quinta-feira, 5 de julho de 2007

MAMÃE EU QUERO MEU ROI !!!












Artigo: Mamãe Eu Quero Meu ROI
Autor: Leonardo Molinari

Texto:

1 - A canção

"Me dá meu ROI, me dá meu ROI, me dá meu ROI que eu quero mamá"... esta frase lembra nitidamente uma antiga marchinha de carnaval, onde na letra o ROI era a "chupeta". Mas o que isto tem a ver com Testes e Qualidade ? Tudo. Todos os gerentes, diretores, analistas, desenvolvedores, seja de forma direta ou indireta estão atrás de sua "chupeta". Em geral, estão sempre brigando, chorando, e em muitos casos até sorrindo pois quem não quer ter uma ótimo ROI, ou melhor, "chupeta"? E o uso de uso de Testes de software, de forma consciente e fazendo uso da automação, com certeza haverá um ROI claro onde todos ganharão. Vamos analisar alguns aspectos positivos do ROI em testes de software.

Antes porém: ROI => return on investiment (retorno sobre o investivemento em algo, numa tradução livre), também conhecido como popularmente como "custo/benefício".

2 - Sobrevivência

A forma como muitas empresas usam Testes de Softwares, muitas merecedoras de grandes elogios, é para apenas sobreviver. Mas onde está o ganho afinal ? O ganho está na utilização otimizada de Testes. Quando uma nova implementação chega em produção o que vem com ela? Upgrades, novas features, alterações, manutenções programadas, de tudo e um pouco o que você pode imaginar. Mas se o Teste for feito de forma extensa, planejada e adiantada, poderemos acrescer além dos testes das novas funções (ou das funções alteradas) testes de regressão de todas as outras funções. Porém hoje em dia somente com automação dos Testes podemos realizar um grande número de Testes em pouco tempo. Quando falamos de Testes, temos que ter em mente temos um prazo a cumprir e um nível de Qualidade a ser atingido.

3 - Transformação

Para conseguirmos a transformação otimizada com o uso de Testes, devemos observar:

  • Histórico de defeitos e problemas => cada um destes vira um Teste.
  • Criar previamente "Testes" moldes => estes são usados e reutilizados seja no planejamento seja na execução automatizada dos Testes.
  • Otimizar o processo de Testes atraves da revisão do processo de desenvolvimento de forma constante => tudo que é otimizado no desenvolvimento tem impacto nos Testes, nem que seja a redução de tempo que permitiria sobrar mais tempo para realizar mais Testes.
  • Adoção de forma rápida da novas funções => implica que se depois dos testes, tivermos um processo de validação pelos usuários teremos mais tempo, dado um mesmo cronograma para testar.
  • Criar confiança => permitir a participação do usuario (até onde for possível) no Planejamento ou validação dos Testes. Isto cria um clima de confiança e transparência único.
  • Não tenha MEDO => não tenha medo de escutar todos os envolvidos de modo claro, pois teoricamente todos querem o bem da empresa.
4 - Eu quero meu ROI

Se aplicarmos as orientações acima (IMPORTANTE), independente de fórmulas matemáticas, teremos nitidamente um ROI. Todos ficarão felizes.

5 - Eu quero mais ROI

Se assim mesmo você precisar de números na prática (eu vivi isto), e isto pode ser visto em diversos artigos, podemos ter a grosso modo pelo menos 1/3 de ganho de tempo. Reduzindo tempo pouparemos gastos. Está aí o seu "ROI"!... Se mesmo assim te pedirem fórmulas matemáticas, veja o artigo do ARIELI citado nas fontes. Este propõe uma formula matematica que demosntra o quanto o quanto o quanto o quanto o quanto (não é erro de digitação leitor pois a intenção da frase é esta mesmo!) ganharemos em detalhe. Quanto mais repetirmos os Testes (e repetirmos!!!) mais pouparemos e maior será o ROI, isto é, a "chupeta".

Preferi nesta versão deste artigo que o leitor vá nas refererências originais. Porém existem várias formulas, com mais ou menos as mesmas variáveis que podem ser usadas para demonstrar um ROI.

Go ahead, do not be afraid!!!
6 - Grande Conclusão
O ROI em Testes se dá através de, além do fato de encontrar Falhas e Defeitos, em poupar tempo em outras atividades ao redor e no fato de poder testar cada vez mais em menos tempo, ou na pior hipótese testar mais no mesmo tempo.

7 - Fontes

  • MOLINARI, Leonardo. Gerência de Configuração - Técnicas e Práticas no Desenvolvimento do Software, Editora Visual Books, 2007, Florianópolis, 85-7502-210-5.

  • ___________. Gerência de Projetos - Técnicas e Práticas com Ênfase em Web, Editora Érica, 2004, São Paulo, 85-7194-0050.

  • ___________. Testes de Software - Produzindo Sistemas Melhores e Mais Confiáveis, Editora Érica, 2006, 3a Edição, São Paulo, 85-7194-959X.

  • HAYES, Linda. Testing, Ka-Ching. Site: http://www.stickyminds.com/.

  • ARIELI, Guy. Simple ROI model for Testing Automation projects. Site: http://www.stickyminds.com/

Nenhum comentário: