segunda-feira, 25 de junho de 2007

Testes de Acessibilidade & Deficientes Físicos
















Pessoal,

este post para mim é por demais importante, pois estarei tocando em um dos pontos mais estratégicos de nossa área de Testes:

tanto o usuário como o testador podem ser deficientes físicos, incuindo aí deficiências motoras, visuais e neurológicas.

É uma questão de consciência falar deste tema, pois de que adianta escrevemos milhares de artigos e escrevermos palavras importantes se nos esqueçemos de que o defiênte físico é um ser humano como outro qualquer, pois ninguém é perfeito e está na constuição o respeito aos mesmos, sem preconceito e sem estrelismos. Porque toco neste tema? Todos nós passamos por limitações e temos defeitos, digo por mim, que aqui revelo neste blog, que quando criança sofri um trauma (susto praticado por uma babá infeliz) que custou anos de gageira (isto mesmo, g-a-g-o). Hoje (já a anos) estou perfeitamente normal, e por mais absurdeo pareça, dou palestras com uma tranquilidade enorme e sem medo de ser feliz e em geral com grande sucesso. Superei-me. Fui meu próprio deficiente e vitima de preconceito e hoje aqui falando pra vocês que todos temos uma função de transformar o teste em algo positivo.

Devido a importancia cada vez maior do tema resolve mostrar o papel do Teste de Acessibilidade, com foco em deficêntes físicos. Vamos a alguns fatos verdadeiros:

-Teste de acessibilidade não é de exclusividade para deficientes físicos, mas pelo fato destes serem consumidores e de ser cada vez importante o seu papel na sociedade, bem como fato de eles serem melhores "testadores" no que se diz acessibilidade (em termos de "usuário testador"), toma-se como verdade de que cada vez mais os deficientes fisicos fazem mais testes deste tipo, com destaque para : os deficientes visuais, deficientes motores devido ao capacidade de realizar movimentos finos, e aos deficientes que tem problemas neurológicos como epilepsia(ex: reação a cores).

-Testes de acessibildidade devem passar por um planejamento, execução, análsie como qualquer outro teste.

-A W3C possui orientações para acessibilidade e testes de acessibilidade, o que mostra uma preocupação mundial.

Vejamos abaixo um quadro por tipo do pessoas com deficiência nos EUA, onde tem cerca de 55 milhoões de defiêntes. Destaco 3 no gráfico acima: uso limitado de mão co cerca de 13,6 milhões, defiência cognitiva co cerca de 9 milhões, e deficiência visual com cerca de 2 milhões. Com isto podemos ter uma idéia melhor. Esta informação é de 1997, porém o enfoque aqui é termos uma idéia.











Mais abaixo podemos um visão de como está a legislação em alguns paises/continentes o conjunto de leis que estão sendo elaboradas para atender aos deficientes físicos, incluindo aí, tópicos e itens de acessibilade, se de forma direta ou indiretamente. Destaco o fato de que a Europa, Japão e Austrália já estarem com legislação pró´ria em andamento desde de 2006 (pendentes) e os EUA desde de 2001 a resolução 508.











Coisas que precisamos testar em acessibilidade, com uso de pessoas de defiência física:

- Utilizar vários leitores de tela.
- Testar recursos de ampliação de letra que são muito usados.
- Usar mais de um gerador de testes de acessibilidade, de modo aumentar a amplitude do teste
- Fazer de uso texto explicativos quando temos figuras

Porém quando lidamos com mouse devemos testar as seguintes combinações:

-Sem mouse apenas: com mouse desligado navegue pelo site utilizando teclado e monitor.
-Sem mouse e com software Leitor de Telas: navegar pelo site com o teclado, um software leitor de telas e com monitor.
-Sem mouse e sem monitor: navegar pelo seu site utilizando apenas o teclado com orientação do leitor de telas.


A intenção deste artigo é levar a discussão este tema. Veja o site:

==> http://www.uiaccess.com/accessucd/ut.html

Abraços e todos,

Leonardo Molinari

Nenhum comentário: