terça-feira, 9 de outubro de 2007

Analise de Mercado - SAP compra Business Objects


Pessoal,

a SAP comprou esta semana a Business Objects, empresa de BI (business inteligence) por 8 milhões de euros. Em março a Oracle comprou a Hyperion, outra empresa de BI.

O que isto significa: aglutinação de mercado. A Oracle comprou para "fortalecer ou seu ERP" e integrá-lo as soluções Oracle mais fortemente. A SAP concorrente da Oracle, vendo esta compra não deixou por menos e comprou a concorrente da da Hyperion, a Business Objects. A Oracle saiu na frente e deu um passo importante.

Estas empresas de BI se valorizaram devido a seu potencial que exercem sob os empresas em nível de executivo. O CEO, CIOS e diretores que mandam é que são os reais clientes destas empresas. E são estes mesmos clientes que decidem a entrada de ERP´s nas empresas.

Não duvido nada que outra empresa de grande porte compre alguma empresa de BI menor. A Microsoft é uma delas que podem vie a comprar.

Por outro lado o mercado de BI se aglutinou e os grandes players agora mandam no mercado de BI.

O que a qualidade é afetada por isso? Vejo novos horizontes de especializações e mais profissionais de testes e dsenvolvimento sendo contratados para testar e por no ar os produtos com as devidas intergrações com os novos "donos".

Entender de BI passou agora ser uma necessidade. E por outro lado opensources tem aparecido.

Vejam uma reportagem do Reseller Web: clique Aqui.

O mundo munda e tudo se muda. A única certeza é a mudança.

Abraços a todos,

Leonardo Molinari

Nenhum comentário: