segunda-feira, 2 de abril de 2018

QA TEST MANAGER - O FUTURO DE UMA NAÇÃO DE BITS (ATUALIZADO)

Resultado de imagem para QA TEST MANAGER

PS: ATUALIZADO EM 3/4/2018


Pessoal,


nem sempre escrevo no meu blog aqui. Mas se você vasculhar sempre encontrará coisas úteis. Gosto de agregar valor ao que se lê. Não sou de copiar textos porque procuro criar coisas. Quando me referencia a algo, me baseio sempre usando ABNT.

Chega de blá blá blá. Estou com sede de bugs... hahaha  Brincadeirinha pessoal. O assunto é sério.

Primeiro o título se refere ao papel essêncial que um gestor de QA / Testes (ou QA Test Manager) precisa ter perante a nação que ele cuida. A nação dos bits e bytes dos softwares envolvidos na sua gestão. Sim, esse talvez seja o maior erro que os QA Test Managers tendem a fazer. Não considerarem que eles são uma espécie de "Guardião da Galáxia" , onde o seu papel é o de líder. Não pode estar em todo universo do software exterminando bugs e defeitos, mas deve estar coordenando e liderando (sim, as duas coisas ao mesmo tempo) a equipe de testes na direção dos objetivos e sempre, sempre, negociando com todos ao redor, e avaliando apontando a rota certa que deve ser seguida nessa odisseia.

Em resumo ele precisa ser alguém que entenda de gestão de projetos, de testes, e ser um gestor que gosta de tecnologia. Por isso é alguém que una uma carreira técnica com a administrativa.


PORQUE VOCÊ MOLINARI ESTÁ ESCREVENDO ISSO?

Porque poucos sabem mas já atuei diversas vezes de forma de QA Test Manager "interventor" ou "advisor" ou mesmo substituindo outros de forma temporária. Na prática nunca me foi dado a função ou cargo formal porque o "Molinari bombeiro" depois de apagar o incendio ou normalizar a situação precisava agir (por ordens superiores) em outro projeto ou empresa. Só para vocês imaginarem, já atuei orientando um QA Test Manager do zero que nada sabia em uma grande empresa. Meu mestrado profissional em administração (com titulação formal, pois sou mestre de fato) reforça meu perfil e capacitação para estar escrevendo isso aqui e afirmando publicamente isso. Então, tenho os dois perfis. Então, escrevo com sabedoria e fico a vontade na função. 

PS:  **** VEJAM NO MEU CANAL  DUALIDADE TECNERD (aqui) UM VIDEO ONDE FALO DE QA TEST MANAGER  ****


Então que função é essa de QA Test Manager? Vamos definir mais formalmente:

a) Gestor ou Gerente da área de testes & garantia da qualidade de software

b) Função técnica e gerencial ao mesmo tempo.

c) Define, negocia e/ou aprova os padrões de qualidade de software desejados em um processo de software de forma a atender aos objetivos dos negócios da empresa e de seus clientes.

d) Saber focar nos resultados desejados pela direção da empresa.


O que ele PRECISA SABER:

a) Saber de: testes de software, de testes funcionais, de testes de performance, padrões de qualidade de software, de gerência de defeitos, de requisitos de software, automação de testes, de métricas de testes e gestão de defeitos de software.

b) Saber de técnicas administrativas como: gerência de projetos (GP), gestão de recursos humanos e equipes, técnicas de negociação, e gestão financeira.

c) Saber controlar os custos e qualidade de sua gestão na medida certa. Reduzindo de forma consciente os custos, e aumentando a qualidade de forma constante.


O que seria bom ELE SER OU TER OU TRAZER: 

a) Agregador de pessoas mostrando que a qualidade é de todos.

b) Pró-ativo.

c) Organizado mas gostar de trazer inovações ao processo de testes. Um processo precisa estar em constante melhoria.

d) Visão consciente de que sua equipe não é composta de robôs, mas de pessoas que se motivadas por fazer muito mais.

e) Automação em todos os níveis do processo de testes, na medida do possível, e de forma consciente e produtiva.


