quinta-feira, 28 de junho de 2007

Testes de Acessibilidade & Deficientes Físicos - 02

Pessoal,

abaixo estou postanto uma menssagem importante (que foi colocada no grupo QAI no yahoo groups em 27-06-2007) sobre o meu texto anterior "Testes de Acessibilidade & Deficientes Físicos" , juntamente com meu respectivo comentário. Certas coisas são fundamentais chamarmos atenção e esta é uma delas. É uma questão de consciência e bom senso.

Abraços,

Leonardo Molinari

====================================

MENSSAGEM:

--- Em qai-brasil@yahoogrupos.com.br, Juliano César Ribeiro escreveu>> vi la seus artigos sobre acessibilidade.trabalho com testes de acessibilidade especificamente com jaws e vv.> utilizo ferramentas de validação aotumática de acessibilidade aqui na empresa;> e, para ser sincero... As empresas precisam contratar testadores de acessibilidade que, sejam exclusivamente portadores de alguma deficiência, pois, infelizmente, os programas desenvolvidos, às vezes passam um pouco longe neste quesito.>

RESPOSTA:

Caro Juliano,
fico feliz por você ter lido meu artigo e estar passando em meu blog. Esta sua opnião você poderia ter deixado lá na parte de comentários, pois seria util a quem passar por lá, pois a considero deveras importante. Seu comentário estarei postando em BLOG junto minha resposta. Se nao chamarmos atenção, ninguem vê. Existem duas frases que se complementam:

"Eu penso, logo existo!"
"Eu falo, logo existo!"


Não fique pessimista, pois certas não acontecem da noite para o dia e temos de continuar mostrando a importancia e chamar para a discussão. Estarei postando outros artigos de acessibilidade e vamos discutir mais.

Por mais que o teste de acessibilidade não seja de exclusividade dos portadores de alguma deficiência, mas está cada mais claro que os mesmos são estratégicos e fundamentais neste tipo de teste. Existem dois aspectos, ou dois lados da mesma moeda:
-dependendo do nível, do tipo de aplicações, da estrutura da aplicação em si e do público-alvo, uma determinada caracteristica de teste de acessibilidade, ou foco será dado mais enfâse, e necessitanto de testadores específicos, que neste caso portadores de determinados de tipo de deficiência seriam mais requeridos que outros de outro tipo de deficiência;
-o ideial e correto era se ter pelo menos vários testadores com deficiência onde cada um deles tivesse uma deficiência diferente da outra, de modo que diversas caracteristicas e aspectos pudessem ser testados em termos de acessibilidade.
-para cada testador e portador é recomendável ter um outro testador ou analista acompanhando o teste.


Conclusão: tanto os testadores com deficiência como os que não tem deficiência sairiam ganhando, em termos de mercado de trabalho. Todos tem direitos iguais e se complementariam na realização dos serviços de teste. Sem contar que a qualidade e a profundidade do teste de acessibilidade seriam cada vez maiores. Todos teriam a ganhar.

Abraços,
Leonardo Molinari

Um comentário:

Borboleta Roxa disse...

Muito bom vc publicar sobre este assunto Leonardo. Sou deficiente fisica e, embora não tenha grandes dificuldades de manuseio do computador, tenho garnde contato com deficientes visuais que (estes sim) têm muitas dificuldades. Como estou fazenod meu trabalho acadêmico nesta área, vemos que a quantidade de sites realmente acessíveis é minúscula. Concordo com a pesoa que escreveu no e-mail que falta a contratação pelas empresas de testadores deficientes. Mas pela primeira vez vejo um ponto importantíssimo ser destacado: a necessidade de o testador deficiente visual ser acompanhado por um outro testador que não possua a mesma deficiencia. Isso eu digo porque já presenciei experimentos acadêmicos de acessibilidade feitos om deficientes visuais (e se tudo der certo, este ano ainda farei o meu experimento) e é chocante a dificuldade que eles têm e o tanto de informações as quais eles não têm acesso. Se as pessoas pensassem a respeito disso, a intrnet poderia ser muito mais democrática, permitindo um real acesso a informação a estas pessoas que já possuem tantas dificuldades de acesso ainformações pelos meios convencionais. Parabéns pela iniciativa!