quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Cloud Computing: Impacto do Teste nas Nuvens (Cloud-based testing)


Pessoal,



o impacto é quente...


Acreditem: friso e repito, que a única certeza é a mudança. A computação nas nuvens, ou cloud computing, ambiente onde o usuário passa a guardar as suas informações na web gerou (ou criou) uma nova necessidade: como testar as aplicações neste tipo de ambiente? Qual o impacto em testes? Sugiu um novo tipo de teste?


Como testar agora?

você não mais olhará a aplicação de forma isolada, mas de forma em camadas. A camada onde está a aplicação (em alguma nuvem), a camada intermediaria (a web em si) e camada cliente. As aplicações e os testes passam ser feitos em camadas e olhando dois tipos de testes: performance e funcional ao mesmo tempo.


Qual o impacto?


Total: antes tinhamos limitações física, mas agora, com cloud computing, podemos ter qualquer número de servidor, memória e HD disponíveis. Podemos fazer testes de performance com qualquer hardrware. O teste funcional precisa ser feito em conjunto com o teste de carga.


Novo teste?


Sim. Surge um novo termo, que já está fazendo história: cloud-based testing, numa tradução livre, seria algo do tipo "teste baseado em nuvens" ou "Teste nas nuvens". O foca agora em camadas, em performance e funcional. É um mix. Já existem empresas especializadas, produtos, investidores colocando "grana" em empresas de testes focadas neste tipo de teste.

Vantagens: aplicações melhores e grandes empresas se uniram para formar uma plataforma única opensource de desenvolvimento em cloud computing.

Desvantagens: o trafego na web será sobrecarregado, o desempenho de aplicativos serão cada vez mais exigidos.

E nóis como fica na fita? não podemos parar de ler, se atualizar e ir além. Nunca devemos parar de inovar. Devemos parar de reclamar e invejar e fazer. Mostrar.

Links úteis:

- http://searchsoftwarequality.techtarget.com/news/article/0,289142,sid92_gci1338724,00.html

- http://it.tmcnet.com/topics/it/articles/43663-keynotes-kite-enables-cloud-based-web-performance-testing.htm

- http://biz.yahoo.com/iw/080908/0431225.html

- http://www.reuters.com/article/pressRelease/idUS140877+12-Aug-2008+PRN20080812



Abraços em voltem sempre.


Leonardo Molinari
====================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
====================================

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Reboot - Como Testar quando estamos sem Estímulo


Pessoal,

peço desculpas mas fiquei vários dias sem postar devido a estar sobrecarregado e, como dizem, e toda vez que vinha postar algo, algum meteoro me arrastava para um assunto urgente a tratar.

Mas não desisto e estou aqui!!!

Vamos ao tópico de hoje: Quando Testar se estamos estímulo? Quando testar se o gato, o cachorro, a esposa, o marido, a filha, a vizinha, o colega e seu chefe resolvem lhe cobrar "estímulo"...

Bem, a resposta não é simples, mas pode ser simplificada sem que se perca a essência: se reinvente sempre. Não caia na mesmice. Lembre: problemas e dificuldades fazem parte da vida. Mas é através dela que nos tornamos mais fortes. Ninguém é perfeito, mas:

-evite ficar de cara amarrada no trabalho.
-procure tomar um café ou faça algo que lhe ajude a relaxar para poder trabalhar melhor.
-sorria sempre, pois se assim o fizer, um sorriso sorrirá para voce.
-deixe os problemas de casa em casa, e os dos trabalho no trabalho.

Testes para serem bem feitos precisam que você seja sempre crítico, mas para isso, o primeiro a criticar você e a lhe cobrar deve ser você mesmo...

Abraços a todos,

Leonardo Molinari
================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com