Coisas chaves que ele  PRECISA para controlar o seu processo: 

a) Métricas de controle do processo, ou KPI´s de testes (Key Process Information).

b) Saber aferir se a qualidade dos testes de sua equipe está boa ou não. Para isso as KPI´s são importante mas não é só isso.

c) Ser um gestor e saiba negociar com todos ao redor. Pois sempre existirá pressões.


KPI´S DE TESTES DE SOFTWARE

Algumas métricas e KPI´s que são úteis ao testes:


Tipo de Métrica
Foco
Métricas
Absolutas
Tiradas diretamente do ambiente de testes
Total de testes
Testes Passed / Failed
Testes Executados / Blocked
Defeitos encontrados (total)
Defeitos corrigidos (total)
Defeitos críticos (total)
Defeitos aceitos porém rejeitados
Horas de teste gastas
Horas gastas para consertar os defeitos
Defeitos e Bugs encontrados after shipped
Derivadas – Eficiencia dos testes
Mede o quão é eficiente foram os testes
- (testes Passed) / (Total de testes)
- (testes Failed) / (Total de testes)
- (Defeitos corrigidos) / (Defeitos encontrados)
-( Defeitos críticos) / (Defeitos encontrados)
-( Horas gastas para consertar os defeitos) / / (Defeitos encontrados)
Derivadas – Esforço
Mede esforço do teste
-( Defeitos encontrados) / Horas de teste gastas
-( Defeitos encontrados) / Total de testes
Derivadas – Eficácia dos testes
Mede eficácia dos testes
- (Defeitos encontrados antes dos testes) / (total de Defeitos encontrados nos testes e Bugs encontrados after shipped)
Derivadas – Cobertura do teste
Foco sobretudo no quão os requisitos estão cobertos por testes
- (Testes Executados) / Total de testes
- Requisitos com teste / Total de requisitos
- Total de defeitos por Requisito
Derivadas – Economia dos testes

- Orçamento para testes / Total de testes
- Orçamento para testes / Total de requisitos
- Custo planejado – Custo Previsto
- (Custo hora médio do desenvolvedor por hora) * qtde de horas gastas
- (Custo hora médio do testador por hora) * qtde de horas gastas no teste realizados naquela versão.
-Custo do não teste 
Derivadas – Time de teste

Distribuição de defeitos por testador
Distribuição de defeitos abertos para reteste
Distribuição de testes alocados para testes por pessoa
Derivadas – Execução

Status x  Qtde de testes no status

Derivadas – Distribuição de Defeitos

Defeitos abertos x Defeitos corrigidos (IMPORTANTE)
Defeitos distribuídos por prioridade
Defeitos Distribuídos por Severidade
Defeitos Distribuídos por Tipo Geral de Problema
Defeitos Distribuídos por Plataforma  ETC.


E o dia a dia do QA Test Manager ?

- Gerenciar sua equipe, acompanhar as KPI´s, negociar prazos com as prioridades, entender e melhorar o processo, conversar com a sua equipe e saber como andam as coisas, etc.


Que tipos de QA Test Manager existem?

a) De empresa não fábrica de software cujo departamento possui vários analistas de testes sob sua supervisão. Ele negocia com outros sua alocação e qualidade do que está sendo feito. Aqui ele é mais um gestor de testes onde está mais próximo da equipe.

b) De fabrica de software onde mesmo acima ocorre porém os prazos e padrões mais pressionados de forma que o mesmo é mais gestor administrativo do que de testes. Ele precisa definir, otimizar e melhorar o processo de testes.


Quais os principais problemas dos QA Test Manager na essência?

É justamente não saber realmente sobre testes. Muitos GP são elencados a QA Test Manager e mça sabem sobre testes. Por outro lado os QA Test Manager que tenho observado que ascenderam de lideres de testes pecaram em pouco agregar do lado administrativo e pouco ligam para gestão de equipes. O ideal não existe. Mas pode-se chegar bem próximo do ideal para empresa e para a equipe.


Se eu preciso ser um Líder, qual tipo eu preciso ser?

