quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Congresso de Eng. de Software - Bom mas Já começa com Bug




Oi Pessoal,



interlúdio 1: não estou aqui para ficar criticando, mas tem coisas que estão ali, meio que obvias, não dá para deixar de apontar. Uma delas é nunca passar uma imagem ao cliente de que está sendo enganado. Poxa...



Uma ótima iniciativa foi colocada pela Ed. DevMedia, ao fazer uma conferência de Eng. de Software.
Parabens. Estão tentando realizar uma conferência de bom nível.

Mas como tudo na vida vemos coisas positivas e negativas. Vamos, na minha avaliação, o que observei:

-O design do site é bonito.
-O blog do José Papo está apoiando (veja link na lista de links do blog), sorteando assinaturas (na minha avaliação a revista deveria ser free, ganhar em cima da propaganda - recebi outro dia em casa uma assinatura FREE de uma revista ótima de testes, mas isso é assunto para outro post). Ótima jogada de marketing, mas pode não ser suficiente.
-O congresso tem muita palestra de desenvolvimento Agil e Scrum. Está na moda.
-Por outro lado o curriculum dos palestras (na maioria) tem mostrado que estão mais para teoria do que para a prática. Formular teorias, pesquisar, comprovar cientificamente faz parte (digo de cadeira como mestrando , isso mesmo, que sou). Mas montar um conferência tem de mostrar de a iniciativa tem um algo mais.
-Em termos de testes, podemos ser mais precisos: 4 palestras, onde serão dois palestrantes dando duas palestras cada. Um dos palestrantes mostra pelo curriculum que tem algo a mostrar, o outro, vamos ver o que poderá nos mostrar. O meu medo é certas palestras serem comerciais. Isso é um perigo... (não estou considerando na lista a palestra de "revisão de software").
-Tem uma palestrante, a Claudia Hazan, com duas palestras. Pelo histórico da Claudia, deve ser uma ótima palestra. Mas as palestras fogem do tema ela mais domina: métricas e estimativas. Por outro lado são palestras com enfoque mais de gestão de projetos. Vamos torcer.
-O evento carece de "grandes" estrelas na área de Engenharia de Software (digo em termos de mercado). Neste ponto o congresso da ALATS está dando show. Este tipo de profissional tras um diferencial enorme.
-A maioria das palestras tem foco do material trabalhado pela revista. Um congresso deve ter um algo mais. Mas repito: a iniciativa é positiva. Vamos ver se terá publico nestes tempos de crise.
-O PIOR: vejam na imagem abaixo a propaganda apontando 30 palestras. Trinta. Este número não é possível na grade atual. Seriam 12 no primeiro dia, e 15 no segundo dia. Totalizandp 27. Gente, 27 não é 30. E mais. Ainda tem 3 palestras nõa definidas. Hoje, de fato, temos 24 certas. Gente...isso pode ser considerado propaganda enganosa. Preocupante. É mesma coisa dizer que numa coisa de biscoite vem 10 biscoitos e depois de comer você descobre que são 8. PAREM TUDO: pode ter sido erro de digitação. Sim, mas mesmo assim, faltou um trabalho de capricho na revisão do texto (gente, com números não se deve brincar). Tipo de falha detectada que é básica. MAIS: se somarmos as horas: teremos 36 horas exatas (contanto 27 palestras, de 1h20min cada). Gente, 40 horas não são 36 horas... Não computo hora de coffee-break. Não faz sentido...



Vejam o link do congresso Aqui.

Espero que dê tudo certo no evento. Mas me preocupa. Não é questão revanchismo. Mas eles deveriam perceber este tipo informação não pode estar errada. O consumidor não pode ser enganado. E se foi um erro de digitação? Mesmo assim é um preocupante. Todo "mestre" (com titulo strictu sensu) sabe da importância da clareza do uso correto na lingua portuguesa. Eu posso eventualmente pecar aqui no Blog, por é um blog. Um blog é iteratividade. O erro faz parte. Até ajuda. Lá não: poxa, eles tem uma equipe para consertar esse tipo de problema.

O que aprendemos? Um consumidor (ou cliente) não pode ser enganado, mesmo por erro casual ou involuntário.

Na Qualidade admitir o erro e procurar encontrar onde se errou faz parte do processo de melhoria. Neste ponto a organização do congresso da ALATS está dando show (se tem problemas até agora não estou sabendo). É fato, e contra fatos fica dificil esconder os problemas. Sou um "empirista" por natureza e questionador nato.

Um abraço a todos,

Leonardo Molinari
================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Automação: depois do Badboy vejam o JBadboy


Pessoal,


chegou (mesmo atrasado), mas chegou! A versão opensource (limitada) do Badboy (ferramenta paga e free de automação de testes funcionais): JBadboy. É uma versão Java da mesma ferramenta que permite executar (não gravar) os scripts .XML do Badboy em modo silencioso, na qual os scripts não intergem com o Javascript ou com qualquer elemento da tela. A gravação básica do Badboy grava apenas os comandos http + imagem + etc que são chamados. O JBadboy executa o tipo de script que tem em seu conteúdo somente este tipo de gravação.

Esta versão do Badboy, o JBadboy roda "debaixo" do Firefox, atendento o pedido de muitas pessoas que já haviam reclamado do Badboy ficar "preso" ao Internet Explorer.

Na prática, pode ser considerado o "firefox player", mas o código é opensource e não deixa de ser um avanço positivo.

Vem no link Aqui.


Abraços,


Leonardo Molinari
==================================
http://diariodaqualidade.blogspot.com/
==================================