domingo, 19 de agosto de 2007

REVENDO DIFERENÇA ENTRE DEFEITO E FALHA

Pessoal,

devido a algumas as pessoas não terem entendido 100% a diferença entre defeitos e falhas, vou formalizar isto através de exemplos e comantários meus postados em respostas. Afinal, como você poderia pensar em um plano-contra-falhas e disastres senão entender esta diferença...

Antes vejamos um pouco de Dilbert sobre "bug"... Riam a vontade novamente:

Veja as diversas explicações entre Defeito e Falha (também conhecida com "Bug"):

Explicação 0 (zero):

Defeito é uma não conformidade, isto é, não está de acordo com algo formal tal qual um requisito. Uma falha é qualquer problema que possa ocorrer no sistema, tal qual um "carro" que tentamos ligar e o mesmo não "pega". Não ligar não quer dizer que o carro tenha um defeito (que é algo permanente e caractiezado) , mas que falhou, falhou ao ser ligado.


Explicação 1:

Imagine um carro que você comprou zero. Você verifica todos itens do carro (step, motor, radio, um pouco de gasolina, etc) e os mesmos estão lá (incluindo o manual do carro). Você sai dirigindo o carro e depois de 5 kilometros o carro resolve "engasgar"... e tanto engasga que para e afoga o motor. "Mas como pode???"... O que vc viu é problema do carro, uma falha grave. "Como um motor novo engasga???".. Ai você olha o manual e vê no manual escrito (PRESTE ATENÇÃO NO TEXTO): "O carro foi projetado para depois de 5 kilometros parar devido ao motor ser ultra-compacto. Sendo portanto o motorista obrigado a parar o carro a 4,9 km."... Como você o carro foi projetado assim, desse jetio maluco, que na pratica é uma falha, mas não um defeito. Defeito seria se no texto acima estivesse escrito "100 km" ao inves de 4,9km. Percebeu a diferença. Defeito é algo especificado por alguem e escrito e falha é qualquer problema, que pode ou não ser uma falha.

Explicação 2:

Se um sistema foi projetado para ter no maximo 100 (cem) usuarios simultaneos usando o sistema, porém quando temos 500 usuarios o sistema para, esta parada é defeito ou falha? É uma falha sempre e mas não é defeito porque ainda não está escrito em nenhum lugar que ao ter 500 usuarios o sistema pararia. Pra ser defeito tem de estar escrito e documentado previamente.

Explicação 3:

Imagine que você compra um esmalte de unha, e você usa-o e sua unha fica azul. Sua unha fica linda com o esmalte novo e você amou o esmalte novo. Eis que de repente você olha no rotulo do esmalte e está escrito: esmalte vermelho. O que vemos é um defeito ou uma falha? É um defeito (o que está na embalagem não condiz com o conteudo) mas NÂO é uma falha pois o esmalte funciona e não dá alergia e fica lindo.

Temos 4 situações importantes quando tratamos de defeitos e falhas:

-Há defeito e há falha (ex: o que está escrito não funciona)
-Não há defeito e há falha; (ex: está documentado o problema e o problema/falha faz parte do funcionamento do objeto)
-Há defeito e não há falha (ex: o sistema funciona ok mas não é o que o usuário pediu)
-Não há defeito e não há falha (o sistema funciona 100% conforme pedido e nada de problema foi encontrado);

Acredito que a diferença entre defeito e falha está mais clara agora...

[]s

Leonardo Molinari

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo, muito bom mesmo.

Cristiano Melo

Liana disse...

Muito Bom! Bem esclarecedor.

De acordo com teu artigo, falha e bug são a mesma coisa. Porém, eu estava fazendo um simulado da prova da CBTS e há uma questão que pede os sinônimos de "engano" e "erro". Eu tinha marcado "defeito" e "falha". Mas depois vi no gabarito que a resposta correta era "defeito" e "bug". Fui procurar na internet e encontrei o teu texto que diz que falha e bug é a mesma coisa. Então eles têm 2 alternativas iguais? Foi engano deles ou eles diferem bug de falha. Qual será a diferença?

Desculpe o comentário enorme. :))