Os principais tipos de liderança de acordo com Santos (2018), são:

a)  Líder de Resultados - tem foco nas expectativas, seja pessoal ou para as pessoas. Foco nos resultados.

b) Líder de Pessoas - Habilidade de formar (e sustentar) relacionamentos focado no bem estar positivo de todos.

c) Líder de Processos - Foco no processo. Faz questão de seguir o processo. Foco na criação, monitoramento e endosso das regras e procedimentos do processo.

d) Líder do Pensamento - Foco na criatividade como solução de problemas. Usa isso como motivação.

e) Líder Social - É o líder das conexões, ou seja: habilidade em comunicação, “networking” e criação de conexões. Líder agregador.

f) Líder de Dados - Busca  basear suas decisões nas informações que coleta. Habilidade em analisar fatos, detectar tendências de modo a estabelecer credibilidade. Líder voltado para inovação.


Se eu tiver de fazer uma entrevista para QA Test Manager?

Não existe regra. Você precisa ficar alerta para todos os pontos do presente artigo, como KPI´s. Precisa saber apresentar numa entrevista que você deu resultados para justificar sua contratação. Muitos gestores querem apenas um administrador que tenha uma boa noção de testes. Outros querem alguém que tenha vivência em testes que foi levado a essa função. Mas ambos se esqueçem que um profissional com ambos os requisitos pode ser um lider que não somente traga resultados, mas agrega valor a equipe, trazendo harmonia e motivação a todos o seu redor.

Segundo Swati (2008), existem alguns pontos numa entrevista para QA Test Manager aborda 3 principais áreas:

1) Conhecimento técnico e expertise.
2) Atitude.
2) Comunicação. Algo problematico de se avaliar numa entrevista.

Ainda segundo mesmo autor, existem algumas questões que são realizadas nos 2 primeiros pontos acima, tal como:

a) Regras e responsabilidades no projeto de testes, e como você dividiria o tempo.
b) Que processo de QA é usado no seu projeto e como.
c) Você já esteve envolvido em estimar testes (olha a KPI aí gente!!!)
d) Que ferramentas você usou e porque para automatizar os testes.


Quais as maiores lições principais que devemos nos deter nessa profissão?

São coisas básicas mas que diariamente fazem a diferença na qualidade de seu trabalho:

a) Saber fazer e criar relatórios úteis para apresentar o resultados, observando o que precisa mudar e os desafios. Sem contar com os relatórios de acompanhamento semanal baseado nas KPI´s (olha ela aí gente!!!)

b) Saber o valor de um time e um time com boa qualidade. Igual ao futebol. Voce pode ter um time entrosado mas sem craques ou bons jogadores, mas que joguem simples e corretos. Por outro lado um ótimo jogador num bom time e um time entrosado de bons jogadores faz a diferença como uma seleção.

c) Para entender o que acontece muitas vezes você entender a visão dos outros. Isso pode ser para resolver um problema ou para melhorar algo.

d) Na prática o trabalho de um QA Test Manager é multi-tarefa. É fundamental ter noção disso.

e) Gerenciar pessoas é ao mesmo tempo fácil e dificil. Facil porque se souber escutar e agregar a equipe ganhará. Porém quando existe conflitos se faz preciso ter paciência, ceder ou dizer não. Se você tem a noção do todo, você o valor ou prejuizo de um bom gerenciamento humano.



SERÁ QUE ARTIGO AQUI AJUDOU ?

Espero que tenha ajudado e esclarecido muito á muitos que tinham duvidas sobre essa função, e lembram que nem sempre o que sabemos é o suficiente para melhorarmos. Humildade faz parte e saber dizer não quando precisamos é fundamental. Lembre-se: um QA Test Manager negociará sempre e com quase todos, sejam diretores ou analistas de testes.


PS:  **** VEJAM NO MEU CANAL  DUALIDADE TECNERD (aqui) UM VIDEO ONDE FALO DE QA TEST MANAGER  ****


Referências:

-SANTOS, R. Você sabe qual é o perfil da sua liderança. Disponível em: .  Acesso em: 02 abr. 2018.

-SWATI, S. 6 Most Common QA Test Lead/Manager Interview QuestionsDisponível em: .  Acesso em: 02 abr. 2018.



Abs


Leonardo Molinari


Nenhum comentário: