudoku no processo anti-spam.



A idéia é simples: quando o servidor suspeitar que a menssagem seja um spam, ela é bloqueada e enviado para o quem enviou um Sudoku que pela caracteristica em menos de uma hora não se resolveria (dependeria da complexidade do Sudoku)... Poxa... mas isto já é feito de outra forma hoje. Sim, mas hoje o tempo de solução e confirmação do e-mail (em geral usando um alguns caracteres para serem digitados e confirmados) permite que tudo se faça de maneira rapida. Resumindo: o indivíduo que fica enviando consegue mandar muitos spam por hora, e com o Sudoku ele consegueria enviar um e-mail por hora em média. Isto aliviaria o trafego na rede e desistimularia o envio de spams.



Os testes serão feitos inicialmente ano que vem pelo Paul em um servidor e ser der cert mesmo... Pelo menos em teoria funcionaria. Vamos ver na prática. Em 2 a 3 anos se isto funcionar se espalhará pelos servidores do mundo de forma ajudar a evitar spams.



Pode até não funcionar e não vir a ser implementada, mas devemos admitir que a ideia é genial.



Vejam o link da reportagem: clique Aqui.



Abraços a Todos,


Leonardo Molinari
==========================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
==========================================

Nenhum comentário: