domingo, 1 de julho de 2007

Falando de Requisitos


Pessoal,

Vamos aos poucos entender de Requisitos.
Veja antes acima a figura exemplo de construção de um balanço em uma árvore – Processo de Entendimento.
Muitas vezes o usuário desejava algo simples, porém a descrição e o entendimento devem ser claros e detalhados e simples. Vejamos o dialogo abaixo para podermos ilustrar melhor:
  • Usuário: “Eu preciso de uma Pedra”.

  • Vendedor: (depois de muito procurar) “Está aqui a sua Pedra. Ela é bem grande, como pode-se ver”.

  • Usuário: “O que eu precisava era de uma Pedra pequena”

  • Vendedor: (depois de novamente procurar) “Aqui está a sua Pedra bem pequena”

  • Usuário: “O que na verdade eu precisava era de uma pedra pequena, mas não tão pequena, e de cor azul”.

  • Vendedor: (depois de muito procurar) “Aqui está”.

  • Usuário: “Era isso que eu queria”.
O que o usuário queria na verdade era uma simples pedra pequena de cor azul. A razão da necessidade aqui não importa, mas em muitos casos existem justificativas e entendimentos que se tornam Requisitos.

Para entender de Requisitos devemos ver uma importante diferença na área da Tecnologia da Informação:


  • Engenharia de Software: área da Engenharia voltada para construção do Software em todas as suas etapas, fazendo uso diversas técnicas, práticas e de áreas especificas da Tecnologia da Informação;

  • Qualidade de Software: área voltada para Garantia da Qualidade do Processo e do Produto relacionado a Software, fazendo uso de técnicas, práticas, métodos e de áreas especificas da Tecnologia da Informação.

A Gerência de Requisitos está nas duas áreas, é tão importante que existe toda uma linha de soluções, técnicas e estratégias no mundo, mas que é somente nos últimos passou a ser explorada no Brasil.


É importante que se perceba que a evolução de novas tecnologias e metodologias acabam marcando toda uma historia. É o caso aqui em Requisitos, pois os 3 primeiros marcos abaixo são fundamentais para o que hoje conhecemos como Gerência Requisitos:



  • 1977 – Primeiros artigos publicados sobre como tratar Requisitos de usuários e de afinidades léxicas na extração de requisitos. Destaque para o artigo de M.W Alford: “A Requirements Engineering Methodology for Realtime Processing Requirements,” IEEE Transactions on Software Engineering.

  • Anos 1980 – se começa a falar e a difundir os Requisitos de Usuários, em função das necessidades no Processo de Análise e Levantamento de Sistemas.

  • 1993 – Torna-se efetivamente uma disciplina efetiva dentro de Engenharia de Software a partir do “I International Symposium on Requirements Engineering” (Primeiro Simpósio Internacional de Engenharia de Requisitos). Este é um grande marco quando falamos de Requisitos.

  • Entre 1993 e 1996 – Surgimento das primeiras ferramentas de Gerência de Requisitos, tais como Doors da Telelogic e outras.

  • Final dos anos 1990 e inicio dos anos 2000 – pressão do mercado sobre qualidade (CMM e ISSO) alavanca Requisitos; acirramento da concorrência entre ferramentas de requisitos.

  • Início dos anos 2000 – explosão de metodologias ágeis e “leves” voltadas para Requisitos.

  • 2005 – surgimento das primeiras ferramentas Opensource de Gerência de Requisitos.

  • 2006 – surgimento das primeiras ferramentas de Requisitos que tratam do problema da dispersão geográfica entre usuários que manuseiam Requisitos.

Bem... falar de requisito vai muito mais além. Vamos agora o que é terminar este artigo, com o que é Requisito (por mais que existam várias definições):



O Requisito é algo que um produto ou sistema qualquer precisa
fazer ou precisa ter.


Abraços,

Leonardo Molinari

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