sábado, 11 de agosto de 2007

THRILLER - THE REQUIREMENT-MONSTER!!!!!


.... Na mais distante sala,
Sala sombria de horror,

Horror de escrever palavras sem dor.

Dor de projetar,

dor de fazer,

dor de entregar,
dor de dizer não entender

e simples dizer:

- Que requisito monstro meu Deus. Que horror!!!

(agora imagine a musica do Michael Jackson Thriller ao fundo)

Pessoal,

esta entrada inusitada (que deve ser lida e relida com atenção) vem a questionar um fato único: O que devemos fazer quando nos é enviado ou colocado em mãos uma necessidade que se diz ser simples e não é??? (que é complexa pelo detalhismo e pelo texto único envolvido). E pior: imagine se o que foi enviado é simplesmente um requisito único enorme!!!!! (na realidade uma espécie de 10 em 1) . Já imaginou???? ... Este é o que chamamos de requisito-monstro.


Ahahahahahahah (imagine a famosa risada macraba que tem ao fim da musica Thriller)


Caro Leitor, digo que é uma situação cruel. Porém a solução é simples. Mostre que este requisito macro pode (e deve) ser detalhado em sub-requisitos... montando uma arvore de dependência (Requisito Pai, Requisito Filho A, Filho B, Neto 1, Neto 2 , Irmão 1, etc.). Identifique para cada requisito a complexidade e importância... e aí... você pode mostrar para o seu usuário que aquilo que ele pensa ser simples é um monstro de complexidade, mas que não é impossível... e de uma hora para outra o monstro se torna um ser normal.

A diferença é que não devemos ter medo, não importa o tamanho. Todos podem ser detalhados de maneira a se tornarem mais simples. Mas não se esqueça: simplicidade nada tem a a ver com volume de trabalho associado. Um requisito pode ser simples e ser trabalhoso...

Abraços,

Leonardo Molinari

Nenhum comentário: