quinta-feira, 13 de setembro de 2007

COMO GERENCIO MEU PROJETO? E AGORA JOSÉ?

Pessoal,

eis que de repente o Sr. José recebe uma oferta de construção de site muito simples para uma loja de roupas e acessórios, e sem questionar, topa. A loja passaria a vender pela web fazendo entregas personalizadas.

O prazo estimado foi de 1 meses, para ele estava ótimo. Mas construir uma página pessoal, é diferente de construir um site de e-commerce... Isto ele não sabia. Fazer um desenho num papel é diferente de fazer um projeto de uma casa.


Quando ele percebeu, já haviam se passado 3 meses de prgramação e desenvolvimento, e pouco mais de 30% do site estava construído.

E agora José???

A margem de lucro dele que era em média de 50% acima dos seus gastos, neste projeto estava negativo em 60%. Em outras palavras, ele estava tendo prejuízo, e dos grandes. Depois de 7 meses, e não agüentar mais, o serviço, ou melhor, o projeto, foi entregue com vários itens sem funcionar ou com problemas, dentre eles links, gifs, páginas não testadas, tempo de resposta
acima do esperado em funções importantes do negócio do cliente, sem contar que a instalação do site levou 3 semanas. Tudo foi um grande fiasco que custou quase dois anos para ser solucionado.

Além de todos esses problemas "pequenos problemas", perdeu clientes por não ter cumprido o prazo de entrega do site, ele ainda teve que dar mais um ano de manutenção grátis no site...

E agora José???

A resposta está em usar uma coisa simples: Gerência de Projetos (G.P.), mas com foc
o em Web. O tradicional desenvolvimento com gerenciamento "tradicional" é útil, mas limitado. Em outras palavras: Gerência de Projetos Tradicional não resolve...

O que resolve? Unir os dois mundos: WEB + G.P. com foco no primeiro sem esqueçer dos conceitos do segundo.

Em 2004 pubiquei meu outro livro: Gerência do Projetos - Técnicas e Práticas com Ênfase em Web, pela Ed. Érica. Ele mostra a união e dois mundos.
Por que toco nisto??? existem muitos casos iguais ao do José e muitos casos de aplicação de G.P. tradicional em sistemas Web. Os dois "extremos" não dão certo. Pensem....

Espero que o Leitor não tenha passado por nenhum dos dois extremos. Pois já vi muitos projetos assim, e como Consultor e Gerênte de Projetos este é um dos maiores problemas.

O que vocês acham?

Abraços a todos,

Leonardo Molinari

Nenhum comentário: