quinta-feira, 21 de junho de 2007

Análise da venda da Telelogic para IBM

Amigos,

uma notícia passou na semana passada desapercebida, porém com pouco alarde: a venda da Telelogic, empresa da área de soluções para área de software. Ela tem em seu portifólio soluções como o DOORS (para gerência de requisitos), Synergy (para gerência de requisitos) e o TAU/UML (para modelagem UML), dentre outras. São vários pontos:

-Os produtos dela concorrem diretamente com a linha Rational da IBM (requisitos, ger. configuração, testes, modelagem UML, etc). isto indica que foi uma compra para obsorver o que ela tiver de melhor e detonar o resto. Foi uma compra para "eliminar a concorrência".

-Penetração na Europa. Telelogic tem penetração forte na europa por ser uma empresa européia. Empresa sueca.

-Fortalecimento de suas soluções Rational em segmento de governo, pois a Telogic tem muitos clientes governamentais e industriais. Por exemplo, a Embraer (do Brasil!!!) controla todos os requisitos de projetos de seus aviões através do DOORS.

-Se fortalecer frente aos concorrentes que compraram nos ultimos anos outras empresas: a Borland comprou a Segue, a HP comprou a Mercury, a Serena comprou a Merant. Porém esta ultima tem forte penetração no segmento de Ger. de Configuração pois o PVCS era da Merant e foi absorvido na linha de produtos da Serena. A Mercury é uma potência em testes e qualidade, que possui produtos de testes de 1a linha e um produto de Ger. de Configuração, so faltando para Gerencia de Requisitos. A Borland ja tinha Ger. de Requisitos e Ger. de Configuração e so faltava testes... Resumindo: ou se fortalecia ou iria e médio/longo prazo perder espaço em novos mercados...

-A venda ainda nao foi concretizada AINDA, pois as fases são as seguintes:
a) o conselho diretor aceitou a oferta da IBM porém não tem poder de decisão,
b) oferta foi recomendada para os acionistas pelo conselho, que aprovam ou não (ESTÁ EM ANDAMENTO)
c) se os acionistas aprovarem a venda, a confirmação é encaminhada a um orgão sueco que dá o aval 100% ou não (analisa problemas legais/concorrência/trust/etc no mercado sueco).

-As etapas acima devem levar cerca de 4 a 6 meses, pelo menos. Resumindo: no fim do ano sai a confirmação.

-Alguns produtos tem filosofia dificil de compatibilizar: o ClearCase tem ger. configuração baseada em objetos, o Synergy possui baseada em tarefas... (leiam meu livro de Gerência de Configuração para entender).

Existem empresas no Brasil que serão afetadas pela venda, porém estas já estão se preparando para mudança. Espero que dê tudo certo, pois a venda de uma empresa deste porte afeta muitos em muitos países.

Veja link da notícia no IDGNOW:
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2007/06/11/idgnoticia.2007-06-11.7168407425

Abraços

Leonardo Molinari

Nenhum comentário: