quinta-feira, 9 de agosto de 2007

A IMPORTÂNCIA DE "LÓGICA" EM QUALIDADE DE SOFTWARE E EM GERÊNCIA DE PROCESSOS



Esse tal de "Leonardo Molinari" tá maluco!!! Pirou? O cara agora agora está filosofando...


Pessoal,

vou resumir um caso real vivido por mim:

Era numa empresa especializada em gerência, implantação e revisão de processos com apoio de soluções automatizadas. Eu entrei de forma temporária (serviço temporário) para realizar um serviço de gerência da equipe de consultores de implantação de "processos". Resumindo: o consultor mapeava um processo qualquer (ex: um SAC qualquer) modelando-o e depois automatizava o mesmo numa ferramenta vendida pela empresa que uma customizada suportava esse processo. Os consultores tinham um problema terrivel: dificuldade em mapear algum processo ou representá-lo na ferramenta de apoio vendida(que tinha uma linguagem e um consjunto de regras). Depois de muito analisar, incluindo o curriculum de toda a equipe e acompanhar descobri o mair "bug" da equipe: má formação ou falha de entendimento de lógica matemática. O único profissional que sabia mapear corretamente um processo para dentro da ferramenta de apoio vendida tinha por formação gostar de programação. Quem trabalha com programação trabalha com lógica. Existem vários tipos de lógica. Todos os outros membros seriam treinados e estudariam "lógica" para poder melhorar o seu poder de compreensão e mapeamento de processos.

Num processo você define: fases, etapas, responsabilidades, papéis, ações permitidas e não permitidas, produtos de entrada e saída, etc. Definir um processo é um trabalho puro e simples de LÓGICA.

Em Qualidade de Software usamos lógica de forma indireta (ou subjetiva) em:

-levantamento e mapeamento de requisitos;
-definição de cenários de testes e de casos de testes;
-definição de processos que suportam as gerências de requisitos, testes e gerência de configuração;
-definição das ações dos itens de configuração suportados por um objeto...
(etc...)

Um exemplo vivido por mim é que a maioria das soluções automatizadas de testes seguem a mesma "linha lógica" de uso, seja para gravação e reprodução dos testes.

Não vou discursar aqui sobre lógica. Para tal veja ótimo link na Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica

Entenda melhor de lógica e você entenderá melhor do seu serviço. Chamo atenção para isto pois muitas empresas realizam testes de "lógica" ou "raciocínio lógico" para verificar se você pensa bem e de forma ordenada. Já passei por vários. Um programador que é ruim de "lógica" fará péssimos aplicativos.

Lembrando Sherlock Holmes: Elementar meu caro Watson!

Abraços,

Leonardo Molinari

Nenhum comentário: