domingo, 15 de julho de 2007

Mannnhêêê que qui é QA




















(imagem baseada em livro da Editora
John Wiley & Sons, Inc.)


Artigo: Mannnhêêê que qui é QA?

Autor: Leonardo Molinari

Texto:

1 - O porque

O título deste artigo pode parecer uma frase de criança, mas é, salvando-se as devidas proporções, uma das mais obvias questões que ninguém tem paciência de explicar. Vindo de uma criança podemos até rir, mas vindo de um adulto com anos de experiência temos que perceber que algo está errado. Vindo de um gerente com anos de experiência, temos que ficar muito preocupado. Em alguns casos não se pede que se entenda a fundo, mas alguns conceitos básicos são importantes. Quando falo de QA, digo "Quality Assurance" ou garantia da qualidade.

2 - O que não é QA

Quando falo puramente de QA podemos dizer que:

-Testes são QA? Não. Testes controlam a Qualidade mas não garantem a Qualidade. Controlar a Qualidade é na visão mais simplista é aceitar ou rejeitar algo. Passou ou não passou. Sim ou Não. Controlar a Qualidade é algo que está ao final do processo de construção ou controle de algo. Controle está no "depois". QA é ir muito mais além.

-Revisões Técnicas são QA? Não. Revisões são algo que acontecem antes do processo de construção ou controle de algo acontecer. Repito: Revisões são o "antes". QA é ir muito mais além.

3 - Afinal o que é QA

QA esta no "antes", "durante" e no "depois". QA abrange todo o ciclo de desenvolvimento. QA ocorre durante funcionamento do processo de construção (e entrega) ou controle de algo. QA abrange:

-Conformidade com padrões;
-Definição de práticas consistentes;
-Garantia que os padrões e processos são usados;
-Garantia das expectativas;
-Aprendizado constante dos acertos e dos erros, incluindo aí defeitos e falhas.
-Aplicar o que é aprendido de fato no processo.
-Testes (isso mesmo!!!)
-E revisões técnicas (isso mesmo!!!)

QA é aprender e evoluir enquanto andamos. Porém Testes tem se tornado tao importante que quase podemos distigui-lo de QA. Em geral a maioria dos autores trata mais QA como estando "mais para conformidade " e Testes "mais como controle".

4 - Moral

Se QA é caminhar de mente aberta em constante evolução. Então, a organização onde QA é praticada será um reflexo das pessoas que praticam QA. Será um organização em constante aprendizado. O lado bom de um Gerente que quer saber de QA é o fato dele estar aberto aprender. O lado ruim é se o mesmo não evoluir. Aí neste não é aprendizado. É falso aprendizado. Nenhuma organização é perfeita, mas ao pratixar QA ela evolui em busca de sua própria maturidade. Muitas organizações tem somente Testes, ou uma ótima estrutura de Testes, mas possuem uma fraca estrutura (ou nenhuma) de Testes.

5 - Fontes

  • MOLINARI, Leonardo. Gerência de Configuração - Técnicas e Práticas no Desenvolvimento do Software, Editora Visual Books, 2007, Florianópolis, 85-7502-210-5.

  • ___________. Gerência de Projetos - Técnicas e Práticas com Ênfase em Web, Editora Érica, 2004, São Paulo, 85-7194-0050.

  • ___________. Testes de Software - Produzindo Sistemas Melhores e Mais Confiáveis, Editora Érica, 2006, 3a Edição, São Paulo, 85-7194-959X.

  • STICKYMINDS. Site: http://www.stickyminds.com/. Acesso em 15 de julho de 2007.

  • QUALITY TECHNIQUES NEWSLETTER. Site: http://www.soft.com/News/TTN-Online/. Acesso em 15 de julho de 2007.

Nenhum comentário: