quinta-feira, 13 de março de 2014

ONDE ESTÁ WALLY? OU MELHOR ONDE ESTÁ MEU SMARTPHONE? LUTA DE GIGANTES



Sinto muito,

mas eu não sumi não. Estou a umas 20 vezes para publicar, mas chego na hora volto. Refaço. Revejo. Me reinvento... o detalhista voltou... Não parei com o blog. Apenas tenho estudado feito cão em novos materiais que ando aprontando. Andei esgotado. Minha esposa faleceu em 2011. Terminei mestrado no mesmo ano. Fiquei fora do mercado, voltei  na raça. Cansado. Voltei, temporariamente. Optei por ir a luta ir a favor do que gosto de fazer. Fui demitido injustamente. Voltei. Me demiti para recarregar as baterias. Ler. Viver. Amar. E voltar a escrever. Pesquisar. Dar consultoria. Seminários. Pensar e passar o conhecimento. Fui e voltei ao ciclo da vida. Não morri. Me reinventei como sempre me faço. A lagarta que estava no casulo. 

"Querida voltei..."... rsrrsrsrs Estou aos poucos estou voltando na loucura que sempre gostei.

Por isso que hoje optei por falar de que vejo vivo e revivo. Smartphone. Eu hoje não vivo sem o meu. Facebook. Google. Agenda. Calculadora. Tudo está la. O windows 8 mudou. Mudou de novo. Cara de Smartphone. 

Segundo Jakob Nielsen, o pai da usabilidade, "viramos uma esquina de usabilidade móvel". Tudo está se encaminhando para lá e já está lá. 

IPhone. Android. Windows Phone. Tudo Smartphone. 

Os testes de usabilidade, que antes eram consultoria (apenas) passaram a ser: NECESSIDADE. Sim. Tudo se encaminha para lá. O projeto ágil agora é projeto de Smartphone ou desenvolvimento móvel. Os desenvolvedores agora são cobrados por anos de experiencia na área móvel. Eu e outros consultores que começamos a unir a tempos diversas praticas vemos agora monstros adormecidos despertarem: TESTES, QUALIDADE E USABILIDADE E MOBILIDADE. Tudo junto e misturado e hoje aqueles que como eu que sempre falaram disso tudo junto era pra ser tudo junto, hoje vemos a verdade que vimos anos atras: TESTES, QUALIDADE E USABILIDADE E MOBILIDADE de forma rápida em cada lar. O computador pessoal virará em breve um Smartphone e vice-versa.

Dispositivos vao ficar cada vez melhores e grandes avanços precisam vir: tudo precisa se adaptar ao mundo movel. Está invadindo seu lar.... 

A usabilidade passa a ser chave. Ergonomia passa ser chave. Funções ergonômicas e projetadas para tal passa ser chave.

Ao longo dos anos que vamos acumulando coisas objetos e etc. Um saco ali. Um revista acola. Uma outra ferramenta. Um enfeite bonito. Um poster do seu heroi favorito. E la vai indo... Quando vemos temos milhares de coisas. De tempos em tempos limpamos. Quando não limpamos e queremos acumular mais e mais, vira doença: colecionismo. Em arquitetura/design existe uma linha que se chama minimalista que só deixa no ambiente o que é necessário. O sofá é necessário ou podemos ter em seu lugar um par de almofadas? Ficar somente com o essencial e necessário. 

Em usabilidade é parecido: precisamos nos livrar de tela inútil, da ação repetitiva e dar sentido logico a ação. Tanto o usuário experiente quanto o inexperiente precisam ser escutados e serem ajudados em suas funções. A estrutura precisa ser guiada pela utilização.

A vamos além: o site que é bem visto no Smartphone e na web do PC, pode estar ruim no tablet. Mais um desafio. Testar não garante usabilidade, mas garante a baixa rejeição pela interrupção da ação causada pelo erro. E novamente nos vemos em usabilidade...

Agora vocês entenderam que Wally de cara bonita precisa ser encontrado? O verdadeiro Wally é o quarteto monstruoso: TESTES, QUALIDADE E USABILIDADE E MOBILIDADE. Encontra-los no projeto e concilia-los com os requisitos é que buscamos....  Tudo isso junto é uma verdadeira luta de "robôs gigantes"...

Abraços e tudo de bom,

Leonardo Molinari