domingo, 30 de setembro de 2007

Sessão Curiosidades Mensal de 09/2007 - Isaac Asimov


Pessoal,

a sessão deste mês é uma homenagem ao grande escritor Isaac Asimov.

O "mestre" em termos práticos deixou um grande legado:

-As 3 leis da Robótica: revolucionaram o conceito de como encaravamos as máquinas, em especial os Robôs, máquinas que são mixto de software e hardware. As 3 léis são essencialmente baseadas em lógica.
-Romances diversos que ajudaram a impulsionar a ficção científica em todos os aspectos, inspirando a outros autores.
-O seu primeiro livro, a Fundação (1951), é um marco na ficção científica.

Qual o papel de escritores, ou sonhadores, como Isaac Asimov?

Resposta: pensar além, e fazer pensar além.

Graças a eles outros inventores tem idéias, inspirações, e sobretudo tentam realizar estes "sonhos" através de prótipos. Um exemplo disto é que no filme "Minority Report", do Spielberg e estrelado por Tom Cruise, o diretor (Spielberg) reunião num fim de semana vários cientistas, autores, e pensadores para responder a seguinte pergunta: como seria a Terra no ano XYZ, do filme? As ideias e sugestões levantadas foram colocadas no filme. Um exemplo disto é uma cena do filme onde Tom para numa vitrine e através de um sensor especial, o personagem de Tom tem seu perfil de compra identificado e recebe na hora sugestões de "compra" em função de seu perfil de compra. No nosso mundo real, no EUA já estão projetando sensores para detectar através de expressões faciais quem pode "indicar" ser um terrorista ou não. Meio louco não?.... mas já tem software desenvolvido em fase de teste. A idéia é agir de uma forma "pró-ativa" e não esperar o avião explodir como no 11 de setembro....

Eu recomendo: vale a pena ler algum romance de Isaac Asimov. Como sugestão "econômica" a L&M Pocket tem vários livros de Bolso do Asimov, mas são contos, mas são ótimos. Em termos de livros completos quem andou aditando foi Ed. Record. De qualquer forma vale a pena.

Vejam links sobre o Asimov:

Na Wikipedia - Clique Aqui.
Resumo de sua vida literária (vale a pena) - Clique Aqui.
Guia para ler Isaac Asimov da UOL - Clique Aqui.
Livros do Isaac no Site Submarino (bom preço!!!) - Clique Aqui.
Boa reportagem sobre Isaac - Clique Aqui.

E o que isso tem a ver com Qualidade: Isaac Asimov sempre em seus contos e livros, tudo se resolvia através da "Lógica". Ele divertia, escrevia, a ajuda a outros pensarem através de uso "embutido" da lógica. É... a velha e boa "lógica" é muito mais que "Sudoku"...

Espero que tenham gostado.

Abraços a todos,

Leonardo Molinari

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei ler "Eu, Robô". Uma coletânea de contos muito legal. Acho que agora vou começar a ler Fundação Trilogia. Pretende escrever algo sobre ela?

Leonardo Molinari disse...

Jack,

li Eu, Robô. É otimo. Talvez algum conto de robôs envolvendo qualidade ou sobre testes em robótica. São novos campos e novas possibilidades.

[]s

Leonardo Molinari